Hamilton sobra, bate recorde da pista de Suzuka e passa a ter pole em todos os circuitos da F1
Com direito a novo recorde, Lewis Hamilton confirmou o melhor ritmo da Mercedes em Suzuka e conquistou mais uma importante pole-position. O inglês voou neste sábado (7) para garantir, pela décima vez na temporada 2017, o direito de largar da posição de honra do grid. Sebastian Vettel vai completar a primeira fila, enquanto Felipe Massa parte da oitava colocação
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Pela décima vez em 2017, a posição de honra do grid da F1 será ocupada pelo Mercedes #44 de Lewis Hamilton. O líder do campeonato foi velocíssimo durante a classificação deste sábado (7) em Suzuka e cravou a 71ª pole da carreira, agora para o GP do Japão. E a performance do tricampeão ainda o ajudou a acrescentar mais uma marca em seu já bem-sucedido currículo: Hamilton já havia saído na ponta em todas as pistas que atualmente recebem o Mundial, com exceção da icônica Suzuka. Agora não mais. E com direito a recorde.
E Hamilton sobrou na pista nipônico. Na fase final da classificação, o inglês baixou suas marcas duas vezes e ficou com a pole ao passar em 1min27s319. A marca foi 0s332 mais rápida que a de Valtteri Bottas, em teoria o segundo colocado do grid. Porém, como a Mercedes precisou trocar a caixa de câmbio do carro, o #77 vai cair cinco posições no grid. E sai em sétimo.
Dessa forma, quem larga neste domingo ao lado do tricampeão é o rival direito pelo título, Sebastian Vettel. O alemão, na verdade, não conseguiu andar na cola do inglês, ficou a quase meio segundo, mas terá a vantagem de sair na primeira fila.
Logo atrás dos protagonistas, está a Red Bull, com Daniel Ricciardo à frente de Max Verstappen – ambos ficaram 1s atrás de Hamilton. Kimi Räikkönen ficou com o sexto melhor tempo, mas também foi punido e parte em 11º amanhã. Esteban Ocon, Sergio Pérez, Felipe Massa e Fernando Alonso completaram o top-10. Mas suas posições de largada serão outras: Ocon, Pérez e Massa saem, respectivamente, do quinto, sexto e oitavo lugares do grid.
O GP do Japão tem largada às 2h (de Brasília), com transmissão da TV Globo.
Confira como foi a classificação do GP do Japão de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Antes mesmo do início da classificação da F1 em Suzuka já se sabia que alterações nas posições de vários pilotos seriam necessárias, isso porque muita gente precisou trocar peças de motor e caixa de câmbio antes da definição do grid. E esse foi o caso de Carlos Sainz (20 posições por mudança de motor), Fernando Alonso (35 também pela troca da unidade de potência), Jolyon Palmer (20 lugares por novos elementos do motor), Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen (cinco cada), ambos pela alteração da caixa de câmbio.
Interessante perceber que somente o tricampeão da Mercedes e o alemão da Ferrari optaram pelos macios. Todo o resto do grid preferiu os supermacios neste Q1.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Aí, quando restavam pouco mais de 1min para o fim da fase inicial, Grosjean saiu à pista para uma última tentativa de volta rápida, mas acabou perdendo o carro entre as curvas 5 e 6 e foi parar na barreira de pneus, provocando um estrago grande na Haas. A direção de prova, então, não teve alternativa a não ser chamar a bandeira vermelha, que acabou por encerrar antecipadamente o Q1.
Mercedes, Ferrari e McLaren em tática de corrida
Hamilton implacável
A fase final da classificação começou com Hamilton já na pista. O inglês foi seguido pelo companheiro Bottas, os carros da Red Bull e da Ferrari. De cara, Lewis cravou 1min27s345 e deixou claro que ninguém tiraria a pole dele neste sábado. Valtteri já se colocou em segundo, à frente dos ferraristas. Aí vieram as segundas tentativas de giros cronometrados. E o tricampeão se mostrou implacável, virando 1min27s319 para selar a pole, a décima de 2017 e a 71ª da carreira.
A largada do GP do Japão acontece às 2h (de Brasíli) neste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da F1 no Japão AO VIVO e em TEMPO REAL, com livetiming e gráfico interativo.
F1 2017, GP do Japão, Suzuka, treino classificatório, final:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:27.319 | 18 | |||
2 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:27.791 | +0.472 | 19 | ||
3 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:28.306 | +0.987 | 13 | ||
4 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:28.332 | +1.013 | 12 | ||
5 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:29.111 | +1.792 | 16 | ||
6 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | P +5 | 1:27.651 | +0.332 | 17 | |
7 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:29.260 | +1.941 | 17 | ||
8 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:29.480 | +2.161 | 16 | ||
9 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:29.778 | +2.459 | 11 | ||
10 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | P +5 | 1:28.498 | +1.179 | 15 | |
11 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:29.879 | +2.560 | 10 | ||
12 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:29.972 | +2.653 | 11 | ||
13 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:30.849 | +3.530 | 5 | ||
14 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Renault | 1:31.317 | +3.998 | 7 | ||
15 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:31.409 | +4.090 | 6 | ||
16 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:31.597 | +4.278 | 7 | ||
17 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:31.885 | +4.566 | 7 | ||
18 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | P +20 | 1:30.022 | +2.703 | 10 | |
19 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | P +20 | 1:30.413 | +3.094 | 11 | |
20 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | P +35 | 1:30.687 | +3.368 | 13 | |
Tempo 107% | 1:33.431 | +6.112 | |||||||
Recorde | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:27.319 | 07/10/2017 | ||||
Melhor volta | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | McLaren Mercedes | 1:31.540 | 09/10/2005 |
MESMO COM RESULTADO RUIM, VETTEL GANHA FORÇA NA MALÁSIA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }