Irregular, blefe da Mercedes para cima da Williams antes de pit-stop no GP da Inglaterra rende alerta da FIA

A FIA alertou as equipes de que blefes de pit-stop, como o que a Mercedes fez com a Williams no GP da Inglaterra, são proibidos pelo regulamento

A Mercedes não chegou a ser punida no GP da Inglaterra, mas o blefe que tentou lançar para cima da Williams no começo da corrida em Silverstone rendeu às equipes um alerta por parte da FIA.
 
Acreditando que a Williams teria dificuldades para terminar a prova se fizesse um pit-stop muito cedo, a equipe mandou os mecânicos para fora da garagem na volta 14 prontos para um pit-stop. No entanto, nem Lewis Hamilton, nem Nico Rosberg pararam.
Mercedes ameaçou chamar pilotos aos boxes no começo do GP da Inglaterra, mas não o fez (Foto: AP)
O aviso do diretor de prova Charlie Whiting se deu porque o regulamento diz que membros da equipe apenas podem se dirigir ao pit-lane se um piloto realmente for entrar nos boxes. Está no Artigo 23.11, que ainda avisa que eles devem se retirar da área imediatamente após concluir o trabalho no carro.
 
“Não tenho a intenção de dar chances às equipes e vou conversar com todas na próxima corrida sobre isso, e avisar que vamos querer ter evidências de que realmente queriam parar”, afirmou o britânico.
 
Esta foi justamente a razão da não-punição em Silverstone: em um primeiro momento, a FIA não enxergou evidências de que realmente se tratava de um blefe. No passado, essa prática era comum, mas caiu em desuso nos últimos tempos.
 
“O que a Mercedes fez foi OK na hora porque ninguém sabia que eles, na verdade, não iam parar. Na verdade, ainda não sabemos. Entretanto, tendo em vista que eles alegadamente falaram que foi um blefe, eles chamaram a atenção para eles”, salientou Whiting.
 
“Pensamos que, se continuasse seco até o fim, eles não fariam os pneus durar. Foi meio que um blefe e foi divertido de fazer”, admitiu Toto Wolff, chefe da Mercedes, depois da corrida.
 
O momento rendeu uma 'discussão' familiar para o dirigente. “Eu recebi um WhatsApp na hora: ‘Vocês estão tentando blefar para cima da gente ou o quê?’”, contou. De quem? Susie Wolff, sua esposa, reserva da Williams.
VIU ESSA? NASCAR TEM ACIDENTE BRUTAL EM DAYTONA

determinarTipoPlayer(“15528939”, “2”, “0”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube