Marko revela que Sainz tem cláusula de saída da Williams por “proposta de time melhor”
Consultor da Red Bull, Helmut Marko disse que Carlos Sainz tem uma cláusula no contrato com a Williams que o liberaria em caso de proposta de uma equipe de ponta da F1
Carlos Sainz enfim decidiu seu próximo destino na Fórmula 1. Depois de saber que seus dias estavam contados na Ferrari, que anunciou Lewis Hamilton no começo de fevereiro já pensando em 2025, o espanhol fechou contrato com a Williams e o anúncio veio no início da pausa de verão. E Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull e presente no início da carreira de Sainz, analisou a decisão do piloto e disse que ir para o time inglês foi a melhor opção disponível.
“É compreensível que Carlos [Sainz] tenha decidido ir para a Williams. Quais seriam as alternativas?”, questionou Marko em sua coluna no jornal Speedweek. “Se você olhar para os feitos, a Audi certamente não seria uma delas no ano que vem”, disse o consultor, ressaltando o momento ruim que vive a Sauber.
“Na Alpine, não sabemos se eles terão motores Mercedes em 2025 ou 2026. Eu diria que, em sua situação, essa foi a melhor solução. No entanto, é claro que é trágico ele ter sua melhor temporada na Ferrari e não receber um assento em uma equipe de ponta”, admitiu Marko.
Por outro lado, o austríaco destacou que o espanhol terá o desejado motor Mercedes em 2026 e ventilou que há uma cláusula no contrato de Sainz com a Williams que permite a saída do espanhol caso chegue uma proposta de uma equipe de ponta.
“Mas as coisas devem andar para a frente na Williams, ele terá um motor forte lá também. E, aparentemente, há uma cláusula no contrato que permite a ele sair se uma oferta de uma equipe muito melhor posicionada chegar”, finalizou.
Chefe da Williams, James Vowles já foi confrontado com a possibilidade de o contrato de Sainz contar com uma cláusula de saída, mas optou por tratar a situação como “especulação de internet”.
“Há precisamente dez pessoas no mundo que sabem o que consta no interior do contrato”, disse Vowles. “A equipe de Carlos sabe, eu sei o que tem lá dentro. Qualquer coisa que você tenha lido na internet é especulação”, completou.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.