Norris debocha de punição da FIA a Verstappen em Jedá: “Brake-test só dá 10s”

Lando Norris deu o famoso tapa com luva de pelica na FIA ao criticar, em forma de deboche, a decisão da direção de prova sobre a punição de apenas 10s a Max Verstappen pelo brake-test em Jedá

O brake-test de Verstappen em cima de Hamilton na Arábia Saudita (Vídeo: Reprodução/F1TV)

A Fórmula 1 chega a Abu Dhabi para o palco da decisão do título da temporada 2021 ainda com as cenas do acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton em Jedá na retina. Horas depois do desfecho do GP da Arábia Saudita, o holandês foi punido pela direção de prova com 10s por ter freado o carro em cima da reta, o que causou a colisão de Hamilton na traseira da Red Bull. A punição, contudo, foi considerada tão branda que virou motivo de deboche de Lando Norris nesta quinta-feira (9) em Yas Marina.

Norris, diante de uma queda brusca de performance nesta reta final da temporada, marcou apenas 5 pontos nas últimas quatro corridas e foi superado por Charles Leclerc no Mundial de Pilotos. O monegasco agora está 4 tentos à frente do piloto da McLaren, que por boa parte do ano chegou a ficar até em terceiro no campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lando Norris criticou a decisão da direção de prova da FIA sobre o brake-test de Verstappen (Foto: AFP)

Quando perguntado, durante coletiva de imprensa da FIA, sobre o que faria para superar Leclerc na corrida final da temporada, Norris tripudiou. “Posso tentar fazer o brake-test. É uma punição de só 10s”, disparou Lando.

Em fase melhor nesta reta final de campeonato, com 30 pontos somados nas últimas quatro corridas, Leclerc chegou a 158 tentos no Mundial de Pilotos. Agora, o piloto da Ferrari mira fechar a temporada em ascensão, como a própria escuderia de Maranello.

“Tenho somente 4 pontos [de vantagem para Norris], e tudo pode acontecer. Espero fazer uma boa corrida e manter a vantagem. Obviamente, queremos mais, mas fora isso é uma temporada para ficarmos satisfeitos. Fizemos um progresso claro na comparação com 2020”, analisou.

Quanto à decisão do título em si, no fim das contas, a sanção imposta pelos comissários desportivos na Arábia Saudita a Verstappen em nada mudou o resultado. Isso porque o holandês se manteve em segundo e, como resultado, corre em Yas Marina empatado com Hamilton para a decisão do título, embora Max tenha vantagem no primeiro critério de desempate, número de vitórias, com nove triunfos, contra oito do rival.

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

VERSTAPPEN É DURO OU SUJO CONTRA HAMILTON NA F1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.