Honda promete motor mais potente e confiável para Red Bull e AlphaTauri em 2021

Toyoharu Tanabe, diretor-técnico da Honda, não sabe dizer quão melhor vai ser o motor no último ano dos japoneses na Fórmula 1, mas assegurou que a evolução foi completa

De saída da Fórmula 1 ao final do campeonato de 2021, a Honda projeta o melhor motor desde seu retorno para Red Bull e AlphaTauri. Toyoharu Tanabe, diretor-técnico da fabricante, explicou que os japoneses querem deixar a categoria em alta, bem como esperam facilitar a transição para que as equipes possam cuidar das unidades de potência até a nova era em 2025.

Tanabe garantiu empenho total em melhorias no motor para os dois times e explicou que os testes de fábrica foram bastante promissores. Agora, no entanto, é hora de esperar para ver o que a nova peça rende nas pistas.

“É o último ano da Honda na F1, então, para fecharmos em alta, todos em Sakura e em Milton Keynes estão muito determinados e preparados para o sucesso na temporada. Claro, não temos como saber quão bom foi o trabalho antes de irmos para a pista, mas a preparação tem corrido muito bem até aqui. Os números são bem animadores, vamos ver como se refletem em competitividade nas pistas”, disse.

Toyoharu Tanabe espera mais momentos assim na despedida da F1 em 2021 (Foto: Honda)

O japonês falou também que as evoluções aparecem tanto na confiabilidade quanto na potência. No fim das contas, as duas áreas ainda eram delicadas para a Honda até 2020.

“É difícil especificar quais partes mais mexemos no motor, mas fomos atrás de melhoras em potência e em confiabilidade também, mexemos em tudo. É o terceiro ano com a AlphaTauri que nós mexemos em quase tudo para melhorar por completo o motor”, seguiu.

O diretor comentou o anúncio de que a Red Bull vai preparar o próprio motor e o da AlphaTauri a partir de 2022, mas com tecnologia japonesa. Segundo Tanabe, foi a melhor saída possível e algo que a Honda tinha mesmo de fazer em retribuição aos times.

“Acho que a continuidade com a Red Bull preparando o motor é a coisa certa a se fazer pela Honda. Nossa relação foi ótima com as duas equipes, a Honda se beneficiou disso. Estou feliz que pudemos ajudar duas equipes e o esporte por mais alguns anos, mesmo que de outra maneira”, completou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.