Hamilton lidera TL1 no México. Com pneus médios, Leclerc fica 0s1 atrás
O primeiro treino do fim de semana no Autódromo Hermanos Rodríguez alternou momentos de marasmo com outros bem movimentados. As três principais equipes da F1, Mercedes, Ferrari e Red Bull, chegaram a liderar a sessão. No fim das contas, o mais rápido da manhã foi Lewis Hamilton, com pneus macios. Mas Charles Leclerc se destacou com os compostos médios
O primeiro treino livre do fim de semana do GP do México começou bastante morno, mas teve seus momentos de animação nesta manhã de sexta-feira (25) no Autódromo Hermanos Rodríguez. É bem verdade que a sessão pegou no breu mesmo após 30 minutos, e daí em diante o que se viu foi um equilíbrio de forças entre as três melhores equipes do grid. Mercedes, Ferrari e Red Bull chegaram a liderar a tabela de tempos antes de Lewis Hamilton garantir o melhor tempo do TL1: 1min17s327.
Entretanto, o melhor tempo registrado pelo pentacampeão foi com pneus macios. Já o segundo colocado nesta manhã, Charles Leclerc, chamou a atenção por ter virado apenas 0s119 mais lento que Hamilton, só que com os compostos médios. E Max Verstappen, vencedor do GP do México nos dois últimos anos, completou a trinca deste primeiro treino livre na capital mexicana. Alexander Albon, companheiro de equipe de Max na Red Bull, foi o quarto, enquanto Valtteri Bottas, vencedor do GP do Japão, há quase duas semanas, competou o top-5.
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Sebastian Vettel cometeu seus erros aqui e ali, ficou longe da performance exibida por Leclerc e foi apenas o sexto. 'Melhor do resto' no Mundial de Pilotos, Carlos Sainz garantiu uma boa sétima posição, colocando a McLaren à frente das Toro Rosso de Pierre Gasly e Daniil Kvyat. Antonio Giovinazzi levou a Alfa Romeo à décima colocação, enquanto o ídolo local, Sergio Pérez, ficou em um decepcionante 17º lugar, atrás até mesmo de Lance Stroll.
O segundo treino livre do GP do México começa logo mais, às 16h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP do México
Por conta da chuva que deu as caras durante a noite e a madrugada, o primeiro treino livre do fim de semana começou com a pista ainda bem úmida em alguns trechos. Alguns pilotos fizeram uso dos pneus intermediários para completar as voltas de instalação, enquanto outros optaram pelos slicks. A novidade era a presença de Nicholas Latifi no lugar de Robert Kubica na Williams pela manhã. Com a saída já anunciada do polonês ao fim da temporada, o canadense desponta como principal candidato a ficar com a vaga em 2020.
Mas os primeiros minutos foram bem mornos e quase sem atividades. A transmissão oficial da F1 se esforçava em manter o ânimo do espectador e mostrava detalhes técnicos dos carros, como mudanças nas coberturas do motor dos carros da Ferrari e Mercedes, além de uma espécie de asa em T instalada na traseira da Red Bull.
Depois de longos minutos de um verdadeiro marasmo, o treino só 'pegou no breu' mesmo a partir de 24 minutos. Latifi, com 1min24s463, abriu a tabela de tempos, mas não demorou muito para dar a lógica e o canadense ser desbancado da liderança. Valtteri Bottas assumiu a ponta depois de reportar que a pista estava "escorregadia, porém seca".
Aí o treino finalmente ficou mais animado com a presença de vários carros na pista. Vettel chegou a assumir a ponta com a Ferrari, mas a Mercedes voltou a comandar a tabela. Primeiro com Bottas, novamente, e depois com Lewis Hamilton. Até que Max Verstappen, vencedor do GP do México nos dois últimos anos, marcou 1min19s035, com pneus macios, para tomar a liderança da sessão. O que não durou muito tempo, já que Lewis deu o troco ao virar 0s031 mais rápido que o holandês.
A manhã se mostrava bem equilibrada e com uma boa alternância de pilotos na ponta. Quem assumia a liderança, com 54 minutos para o fim, era a Ferrari de Charles Leclerc, que marcava 1min18s849. E ao mesmo tempo em que a sessão se desenrolava, alguns pilotos sofriam com a falta de aderência e escapavam, com a maior incidência de erros em dois setores: no fim da reta e antes da entrada do estádio Foro Sol.
O silêncio na pista voltou a reinar quando os pilotos voltaram para os boxes para entregar o jogo extra de pneus antes da retomada da sessão. Quando os carros deixaram os boxes, estavam cerca de 35 minutos para a bandeira quadriculada. Foi neste momento que Alexander Albon encaixou grande volta para ser o novo líder com 1min17s949 a bordo da Red Bull.
Com menos de meia hora para o fim, Lance Stroll escapou na saída do estádio e acertou a barreira de proteção. O canadense conseguiu acelerar e voltar para os boxes, mas a direção de prova acionou a bandeira vermelha.
A bandeira verde voltou a ser acionada quando restavam 20 minutos para o fim. A saída do pit-lane foi tomada por vários carros, que buscavam aproveitar ao máximo o tempo restante de pista nesta manhã. Kimi Räikkönen e Carlos Sainz, por exemplo, logo encaixaram voltas rápidas e pularam para o grupo dos primeiros colocados.
Quem também melhorou bem seu tempo foi Hamilton, que superou Albon em 0s6 e retomou a liderança com 1min17s327 com pneus macios. Nesse tempo, Vettel enfrentava tráfego pesado e por muito pouco não acertou a traseira do carro de Verstappen. Seb ficou longe de superar Hamilton, mas o holandês fez uma volta muito boa para se colocar em segundo, mostrando a boa performance da Red Bull. Max ficou 0s145 do tempo do pentacampeão.
O segundo lugar de Verstappen durou apenas alguns segundos. Isso porque Leclerc também fez um bom tempo e desbancou a Red Bull com pneus médios. O piloto da Ferrari virou apenas 0s119 mais lento que a marca de Hamilton, que também cravou seu melhor tempo com os macios, fechando assim a manhã de trabalhos de pista da F1 no México.
F1 2019, GP do México, Hermanos Rodríguez, treino livre 1:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:17.327 | 25 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:17.446 | +0.119 | 23 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:17.461 | +0.134 | 17 |
4 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:17.919 | +0.592 | 21 |
5 | V BOTTAS | Mercedes | 1:18.005 | +0.678 | 25 |
6 | S VETTEL | Ferrari | 1:18.218 | +0.891 | 20 |
7 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:18.401 | +1.074 | 21 |
8 | P GASLY | Toro Rosso Honda | 1:18.593 | +1.266 | 23 |
9 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:18.835 | +1.508 | 27 |
10 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.959 | +1.632 | 22 |
11 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:19.011 | +1.684 | 22 |
12 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:19.013 | +1.686 | 22 |
13 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:19.205 | +1.878 | 22 |
14 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:19.299 | +1.972 | 23 |
15 | D RICCIARDO | Renault | 1:19.499 | +2.172 | 23 |
16 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:19.679 | +2.352 | 21 |
17 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:19.717 | +2.390 | 23 |
18 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:19.850 | +2.523 | 22 |
19 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:20.548 | +3.221 | 26 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:21.566 | +4.239 | 30 |
Tempo 107% | 1:22.740 | +5.413 | |||
REC | D RICCIARDO | Red Bull TAG Heuer | 1:14.759 | 27/10/2019 | |
MV | V BOTTAS | Mercedes | 1:18.741 | 28/10/2019 |
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