Norris critica DRS “chocante” da McLaren após ser 12º em Spa: “Perdemos muito”

Lando Norris não conseguiu velocidade suficiente para ultrapassar rivais de Aston Martin e Williams na Bélgica, e acredita que a McLaren tenha alguma deficiência na asa móvel

ALONSO FOI INOCENTE NA BATIDA, MAS PASSOU DOS LIMITES COM HAMILTON | F1 2022

Lando Norris passou por um final de semana bem complicado na Bélgica, saindo do fundo do pelotão e lutando ao longo de toda a corrida para tentar chegar na zona de pontos. Preso atrás de um ‘trenzinho’ de carros que usavam a asa móvel liderados por Alexander Albon, o britânico não conseguiu galgar posições o suficiente e terminou em 12º, três lugares à frente de Daniel Ricciardo — que largou em sétimo, enquanto Lando saiu em 16º. Após a corrida, o talento da McLaren reclamou da pouca eficiência do DRS no carro laranja.

“Acho que provavelmente nós somos alguns dos mais rápidos nas retas”, afirmou Norris. “Nós perdemos muito com o DRS, por alguma razão. Com o DRS, é bem chocante. Alguns carros são bem melhores do que outros, mas acho que em velocidade pura de reta, estávamos mais rápidos do que a Red Bull”, opinou o inglês.

“Mas então, a Red Bull abre o DRS e ganha mais 15 km/h, e fica em um nível diferente a todos os outros”, salientou. “Então, talvez tenha algo que estejamos deixando de fora sobre o DRS, e isso nos dá menos oportunidades de ultrapassagem do que outras pessoas”, sinalizou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Norris ficou boa parte do tempo preso em um trem de carros no qual todos tinham o DRS (Foto: McLaren)

Apesar de ter reconhecido a velocidade do conjunto McLaren nas retas de Spa-Francorchamps, Norris admitiu que não foi o suficiente para representar uma vantagem competitiva em relação aos outros concorrentes. No fim da corrida, o britânico não conseguiu deixar Lance Stroll e Albon para trás e precisou se contentar com o 12º lugar.

“Tínhamos provavelmente uma das melhores velocidades de reta nesse final de semana, o último setor deve ter sido um dos mais rápidos”, avaliou. “Mas em velocidade baixa, média, alta, nada representou uma força nesse fim de semana. Apenas estamos um pouco abaixo em todas as áreas”, lamentou.

“Acho que sabíamos que a corrida seria bem pior do que nos últimos anos, apenas por causa do vácuo — que está muito pior”, afirmou. “Mas fora isso, fiquei preso atrás da Aston Martin [de Lance Stroll] e da Williams [de Alex Albon]. Acho que o ritmo da Aston Martin era claramente melhor que o nosso. Mas a Williams era tão rápida na reta, e eu estava dentro do trem do DRS, simplesmente não pude fazer nada. Reconheço que estávamos aonde merecíamos estar”, concluiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mesmo saindo em 16º, Norris terminou à frente de Ricciardo novamente (Foto: McLaren)

Por fim, Lando deu sua opinião e disse que a pista da Bélgica reforçou as diferenças entre as equipes ao exigir um nível de eficiência maior do que outras. Sobre o próximo desafio, na Holanda, o inglês espera que o resultado seja bem melhor do que no ano passado — quando não passou do décimo lugar.

“Acho que as diferenças entre todos os carros pareceram maiores nesse fim de semana”, analisou. “Uma pista maior, muita coisa é sobre eficiência aqui. Usar menos aerodinâmica possível, mas ainda ter um carro que performa bem tanto nas curvas de alta velocidade, como nas de baixa. E isso é claramente o que não temos”, lamentou.

“A força aerodinâmica é maior, então espero que isso nos mova um pouco mais em direção ao ritmo de Budapeste”, torce Norris. “Mas você nunca sabe, foi nossa pior pista na última temporada. Espero que esse ano não seja o caso, porque alguns dos problemas que tivemos nos anos anteriores não estão tão evidentes esse ano, mas temos outros problemas. Não pode ser muito pior do que esse fim de semana”, encerrou.

A Fórmula 1 retoma suas atividades já neste final de semana, com a disputa do GP da Holanda, em Zandvoort, marcado para acontecer entre os dias 2 e 4 de setembro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.