Hamilton se impõe, supera Räikkönen e vence GP da Itália. Após rodada, Vettel termina em quarto

Lewis Hamilton foi preciso e frio em Monza para superar a força da Ferrari no GP da Itália. Como prêmio, o inglês conquistou uma vitória importantíssima para a disputa do título, especialmente porque seu rival direto pelo título terminou a corrida apenas quarto. Um bravo Kimi Räikkönen e um insolente Valtteri Bottas completaram o pódio

Lewis Hamilton foi impecável e inteligente. Em mais uma atuação de gala e sem erros, o inglês da Mercedes lançou mão de uma postura fria para fazer duas belas ultrapassagens nos carros da Ferrari e foi premiado com uma importante vitória para suas ambições de se tornar pentacampeão em 2018. O britânico não só venceu na casa da rival, como também arrebatou o sexto triunfo da temporada e o 68º da carreira na F1. O resultado agora o coloca ainda mais líder do campeonato. São 30 pontos de vantagem para Sebastian Vettel.

O tetracampeão da Ferrari acabou a corrida apenas em quarto. Vettel se envolveu em um toque com Hamilton ainda na primeira volta, que o forçou a um pit-stop precoce e a uma dura corrida de recuperação. Alheio à disputa entre os dois postulantes ao título na passagem inicial, Räikkönen comandou boa parte da prova, mas acabou derrotado pelo #44, que fez uma bela manobra para assumir a liderança. Há de se destacar a valentia do nórdico, que ofereceu uma forte resistência. 
 
O pódio ainda foi completado por Valtteri Bottas. O #77 não teve um bom início de prova, mas desempenhou bem seu cargo de escudeiro e ainda protagonizou uma intensa briga com Max Verstappen, que errou e se viu punido. A zona de pontos ainda teve Romain Grosjean, Esteban Ocon, Sergio Pérez, Carlos Sainz e Lance Stroll.

A F1 volta à pista em Singapura, entre os dias 14, 15 e 16 de setembro. 

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

Confira como foi o GP da Itália de F1

Quando as luzes se apagaram na reta principal do histórico circuito de Monza, o pole Kimi Räikkönen saltou bem da pole, trazendo junto Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Mais atrás, Valtteri Bottas saiu mal e perdeu posição para Max Verstappen. Já Esteban Ocon largou bem, enquanto Kevin Magnussen se viu espremido pelo pelotão e acabou tendo de cruzar a chicane – o dinamarquês ainda se envolveu em um toque com Sergio Pérez na sequência. Aí houve a primeira confusão: na parte de trás do grid, Brendon Hartley foi atingindo por Marcus Ericsson ainda na reta e acabou com a suspensão quebrada, espalhando detritos pela pista. E abandonando a prova. 
 
Ainda na volta inicial, Vettel e Hamilton começaram a disputar a segunda posição após a chicane. O inglês tirou para ultrapassar o alemão na curva 4, mas o ferrarista quis anular a manobra, batendo na lateral da Mercedes. Como consequência, Seb rodou e quebrou a asa dianteira – e aí não teve jeito a não ser voltar aos boxes para a troca da peça e também dos pneus, já saindo com os compostos macios. Ericsson também visitou os pits.
A largada do GP da Itália (Foto: AFP)

Enquanto isso, a direção de prova precisou acionar os safety-car para a limpeza da pista. A bandeira amarela durou até o quarto giro. E na relargada, Hamilton colou em Kimi e passou o finlandês na reta principal, mas o ferrarista devolveu a ultrapassagem logo a seguir. Aí os dois começaram a trocar voltas mais rápidas. 

 
Mais atrás, Vettel, que reiniciou a corrida da penúltima colocação após o incidente com o rival britânico, começou a se recuperar, ultrapassando com facilidade Magnussen, Ericsson, Vandoorne, Hülkenberg, Ricciardo e Gasly. O australiano da Red Bull, que saíra lá de trás, também tentava ganhar posições. A briga maior do #3 acabou sendo com Gasly – até toque houve entre os dois. 
 
Com os ânimos mais calmos depois das dez primeiras voltas, Räikkönen seguia no comando, mas tendo um Hamilton sempre na cola. A diferença entre eles ora superava o 1s, ora reduzia para o uso do DRS. Verstappen vinha 5s8 mais distante, enquanto Bottas tentava se aproximar do holandês da Red Bull. Grosjean, Sainz, Ocon, Stroll, Pérez e Sirotkin completavam os dez primeiros. Vettel ainda vinha em 11º, buscando o russo da Williams. Ao mesmo tempo, Alonso já deixava a corrida, “como o mesmo problema de sempre”. 
Enquanto Hamilton seguia em uma perseguição a Räikkönen, Verstappen tentava se proteger dos ataques de Bottas, que teimava em se aproximar do holandês da Red Bull. E foi neste momento, na volta 20, que a Ferrari decidiu chamar o líder para a troca de pneus. A Mercedes chegou a ensaiar um pit-stop também, mas foi apenas um blefe.
 
Räikkönen parou e voltou com os pneus macios na quarta colocação. Já o tetracampeão inglês seguiu na pista e virando giros muito velozes. E Vettel já surgia em quinto, depois de superar Ocon.

Com 25 giros, Ricciardo apareceu lento pelo traçado e acabou abandonando a corrida uma vez mais. Duas passagens mais tarde, a equipe austríaca chamou Verstappen para os pit-lane. 

Sebastian Vettel tentava se recuperar na corrida (Foto: AFP)
Aí começou um jogo de estratégia da Mercedes. Hamilton já não conseguia mais andar tão veloz, e a equipe insistia em mantê-lo na pista. Isso foi até a volta 28. O inglês também calçou os pneus macios e voltou atrás de Bottas e Räikkönen, 4s5 atrás. Aí a Ferrari também precisou fazer um segundo pit-stop com Vettel – o alemão voltou em décimo, mas usando os pneus supermacios. 
 
O que aconteceu depois foi o seguinte: Bottas se colocou no posto de escudeiro e começou a segurar Räikkönen. Mais atrás e andando mais rápido que os dois ponteiros, Hamilton pode colar no carro vermelho.  A diferença entre os dois companheiros de equipes era de pouco mais de 1s.
 
Apesar da 'ajuda' de Bottas, Hamilton não conseguiu a ultrapassagem em Räikkönen. Então, a Mercedes não teve alternativa a não ser chamar o finlandês aos pits. Valtteri parou na volta 36, retornando com os macios também, na quarta posição. Verstappen, assim, retomava o terceiro posto. Bottas, Ocon, Vettel, Pérez, Sainz, Grosjean e Sirotkin completavam a zona de pontos. 

Com dez voltas para o fim, o tetracampeão da Mercedes chegou definitivamente no rival finlandês e não deu chances. Com uma ultrapassagem tão precisa quanto bela, o inglês tomou a ponta da corrida para não deixá-la mais. Räikkönen ficou mesmo em segundo. Aí nos instantes derradeiros, a prova italiana ainda acompanhou uma briga forte entre Verstappen e Bottas. Mas o jovem holandês acabou exagerando e cortando a chicance, o que lhe rendeu 5s de punição. Assim, o #33 perdeu a chance de pódio. 

Junto com Hamilton, então, Räikkönen e Bottas. Vettel ainda terminou em quarto, cruzando a linha de chegada próximo à disputa entre a Red Bull e a Mercedes. Grosejan, Ocon, Pérez, Sainz e Stroll ainda completaram a zona de pontuação. 


A F1 volta daqui a duas semanas com o GP de Singapura. 
 

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F1 2018, GP da Itália, Monza, corrida:

1 L HAMILTON Mercedes 53 voltas  
2 K RÄIKKÖNEN Ferrari +8.705  
3 V BOTTAS Mercedes +14.501  
4 S VETTEL Ferrari +16.669  
5 M VERSTAPPEN Red Bull Tag Heuer +18.569  
6 R GROSJEAN Haas Ferrari +57.952  
7 E OCON Force India Mercedes +58.831  
8 S PÉREZ Force India Mercedes +59.781  
9 C SAINZ JR Renault +1:19.026  
10 L STROLL Williams Mercedes +1 volta  
11 S SIROTKIN Williams Mercedes +1 volta  
12 C LECLERC Sauber Ferrari +1 volta  
13 S VANDOORNE McLaren Renault +1 volta  
14 N HÜLKENBERG Renault +1 volta  
15 P GASLY Toro Rosso Honda +1 volta  
16 M ERICSSON Sauber Ferrari +1 volta  
17 K MAGNUSSEN Haas Ferrari +1 volta  
18 D RICCIARDO Red Bull Tag Heuer +29 voltas NC
19 F ALONSO McLaren Renault +43 voltas NC
20 B HARTLEY Toro Rosso Honda +53 voltas NC
         
         
REC K RÄIKKÖNEN Ferrari 1:19.119 20/07/2018  
MV R BARRICHELLO Ferrari 1:21.046 25/07/2014  

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