Herbert atribui apoio de Alonso a Verstappen a mágoa com Hamilton: “Não superou 2007”

Johnny Herbert continuou com alguns comentários polêmicos à respeito da Fórmula 1 e, dessa vez, sobrou até para Fernando Alonso e Lewis Hamilton

Johnny Herbert voltou a fazer comentários polêmicos sobre o mundo da Fórmula 1 e, dessa vez, envolve os três campeões do grid atual da categoria. Depois de Fernando Alonso rasgar elogios à performance de Max Verstappen no Japão, o ex-piloto que correu no certame entre 1989 e 2000 disse que o espanhol só apoia o tetracampeão porque ainda não superou a rivalidade que teve com Lewis Hamilton na McLaren em 2007.

Após conquistar dois títulos consecutivos com a Renault, Alonso se mudou para a McLaren em 2007 para formar dupla com o então novato Hamilton. Por ser o nome do momento na categoria, Fernando esperava um ambiente tranquilo e sem rivalidade no novo time. Mas Lewis conseguiu bater de frente com o bicampeão e levou a briga pelo título até a última etapa. 

A rivalidade interna, no entanto, acabou com o clima interno na McLaren e a dupla perdeu o título para Kimi Räikkönen. Hamilton e Alonso terminaram empatados com um ponto a menos que o campeão, mas pelo critério de desempate Lewis ficou com o vice. Com a relação insustentável, Fernando deixou o time britânico no fim daquele ano e retornou para a Renault em 2008.

Com o passar dos anos, Hamilton continuou brigando por vitórias e dominou a Fórmula 1 entre 2014 e 2020, mas viu o reinado ser interrompido em 2021, quando travou uma das rivalidades das mais intensas da história do esporte contra Verstappen — que levou a melhor após a polêmica decisão da direção de provas na corrida final em Abu Dhabi.

Verstappen, Hamilton e Alonso dividiram o pódio do GP da Austrália em 2023 (Foto: Paul Crode/AFP)

Alonso nunca escondeu a admiração por Verstappen. E depois de o tetracampeão vencer o GP do Japão de forma magistral, o espanhol voltou a elogiar o neerlandês. Porém, para Herbert, Fernando nunca superou o que aconteceu em 2007 e, por isso, se vale dessas declarações para alfinetar Hamilton.

“Entendo por que Fernando Alonso apoia muito Max Verstappen. Foi um bicampeão mundial como Alonso que estava cheio de confiança no auge de sua carreira na McLaren em 2007 e esperava que Hamilton, como um jovem atrevido, fosse facilmente superável. Mas não foi bem assim. Aquela disputa também prejudicou o relacionamento dos dois simplesmente porque Lewis entrou com tudo na briga e Alonso não conseguiu ser dominante”, disse Herbert ao PokerFirma.

“Alonso provavelmente ainda não superou e guarda mágoas por causa do que aconteceu na McLaren. Eu entendo isso como piloto. Você fica frustrado quando acredita plenamente que pode fazer o trabalho, e ele provavelmente sentiu que não recebeu tanto apoio quanto deveria de Ron Dennis”, finalizou o ex-F1.

Fórmula 1 retorna já nesta semana, entre 11 a 13 de abril, para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.