Honda destaca “ambição e liderança” de Lawrence Stroll e mira título com Aston Martin

Honda afirma que recebeu interesse de outras equipes, mas que "paixão e seriedade" de Lawrence Stroll pesaram na escolha da Aston Martin, e agora miram o título mundial

O plano da Honda para o retorno oficial como montadora da Fórmula 1, em 2026, é claro e muito ousado: ser campeã do mundo com a Aston Martin. A marca japonesa, que deixou a F1 oficialmente ao fim de 2021, mas ainda tem a tecnologia utilizada pela Red Bull, explicou o plano de formar parceria com os ingleses.

A Red Bull, por sua vez, forma um vínculo com a americana Ford a partir de 2026. Koji Watanabe, presidente da divisão de corridas da Honda, comentou, em entrevista ao site da revista inglesa Autosport, destacou a ambição de Lawrence Stroll, dono da Aston Martin, em tornar o time campeão.

“Nós sabemos que será muito difícil, mas precisamos de bons alvos para colocar nossos melhores esforços com a Aston Martin. Por isso que, juntos de Stroll e Toshihiro Mibe [CEO da Honda], colocamos o objetivo de brigar pelo título. Na realidade, não é tão fácil”, destacou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fernando Alonso continua na Aston Martin, mas avaliou mercado antes de tomar decisão (Foto: AFP)

Watanabe também revelou que outras equipes também procuraram os serviços da Honda após os japoneses se registrarem como fornecedores de motores para 2026, mas a ambição e “seriedade” por parte da Aston Martin, que recentemente abriu a nova fábrica, pesou.

“Depois que nos registramos como fornecedores, outros times nos contataram e estavam interessados em trabalhar com a Honda. Depois, falamos com cada e tomamos uma decisão. A Honda estava impressionada com a paixão e liderança do Sr. Stroll para lutar pelo título mundial em 2026. Eles investiram muito na fábrica em Silverstone. Visitamos quando ainda estava em construção”, completou.

Ainda de motores Mercedes, a Aston Martin é a quinta colocada no atual Mundial de Construtores, com 33 pontos. O time recentemente anunciou a renovação de contrato de Fernando Alonso em acordo plurianual. Lance Stroll também deve permanecer no time.

F1 volta entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.