Hülkenberg era próxima opção se Hamilton tivesse recusado Mercedes, revela Brawn

Entre os nomes considerados pela Mercedes para substituir Michael Schumacher, Nico Hülkenberg foi cogitado enquanto corria na Force India. Porém, plano A da equipe deu certo e Lewis Hamilton foi contratado

Nico Hülkenberg retornou ao grid da Fórmula 1 para substituir Sergio Pérez na Racing Point após o mexicano ser infectado pela Covid-19. O alemão não conquistou o sonhado primeiro pódio na categoria, fechando o GP dos 70 Anos na sétima posição, mas a história de Hülkenberg na F1 poderia ter sido bem diferente.

Em sua coluna no site oficial da Fórmula 1, Ross Brawn, diretor esportivo da categoria, revelou que Nico era a segunda opção de piloto da Mercedes para 2013. Na época, a equipe de Brackley queria um substituto para Michael Schumacher, que anunciou aposentadoria, e o escolhido foi Lewis Hamilton.

“Eu quase assinei com ele anos atrás, quando comandava a Mercedes. Se Lewis não entrasse, Nico era nossa próxima escolha. Sempre o respeitei como piloto. Ele é muito forte e deveria estar na Fórmula 1”, publicou o diretor.

De volta ao grid, Nico Hülkenberg foi o sétimo colocado (Foto: Racing Point)

Na época, Hülkenberg era piloto da Force India, e acabou assinando com a Sauber para a disputa do campeonato de 2013. Pela Mercedes, Hamilton conquistou cinco títulos mundiais e caminha para ser o maior da história nos números e estatísticas.

Mesmo reconhecido no paddock, o alemão está fora do grid da F1 de forma integral desde o fim de 2019, quando foi substituído na Renault pelo francês Esteban Ocon. Ross Brawn comentou sobre o desafio de Hülkenberg, que correu pela primeira vez em nove meses.

“Foi um desafio físico incrível para Hülkenberg e não sei o quanto ele se lesionou, mas foi uma grande performance no fim de semana de alguém que foi jogado naquela situação”, declarou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.