Hamilton se despede do ‘modo festa’ com pole na Espanha. E nem chassi novo salva Vettel
Lewis Hamilton conquistou a pole-position do GP da Espanha com 0s059 de vantagem para Valtteri Bottas. Max Verstappen vai largar em terceiro, seguido por Sergio Pérez e Lance Stroll. Sebastian Vettel foi novamente eliminado no Q2
Lewis Hamilton conquistou a pole-position do GP da Espanha. Na tarde deste sábado (15), o piloto da Mercedes dominou o treino classificatório e, na fase final, anotou 1min15s584 e foi 0s059 mais rápido que seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, na despedida do ‘modo festa’ do motor Mercedes, que não vai mais poder ser usado a partir do GP da Bélgica. Foi a pole 92 da carreira de Hamilton na F1.
Por sua vez, Sebastian Vettel foi novamente eliminado no Q2, mesmo com chassi novo, amargando novo capítulo do seu calvário com a Ferrari. Fora da fase final da sessão por apenas 0s002, o tetracampeão vai largar em 11º lugar neste domingo.
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Max Verstappen conquistou um esperado terceiro lugar no grid, mas o vencedor do GP dos 70 Anos da F1 ficou a 0s708 do tempo de Hamilton. A Racing Point, bastante discreta, melhorou na tarde deste sábado com Sergio Pérez na quarta posição do grid, enquanto Lance Stroll fecha o top-5. Alexander Albon, companheiro de Verstappen na Red Bull, marcou o sexto tempo, seguido pelas McLaren de Carlos Sainz, dono da casa, e Lando Norris. Charles Leclerc, da Ferrari, foi apenas o nono, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi bem e se colocou em décimo lugar.
O GP da Espanha de F1 tem largada marcada para domingo a partir de 10h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o treino classificatório do GP da Espanha de F1
Q1: Räikkönen vai ao Q2 pela primeira vez no ano; Grosjean e Russell são eliminados
Com quase 50ºC no asfalto, 29ºC de temperatura ambiente e muito sol, a Fórmula 1 partiu para definir o grid de largada em Barcelona.
Nicholas Latifi e George Russell, da Williams, abriram a tabela de tempos. Logo em seguida, quase no mesmo momento, Max Verstappen, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton fizeram suas primeiras voltas rápidas. Resultado: 1min17s037 para o hexacampeão, 0s376 mais rápido que Bottas, que teve vantagem de somente 0s002 para o piloto da Red Bull.
Foi então que a Racing Point, então discreta nos treinos livres, marcou presença no TL1 com Sergio Pérez subindo para segundo com volta somente 0s080 mais lenta na comparação com Hamilton, enquanto Lance Stroll aparecia em terceiro. Verstappen, a caminho dos boxes, queixava-se do carro “um tanto estranho”.
Perto do fim do Q1, a direção de prova anunciava que um incidente entre Kevin Magnussen e Daniil Kvyat vai ser investigado depois da classificação. O dinamarquês vai voltar, assim, à mesa dos comissários na Espanha horas depois do incidente envolvendo Esteban Ocon no treino livre 3. Neste caso, nenhum dos pilotos foi punido.
Na rodada final de voltas, Hamilton melhorou ainda mais para registrar 1min16s872. Pérez se manteve em segundo, enquanto Verstappen superou Bottas. Kimi Räikkönen fez uma volta bastante boa para os padrões da Alfa Romeo e conseguiu avançar ao Q2 pela primeira vez no ano. Já Romain Grosjean, grande destaque da sexta-feira, foi eliminado ao lado de Magnussen, Russell, Latifi e Antonio Giovinazzi, o último.
Para o inglês da Williams, é o fim de uma série de quatro etapas no segundo segmento da classificação.
Q2: Vettel é eliminado por apenas 0s002
Bottas e Hamilton puxaram a fila e aproveitaram a pista livre para o início da segunda parte do treino. O finlandês marcou 1min16s152, mas foi superado pelo hexacampeão na sequência com 1min16s013. Lewis se mostrava ligeiramente mais forte que o companheiro de equipe na classificação.
Verstappen aparecia em terceiro com desvantagem de 0s505 para Hamilton. O holandês, assim como Lewis e Bottas, fez a melhor volta com os pneus macios. Daí para trás, na luta pelo quarto lugar, Carlos Sainz era o quarto com a McLaren, seguido pela Ferrari de Leclerc e as Racing Point de Pérez e Stroll. Vettel, em 11º, era o primeiro dentre os pilotos na zona de eliminação.
Houve tempo para as tentativas finais no Q2. Stroll fez ótima volta e subiu para quarto, enquanto Gasly, mantendo a boa fase em classificações, colocou a AlphaTauri em quinto, deixando Albon apenas em nono lugar. Sainz caiu para sexto, mas ficou à frente da Ferrari de Leclerc. Norris foi o décimo e último dentre os classificados para o Q3.
Kvyat chegou a fazer uma volta que o colocou momentaneamente em décimo. Em seguida, porém, foi batido por Vettel. Mas foi aí que Gasly acelerou para encaixar a volta que não somente o colocou no Q3, mas que representou a eliminação de Kvyat, seu companheiro de equipe, e principalmente de Vettel, fora de novo da fase final de classificação mesmo contando com um novo chassi.
O alemão foi eliminado por apenas 0s002, o tempo que o separou da marca de Norris. Do nono colocado, Albon, para Vettel, P11, a diferença foi de somente 0s005. Também foram eliminados Daniel Ricciardo, Räikkönen e Esteban Ocon, que foi superado pela Alfa Romeo do finlandês na bandeira quadriculada.
Q3: Batalha pela pole se resume (de novo) à Mercedes
Salvo alguma surpresa de última hora, a luta pela posição de honra na Catalunha era restrita a Hamilton e Bottas.
A Racing Point se mostrou bastante forte, muito mais do que nos treinos livres, e Pérez chegou a se colocar na dianteira antes das voltas rápidas da Mercedes. Bottas marcou a pole provisória com 1min15s643.
Mas foi bem provisória mesmo porque Hamilton respondeu na mesma moeda ao marcar 1min15s584, sendo 0s059 mais rápido que o finlandês. Em seguida, Verstappen subiu para terceiro, mas com um abismo de 0s7 que o separava de Lewis, cada vez mais perto da pole.
Na saída para sua última volta rápida, Leclerc reclamou de um “comportamento estranho no motor”.
Bottas abriu sua última volta rápida melhor que Hamilton. O finlandês chegou a fazer a melhor parcial no segundo setor da pista, mas perdeu tempo na parte final da pista, ficando sequer sem evoluir a volta. Lewis também não melhorou, mas confirmou a pole em razão do tempo ruim feito pelo finlandês.
Verstappen confirmou a terceira colocação do grid, mas distante 0s708 do tempo aferido por Hamilton. O holandês, assim como aconteceu em Silverstone na semana passada, vai abrir a corrida tendo ao seu lado um carro da Racing Point. No caso, o de Sergio Pérez, que volta a acelerar depois de duas semanas ausente por ter sido infectado pelo Covid-19.
Fórmula 1 2020, GP da Espanha, Barcelona, Grid de Largada:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:15.584 | ||
2 | V BOTTAS | Mercedes | 1:15.643 | +0.059 | |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:16.292 | +0.708 | |
4 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:16.568 | +0.984 | |
5 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:16.589 | +1.005 | |
6 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:17.029 | +1.445 | |
7 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:17.044 | +1.460 | |
8 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:17.084 | +1.500 | |
9 | C LECLERC | Ferrari | 1:17.087 | +1.503 | |
10 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:17.136 | +1.552 | |
11 | S VETTEL | Ferrari | 1:17.168 | +1.584 | |
12 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:17.192 | +1.608 | |
13 | D RICCIARDO | Renault | 1:17.198 | +1.614 | |
14 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:17.386 | +1.802 | |
15 | E OCON | Renault | 1:17.567 | +1.983 | |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:17.908 | +2.324 | |
17 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:18.089 | +2.505 | |
18 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:18.099 | +2.515 | |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:18.532 | +2.948 | |
20 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.697 | +3.113 | |
Tempo 107% | 1:20.875 | +5.291 |