Marko põe em dúvida legalidade da Aston Martin e repete Pérez: “3 Red Bull no pódio”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko questionou se o projeto da Aston Martin 2023 está dentro da legalidade. O dirigente lembrou que Dan Fallows, um dos responsáveis pelo AMR23, era do time austríaco e colocou em dúvida se é permitido um carro assim tão parecido com o RB18

A Red Bull dominou o GP do Bahrein e encaixou um 1-2 tranquilo com Max Verstappen e Sergio Pérez, mas não saiu de Sakhir 100% feliz. É que o terceiro lugar da Aston Martin incomodou, com os austríacos alegando que o AMR23 é ninguém menos que o RB18, carro da Red Bull em 2022, pintado de verde.

Consultor do time austríaco, Helmut Marko citou a ida do engenheiro Dan Fallows para a Aston Martin como fundamental para projetos tão parecidos, questionando se é permitido um carro tão semelhante ao de outro time. No fim, Helmut repetiu a fala de Pérez, que ironizou o pódio de Fernando Alonso.

“É um fato que o que Fallows tinha na cabeça não poderia ser apagado. Copiar o foco de desenvolvimento não é proibido, mas você pode copiar cada detalhe de um carro sem ter a documentação dele? Tivemos três Red Bull no pódio, uma com motor diferente”, disse à emissora austríaca Servus TV.

O RB18 voltou em 2023 pintado de verde pela Aston Martin? (Foto: Red Bull Content Pool)

Chefe da Red Bull, Christian Horner também foi ácido e deixou claro: entende que o AMR23 é simplesmente uma cópia do antigo RB18. No fim, parecido também com o RB19, que é uma evolução do projeto anterior.

“Acho que a Aston Martin mostra para todas as equipes que é possível. Fizeram um bom trabalho no inverno, mas dizem que imitar é a melhor forma de demonstrar admiração, então, é bom ver nosso carro antigo indo tão bem”, ironizou.

A Red Bull começa a F1 2023 com 43 pontos contra 23 da Aston Martin, que ocupa a segunda colocação no Mundial de Construtores.

Fórmula 1 continua a temporada com o GP da Arábia Saudita, no circuito de rua de Jedá, entre os dias 17 e 19 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.