Hamilton justifica pedido de “mais respeito por Vettel” após críticas recentes: “Ele fez o mesmo por mim”

Lewis Hamilton ressaltou a relação “mais respeitosa em muitos anos” ao fazer menção ao seu trato com Sebastian Vettel e justificou porque saiu em defesa do seu grande rival nos últimos anos. O alemão vem sendo duramente criticado pela queda de performance recentemente

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }


 

Pela primeira vez na história, dois tetracampeões dividem as pistas nas corridas do Mundial de F1. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel travaram uma boa batalha pelo título na temporada passada e repetem o embate em 2018. O alemão levou a Ferrari à liderança do campeonato até sofrer o duríssimo revés em Hockenheim, quando perdeu o controle do seu carro e perdeu a chance de faturar uma vitória certa. Desde então, Hamilton virou o jogo e agora caminha a passos firmes rumo à conquista do penta, sonhado pelos dois.

 
A arrancada de Hamilton desde Hockenheim, emendando nada menos que seis vitórias nas últimas sete corridas, coincide com a queda de performance de Vettel, que viu o rival abrir nada menos que 67 pontos de diferença, tornando impossível qualquer pretensão real de lutar pelo título. Foi o que bastou para a apaixonada imprensa italiana disparar críticas a Seb.
 
Assim, Hamilton partiu em defesa de Vettel por meio das redes sociais e pediu “mais respeito” ao alemão. A atitude reflete o apreço de um pelo outro, ainda que, no meio do caminho, os dois tenham enfrentado suas rusgas, como a batida proposital de Seb na traseira da Mercedes de Hamilton no GP do Azerbaijão do ano passado.
Lewis Hamilton ressaltou o grande respeito que nutre por Sebastian Vettel. E que a relação é recíproca (Foto: AFP)

Nesta quinta-feira (18), em entrevista coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO no Circuito das Américas, Hamilton justificou sua atitude e ressaltou que, acima de tudo, é preciso que os pilotos lutem uns pelos outros.

 
“Acho que, se estivesse na mesma posição, ele provavelmente teria feito a mesma coisa”, salientou Hamilton. “Como pilotos, somos membros da GPDA e acho que nós todos precisamos nos unir”, declarou o tetracampeão.
 
Hamilton tem um retrospecto de grandes rivalidades na F1. Dentre as mais tensas, destaque para a primeira de todas, com Fernando Alonso — os dois travaram uma verdadeira guerra nos bastidores da McLaren em 2007 — e, mais recentemente, com Nico Rosberg na Mercedes. Com Vettel, no entanto, o britânico reforçou que a relação é completamente diferente.
 
“O respeito que temos um pelo outro é, provavelmente, o maior que houve em muitos anos, pelo menos nos anos em que estive na F1. Em última análise, como um tetracampeão mundial, este é o ano mais intenso que tivemos”, salientou.
 
Ao comentar sobre as críticas sofridas por Seb, Hamilton entende que tudo faz parte de um ambiente competitivo e com ampla cobertura da imprensa, como é a F1. Entretanto, o britânico lembrou que Vettel sempre o tratou e o defendeu com a mesma ênfase. Por isso, tratou de ser recíproco ao colega.
 
“Cada soluço é naturalmente amplificado, como em qualquer esporte de ponta. Mas houve muitas vezes em que estive na mira dos tiros, e Seb sempre foi muito respeitoso e me apoiou, então é preciso entender a pressão que é isso aqui. De modo que pensei apenas em fazer o mesmo”, complementou.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ o GP dos Estados Unidos de F1 neste fim de semana com a repórter Evelyn Guimarães.

E o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos para a corrida estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.