Hamilton reage e deixa Rosberg na segunda posição no TL2 em Hockenheim. Massa fica em sexto

Após ficar atrás do companheiro Nico Rosberg no primeiro treino do dia, Lewis Hamilton marca primeiro tempo e mostra que Mercedes ainda voa mesmo sem suspensão interligada. Dia deu a impressão de que fim de semana pode ser bem interessante

Na segunda parte da sexta (18), foi a vez de Lewis Hamilton sair por cima. O 1min18s341 garantiu ao britânico a dianteira no TL2 após Nico Rosberg ter ficado com a liderança mais cedo, no primeiro treino. O alemão ficou com o segundo posto, mostrando que, pelo menos até agora, com suspensão interligada ou sem suspensão interligada, segue dando as cartas na F1.
 
Bem próximo aos dois líderes do campeonato, Daniel Ricciardo anotou um ótimo 1min18s443 e a terceira colocação com uma distância animadora para as flechas de prata. Quem seguiu, na quarta colocação, foi Kimi Räikkönen. Talvez seja a hora da zica do finlandês partir e deixá-lo fazer pelo menos uma boa corrida sem problemas mais sérios.
Lewis Hamilton responde e fica com a primeira colocação do TL2 (Foto: Getty Images)
Kevin Magnussen posicionou a McLaren no quinto posto ao lado da Williams de Felipe Massa, fazendo com que carros de cinco equipes diferentes ocupassem as seis primeiras colocações. Equilíbrio total, Mercedes à parte. Se for essa a dinâmica do final de semana, pode ser bem interessante.
 
Então, Jenson Button fez da McLaren a primeira equipe não-líder do campeonato a colocar dois carros na classificação, logo seguido por Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Valtteri Bottas. 

O TL3 acontece a partir das 6h (de Brasília) do sábado, com a classificação começando às 9h.

Confira como foi o segundo treino livre em Hockenheim nesta sexta-feira:
 
O termômetro registrava 32°C quando os carros foram à pista para o segundo treino livre desta tarde de sexta-feira (18) em Hockenheim. No asfalto, a temperatura beirava os 56. Apesar do calor, os pilotos completaram rapidamente as voltas de instalação e partiram logo para os giros cronometrados. Ainda usando os pneus macios, Kevin Magnussen foi o primeiro a virar uma marca mais próxima da realidade: 1min20s889.
 
Mas não ficou por muito tempo na liderança. Logo Kimi Räikkönen apareceu com 1min20s263 e roubou a primeira colocação, trazendo consigo o novato Daniil Kvyat. Valtteri Bottas, que não andou pela manhã, também surgiu forte em terceiro, a pouco mais de 0s6 do finlandês.
 
Magnussen, Jenson Button, Nico Hülkenberg, Pastor Maldonado, Jean-Éric Vergne, Adrian Sutil e Sergio Pérez formavam o grupo dos dez primeiros.
 
Não demorou nada, e lá veio a primeira Mercedes. Nico Rosberg fez o que se espera dele e foi para primeiro com 1min19s424, o primeiro a ultrapassar a marca de 1min20s neste segundo treino.
 
Lewis Hamilton não deixou barato e se colocou em segundo, também virando em 1min19s757. Já Felipe Massa precisou de apenas quatro voltas para se fixar em terceiro: 1min20s166.
 
Nesse meio tempo, Fernando Alonso se queixava pelo rádio. O espanhol saía dos boxes, quando a F14T apresentou uma falha. Ao bicampeão só restou retornar à garagem do time em Hockenheim.
Fernando Alonso reclamão (Foto: Getty Images)
E o primeiro movimento após o cronômetro baixar de uma hora foi o desespero de Kobayashi, que levou o carro para a área de escape em meio a um monte de fumaça preta – e como o ditado: onde há fumaça, há fogo. O japonês reclamava dos freios no rádio, mas não ficou no carro para maiores estudos. Assim que a Caterham #10 parou, Kobayashi levantou e saiu correndo com o volante na mão. E aí talvez a cena do dia, com o piloto mostrando para onde os fiscais de pista deveriam apontar seus extintores. Era fumaça que saía bem da região onde se posiciona as costas do piloto, dentre outros lugares. Obviamente, fim de treino para ele. 
 
Então, o calor fez com que a Sauber pedisse a Sutil que esfriasse 20°C em cada um de seus quatro pneus. Seria mais honesto pedir para voltar aos boxes de uma vez.
 
Ricciardo fez uma graça, mostrou que não está assim tão longe das Mercedes, e marcou o primeiro tempo: 1min18s443. Claro que em questão de três minutos as flechas prateadas voltaram ao topo – com Hamilton anotando 1min18s341 -, mas foi nada, nadica, serviu como aviso de que o australiano está nas cercanias.
 
Os pilotos passaram, então, para a realização de simulações de corrida. A partir daí, nada mais mudaria nas primeiras posições. A mudança mais significativa seria de Kvyat, indo para a 12ª colocação, com 1min19s452.
 
Se não tinha mais Kobayashi, pelo menos a Caterham conseguiu devolver Marcus Ericsson aos trilhos. O sueco estava fora com problemas na pressão de óleo.
Daniil Kvyat foi o último a galgar posições (Foto: Getty Images)
Pausa para a hora de Pastor Maldonado sacudir. Tremeu, pisou na brita. Pronto, apenas protocolo.
 
Meia hora final entrou com um top-10 formado por cinco duplas: Mercedes, Red Bull, Ferrari, McLaren e Williams. Nada de Force India, como tem sido a tônica dos treinos livres.
 
As longas retas somadas ao calor senegalesco de Hockenheim vitimaram mais um freio: o de Kimi Räikkönen, com a Ferrari pedindo para que ele aliviasse e os esfriasse. E em seguida, com Rosberg, que encostou nos boxes e o freio começou a encher de fumaça ao ponto que simplesmente não dava para a Mercedes trocar os pneus. 

A sexta serviu para a Mercedes dar o recado que a falta das suspensões interligadas não farão toda essa diferença no desempenho da equipe alemã, para decepção de Red Bull, Ferrari e equipes mais próximas.

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F1, GP da Alemanha, Hockenheim, treino livre 2:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:18.341   38
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:18.365 +0.024 39
3 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT   1:18.443 +0.102 35
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:18.887 +0.546 38
5 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES   1:19.960 +1.619 40
6 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:19.024 +0.683 36
7 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES   1:19.221 +0.880 40
8 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT   1:19.248 +0.907 35
9 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:19.329 +0.988 32
10 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:19.385 +1.044 34
11 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI   1:19.417 +1.076 41
12 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT   1:19.452 +1.111 27
13 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:19.581 +1.240 28
14 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:19.593 +1.252 32
15 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT   1:19.760 +1.419 32
16 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT   1:20.158 +1.817 35
17 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT   1:20.358 +2.017 35
18 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI   1:20.504 +2.163 40
19 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI   1:21.328 +2.987 31
20 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT   1:21.870 +3.529 21
21 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI   1:21.898 +3.557 28
22 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT   1:23.728 +5.387 12
    TEMPO 107% Q1     1:32.837 +14.496  
                 
RECORDE MICHAEL SCHUMACHER ESP FERRARI F2004   1:14.439 23/04/2004  
MELHOR VOLTA SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB7   1:13.556 28/05/2001  

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