Incêndios florestais em Quebec deixam F1 em alerta para realização do GP do Canadá

São mais de 400 incêndios por todo o país, com a fumaça chegando a Nova York, nos Estados Unidos, e causando até o cancelamento de eventos esportivos. A Fórmula 1 corre em Montreal no próximo final de semana

Depois das enchentes que assolaram a região da Emília-Romanha no mês passado e resultaram no cancelamento da corrida da Fórmula 1, outra situação climática tem deixado a categoria em estado de alerta já para o próximo final de semana: os incêndios florestais que atingem o Canadá.

São mais de 400 incêndios em todo o país, sendo 150 apenas na província de Quebec, onde está localizada a cidade de Montreal, que vai receber a Fórmula 1 entre os dias 16 e 18 de junho. A fumaça já atinge cidades vizinhas da região e outras partes da América do Norte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nova York amanheceu coberto por uma névoa laranja oriunda dos incêndios no Canadá (Foto: reprodução/David Dee Delgado/Getty Images)

Para se ter uma ideia, a situação é tão crítica que a fumaça oriunda das queimadas chegou até a cidade de Nova York, que ficou coberta por uma névoa laranja nas últimas 48 horas. As autoridades, então, aconselharam a população a usar máscaras N95 ao ar livre por conta da poluição e os baixos níveis da qualidade do ar.

“Esta é uma situação temporária, não é covid”, disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul, em entrevista coletiva. Eventos esportivos nos Estados Unidos também sofreram impacto com as queimadas no Canadá. Os jogos da Liga Principal de Beisebol foram adiados em Nova York e Filadélfia na noite de quarta-feira (7).

De acordo com o serviço de meteorologia Environment Canada desta quinta-feira, as condições pioraram em Toronto, capital da província de Ontário e que fica a mais de 800 km de distância de Quebec. A agência a emitiu um aviso orientando a população local a ficar em casa.

Ainda não há indícios de que, de fato, o GP do Canadá esteja sob ameaça de não acontecer por conta dos incêndios florestais. Há, inclusive, previsão de chuva para os próximos sete dias, o que deve amenizar a gravidade da situação atual.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.