Hamilton lidera 18º GP consecutivo e quebra recorde histórico de tricampeão Stewart em Silverstone

Ao assumir a ponta do GP da Inglaterra deste domingo, o bicampeão do mundo conseguiu quebrar uma marca que já durava 45 anos. Até então, Jackie Stewart era o líder da estatística de mais GPs liderados de forma consecutiva, entre as corridas dos Estados Unidos em 1968 e da Bélgica, em 1970

Lewis Hamilton caminha a passos largos para ser um dos grandes da história da F1. No sábado, o bicampeão do mundo tornou-se o terceiro piloto com mais poles na categoria (46), batendo Sebastian Vettel e ficando só atrás dos lendários Michael Schumacher e Ayrton Senna. E neste domingo (5), depois de ganhar a liderança de Felipe Massa no GP da Inglaterra, o britânico alcançou outra grande marca. Agora, Lewis é o piloto que mais liderou corridas consecutivas em toda a F1: 18 vezes, quebrando um recorde que já durava 45 anos.

Até então, o detentor do recorde era Jackie Stewart, que liderou 17 GPs consecutivos entre as corridas dos Estados Unidos, em 1968, e da Bélgica, em 1970. Agora, Hamilton assume a liderança na estatística. Entre os GPs da Hungria do ano passado e o GP da Inglaterra deste domingo, já se vão 18 corridas liderando pelo menos uma volta.

Hamilton soma mais um recorde em sua laureada carreira na F1 (Foto: AP)

Dono do maior número de recordes de performance na F1 — títulos, vitórias e poles, por exemplo —, Michael Schumacher detém a terceira marca na estatística, com 15 GPs liderados de forma consecutiva, entre as corridas da Austrália, em 2004, e da Itália, no mesmo ano. Já o brasileiro melhor posicionado na tabela é Ayrton Senna, com 12 GPs em que liderou ao menos uma volta: entre o GP da Espanha de 1989 e o GP da Alemanha de 1990, sendo o sexto colocado na lista.

O GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e em TEMPO REAL o GP da Inglaterra, nona etapa do campeonato.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube