Magnussen leva 2 pontos na carteira por batida e fica suspenso do GP do Azerbaijão

Kevin Magnussen levou os dois pontos que faltavam na carteira ao bater em Pierre Gasly no GP da Itália e, assim, atingiu 12, número que o deixa suspenso do GP do Azerbaijão, próxima corrida da temporada 2024 da F1

Kevin Magnussen não poderá participar do GP do Azerbaijão. O piloto da Haas acabou colidindo com Pierre Gasly durante o GP da Itália e recebeu uma punição de 10s por ter causado a batida. Acompanhado do acréscimo de tempo, o dinamarquês recebeu mais dois pontos na superlicença e chegou à marca de 12 dentro de um ano, o que suspende o piloto para a próxima etapa. 

A Haas ainda não definiu quem vai substituir Magnussen no GP do Azerbaijão, mas Oliver Bearman surge como favorito. O piloto britânico, atualmente na Fórmula 2, será titular da equipe ao lado de Esteban Ocon em 2025 e já tem experiência na F1 ao ter entrado no lugar de Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita nesta temporada.

Por outro lado, Magnussen se torna o primeiro piloto da Fórmula 1 a ser suspenso por somar 12 pontos na superlicença dentro de um período de um ano. No entanto, essa punição automática já foi aplicada quatro vezes na F2, com a primeira acontecendo em 2019 com Mahaveer Raghunathan.

Em 2022, mais três pilotos foram suspensos na F2 utilizando o critério dos 12 pontos: Oliver Caldwell, Amaury Cordeel and Roy Nissany.

Kevin Magnussen está suspenso após punição recebida na Itália (Foto: AFP)

Na Fórmula 1, porém, o último piloto a ser banido de uma corrida foi Romain Grosjean, em 2012, antes da implementação do sistema de pontos.

Na corrida deste domingo (1º), entrando na Roggia, Magnussen acabou travando os pneus e jogando o carro por dentro de Gasly. Os dois se chocaram lateralmente e os comissários da FIA entenderam que o dinamarquês foi o culpado pelo incidente.

Antes da prova em Monza, Magnussen já tinha somado três pontos por uma colisão com Alexander Albon no GP da Arábia Saudita, antes de ser punido com dois por uma batida com Yuki Tsunoda na China. Mais três pontos vieram em Miami, por ganhar vantagem saindo da pista “várias vezes” e provocar “circunstâncias agravantes”. Por fim, Kevin levou outros dois em acidente com Logan Sargeant, também na etapa norte-americana.

Cada ponto na licença dura pelo período de um ano a partir da data em que foi contabilizado, mas Magnussen só vai ter um tento reduzido em março. Ele lidera o ranking de pontuações da carteira, seguido por Fernando Alonso, Sergio Pérez e Logan Sargeant, com oito cada.

Kevin Magnussen é o primeiro piloto da F1 a somar 12 pontos em um ano (Foto: Haas F1 Team)

Lance Stroll tem cinco pontos, um a mais que Max Verstappen. Esteban Ocon soma três, enquanto Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, George Russell e Daniel Ricciardo acumulam dois cada. Por fim, Carlos Sainz tem um ponto. Os demais estão zerados.

A Fórmula 1 agora volta em duas semana para o GP do Azerbaijão, em Baku, entre os dias 13 e 15 de setembro.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.