Hamilton sobra e completa na frente treino livre 2 do GP da Espanha. Grosjean fecha top-5
A Mercedes fechou a sexta-feira em Barcelona com novo 1-2, desta vez só com a ordem invertida: Lewis Hamilton foi o mais rápido da tarde, embora Valtteri Bottas tenha marcado o melhor tempo do dia. Destaque para Romain Grosjean, que foi novamente bem na Catalunha e terminou a sessão em quinto
A Mercedes dominou os trabalhos desta sexta-feira (14) em Barcelona. A performance soberana da manhã foi repetida no período da tarde para o treino livre 2 do GP da Espanha de Fórmula 1. A única diferença para a primeira sessão foi na ordem. Desta vez, Lewis Hamilton foi 0s287 mais rápido que Valtteri Bottas e fechou na frente a derradeira atividade de pista do dia ao anotar 1min16s883. No entanto, foi o finlandês que, ao registrar 1min16s785 pela manhã, terminou a sexta-feira como o mais rápido no circuito catalão.
O que serve de alento para a Mercedes é que os pneus, mesmo os mais macios, não apresentaram o mesmo grande desgaste que foi decisivo nos dois finais de semana em Silverstone. Entretanto, os compostos duros mostraram grande falta de aderência, situação reportada por Bottas e George Russell, por exemplo. Para a jornada em Barcelona, a Pirelli reservou sua gama mais dura de pneus com os C1, C2 e C3.
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Tal qual pela manhã, Max Verstappen foi o terceiro mais rápido. O holandês colocou a Red Bull 0s821 atrás da Mercedes de Hamilton. Em contrapartida, Alexander Albon foi 0s7 mais lento que o companheiro de equipe e terminou a sessão só em 13º. Daniel Ricciardo, com a Renault, foi o quarto mais rápido da tarde. E destaque novamente para Romain Grosjean. O franco-suíço da Haas já havia andado muito bem pela manhã, período em que marcou o sexto tempo. No período vespertino, Grosjean foi ainda melhor e completou a sessão em quinto, sendo 0s014 mais rápido que a Ferrari de Charles Leclerc.
Carlos Sainz, com a McLaren, foi o sétimo, fechando à frente da Racing Point de Sergio Pérez, que registrou a maior velocidade final da tarde com 342 km/h no fim da reta dos boxes. A equipe de Silverstone foi bastante discreta nesta sexta-feira, com Lance Stroll fechando só em 11º. Esteban Ocon, com a outra Renault, completou em nono, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o décimo. Sebastian Vettel desta vez foi quase 0s3 mais lento que Leclerc e terminou os trabalhos do dia em 12º.
A Fórmula 1 volta a acelerar na manhã deste sábado com o treino livre 3 a partir de 7h (de Brasília), e com a sessão classificatória, marcada para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP da Espanha de F1
O treino livre da tarde desta sexta-feira foi bastante quente, sobretudo na pista. Com 42ºC no asfalto e 30ºC de temperatura ambiente, os pilotos logo deixaram os boxes para mais 90 minutos de sessão. Na Williams, George Russell reassumiu o cockpit depois de ver o reserva Roy Nissany pilotar no período da manhã.
Charles Leclerc chegou a colocar a Ferrari por alguns segundos na liderança, mas a Mercedes tratou de mostrar quem é que manda na Fórmula 1. Lewis Hamilton cravou 1min17s970 com pneus médios e avançou para a liderança da sessão da tarde, sendo 1s080 mais rápido que o monegasco. No minuto seguinte, Valtteri Bottas completou a dobradinha da equipe de Brackley, mas com compostos duros para o finlandês.
Quem conseguiu encaixar boa volta também foi Daniel Ricciardo. O australiano, que terminou somente em 18º no treino livre 1, superou Leclerc, também com pneus médios, e colocou a Renault só atrás da dupla da Mercedes por algum tempo. Até que Max Verstappen tratou de posicionar sua Red Bull na tabela de tempos entre Hamilton e Bottas, ficando 0s427 atrás do hexacampeão.
Em nova simulação de classificação, mas com os pneus macios, a Mercedes encaixou tempos arrasadores. Vencedor do GP dos 70 Anos, Bottas não teve dificuldades para anotar 1min17s170, exatamente 0s8 mais rápido que Hamilton.
Só que Lewis respondeu à altura para registrar 1min16s883, deixando Bottas para trás por 0s287. Em seguida, Romain Grosjean repetiu o que já havia feito no treino da manhã e surpreendeu ao colocar a Haas em terceiro após fazer suas primeiras voltas com os pneus macios. O franco-suíço era 1s250 mais lento que a melhor marca de Hamilton.
É verdade que a presença de Grosjean no top-3 não durou muito, uma vez que Ricciardo encaixou outra volta para se colocar atrás da dupla da Mercedes com a Renault. Mas a Haas indicou ter um carro que se adapta bem ao calor, condição climática que indica ser um desafio para outras equipes neste fim de semana. Leclerc vinha em quinto com a Ferrari, também com pneus macios e ligeiramente mais lento que Grosjean, que usa o mesmo motor.
Mas a realidade de momento da F1, com Hamilton em primeiro, Bottas em segundo e Verstappen em terceiro, se consolidou quando o holandês virou tempo 0s821 mais lento na comparação com o dono do carro #44, deixando assim Ricciardo em quarto e Grosjean fechando o top-5. Chamava a atenção que Alexander Albon era somente o 13º na tabela de tempos e 0s787 atrás de Verstappen com o mesmo tipo de pneu.
Já na fase final da sessão, Daniil Kvyat reclamou de Nicholas Latifi e julgou ter sido atrapalhado pelo canadense: “Veja este maldito palhaço”, disparou o piloto russo.
Nas simulações de corrida, os pneus não mostraram nem de longe o desgaste apresentado em Silverstone. Entretanto, Bottas reclamou da falta de aderência dos compostos duros, assim como Russell.
Ao fim de 90 minutos de sessão, a Mercedes completou os trabalhos com a posição habitual ao longo de toda a temporada: liderança com direito a dobradinha em Barcelona.
Fórmula 1 2020, GP da Espanha, Barcelona, treino livre 2:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:16.883 | 37 | |
2 | V BOTTAS | Mercedes | 1:17.170 | +0.287 | 38 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:17.704 | +0.821 | 33 |
4 | D RICCIARDO | Renault | 1:17.868 | +0.985 | 34 |
5 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:18.133 | +1.250 | 29 |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:18.147 | +1.264 | 35 |
7 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:18.214 | +1.331 | 33 |
8 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:18.293 | +1.410 | 39 |
9 | E OCON | Renault | 1:18.303 | +1.420 | 40 |
10 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:18.312 | +1.429 | 40 |
11 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:18.357 | +1.474 | 39 |
12 | S VETTEL | Ferrari | 1:18.404 | +1.521 | 36 |
13 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:18.491 | +1.608 | 35 |
14 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:18.506 | +1.623 | 38 |
15 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:18.642 | +1.759 | 39 |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:18.761 | +1.878 | 36 |
17 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.900 | +2.017 | 42 |
18 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.964 | +2.081 | 40 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:19.155 | +2.272 | 32 |
20 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:19.391 | +2.508 | 38 |
Tempo 107% | 1:22.265 | +5.382 |