Marko relembra problemas de 2021 e crê que Verstappen deveria ter vantagem ainda maior

Helmut Marko evita falar em favoritismo da Red Bull nas etapas da Cidade do México e de São Paulo, e crê que vantagem de Max Verstappen deveria ser maior do que 12 pontos

QUEM VAI GANHAR O MUNDIAL DE CONSTRUTORES DA F1 2021: MERCEDES OU RED BULL? | GP às 10

Com cinco corridas para o fim da temporada 2021, Max Verstappen acumula 12 pontos de vantagem para Lewis Hamilton na classificação do Mundial de Pilotos. Helmut Marko, consultor da Red Bull, acredita que a vantagem do holandês em cima do heptacampeão da Mercedes deveria ser ainda maior.

Verstappen vem de três pódios consecutivos, indo ao segundo lugar na Rússia na Turquia, além da vitória na prova mais recente, disputada nos Estados Unidos. Em entrevista à revista inglesa Autosport, Marko relatou a tensão da Red Bull pelo medo de Hamilton abrir distância nesta sequência de corridas.

“Antes das últimas três corridas, tínhamos medo de que estaríamos muito atrás. O resultado final é que anotamos mais pontos que Hamilton nestas corridas, principalmente pela Turquia, quando Hamilton foi apenas quinto, e Max chegou em segundo em Sóchi, certamente pela sorte também, por causa da chuva”, disse o consultor.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; RED BULL; ACIDENTE; BAKU;
Max Verstappen se desespera com o acidente sofrido no fim do GP do Azerbaijão (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Helmut acredita que a vantagem de Verstappen deveria ser ainda maior, e relembrou os problemas que o holandês teve na temporada, como o estouro de pneu e batida quando liderava o GP do Azerbaijão, a batida com Hamilton no GP da Inglaterra, e o nono lugar na Hungria, sofrendo com um carro danificado após receber choque na largada.

“Mas o mais marcante é: inocentemente perdemos Baku, Silverstone e Hungria. Se você calcular a quantidade de pontos que perdemos, é mais de 50 nestas três corridas. Como resultado, só estamos 12 pontos à frente agora. Então, sobrevivemos esses problemas e conseguimos igualar o crescimento da Mercedes”, seguiu.

Para as corridas finais, Marko crê que entra em uma margem de segurança caso vença ao menos duas das cinco provas restantes, e minimizou o favoritismo que a Red Bull tem no papel nas etapas a seguir, o GP da Cidade do México e o GP de São Paulo.

“Olhando as corridas restantes, acho que temos de vencer ao menos mais duas para estar seguro, vamos dizer assim, indo para a corrida final. As pistas na altitude, como Brasil e México, devem encaixar melhor para nós. É que muita coisa já aconteceu neste campeonato, as ‘pistas Mercedes’ não foram Mercedes no fim, e o mesmo vale para a Red Bull”, concluiu.

A Fórmula 1 retorna no dia 7 de novembro com a realização do GP da Cidade do México, a 18ª das 22 etapas de 2021.

ANDRETTI -SAUBER NA F1: AFINAL, O ACORDO SAI OU NÃO? | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.