Norris vê erro de estratégia da McLaren, mas diz que GP do Japão “foi vencido sábado”

Lando Norris considerou que a McLaren poderia ter sido mais ousada na estratégia, mas ele próprio analisou que o cenário não era muito favorável. O líder da F1 considerou que o GP do Japão foi decidido na classificação

Lando Norris avaliou que a McLaren poderia ter sido mais ousada na estratégia para o GP do Japão de domingo (6). Mesmo pouco confiante no resultado, o britânico considerou que a equipe deveria ter tentado o undercut, mas reconheceu que a corrida foi definida no sábado, quando Max Verstappen assegurou a pole-position.

A dupla da McLaren fez a corrida toda atrás do rival da Red Bull, mas Oscar Piastri entrou primeiro nos boxes. Os rubro-taurinos reagiram e pararam Verstappen, mas o time inglês mandou Norris parar na mesma volta. Assim, as posições ficaram inalteradas, e Max venceu a primeira no ano.

Após a corrida, Norris avaliou que a McLaren vai discutir a corrida, pois acredita que o time poderia ter tentado algo diferente.

“Talvez pudéssemos ter tentado um pouco mais com a estratégia e overcut ou undercut”, disse Norris. “Nós só paramos na mesma volta pela mesma razão, então tem algumas coisas que vamos discutir. Retrospectiva é uma coisa maravilhosa”, comentou.

McLaren não conseguiu converter o favoritismo no Japão (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Provavelmente, deveria simplesmente ter tentado o undercut. A questão é que tem sempre o risco de safety car”, ponderou. “Não acho que poderia ter ficado mais tempo, pois acho que teria perdido a posição, então isso não estava nas cartas. Mas, sim, acho que provavelmente poderíamos ter tentado o undercut ou algo diferente”, avaliou.

Mesmo assim, Norris acredita que seria difícil se manter à frente, já levaria tempo para os pneus duro da Pirelli atingirem a temperatura ideal de funcionamento.

“Honestamente, acho que o undercut não era fácil aqui, pois os duros não são excelentes no primeiro setor. Então não tenho certeza de que isso sequer teria funcionado”, comentou. “Max ainda tinha uma pequena vantagem sobre mim, então mesmo com uma boa volta de saída, acho que não seria o suficiente para passar de qualquer forma”, avaliou.

Assim, Norris apontou para a classificação como a responsável pela primeira derrota da McLaren na temporada 2025 da Fórmula 1

“Max não cometeu nenhum erro e fez uma boa corrida. Ter ar limpo foi o bastante para manter a posição”, considerou. “Olhando para trás, a corrida foi vencida ontem. Acho que nosso ritmo era provavelmente um pouco melhor, mas não o bastante para superar ar sujo, entrar no DRS, e aí passar. Isso é uma outra história, pois é basicamente impossível passar aqui”, encerrou.

Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.