Norris pede evolução da McLaren em curvas de baixa velocidade: “Perdemos muito tempo”

Para Lando Norris, as curvas de baixa são o grande ponto fraco da McLaren na F1 2024. Segundo o inglês, se a equipe resolver isso, poderá brigar por pódios na maioria das etapas do ano

O GP da Austrália representou o melhor resultado da McLaren na temporada 2024 da Fórmula 1 até aqui, com Lando Norris em terceiro e Oscar Piastri em quarto. A boa quantidade de pontos foi importante também no Mundial de Construtores, e a equipe se distanciou mais de Aston Martin e Mercedes na terceira colocação — atrás apenas de Red Bull e Ferrari. O britânico, entretanto, admitiu que teve certa surpresa ao perceber que poderia acompanhar o ritmo de Charles Leclerc no Albert Park.

“Acho que esperávamos ter um bom ritmo, mas não o suficiente para acompanhar Charles [Leclerc]”, admitiu Norris. “Honestamente, eu diria que nosso ritmo era provavelmente um pouco melhor que o dele”, analisou.

“Está claro que eles têm um carro mais rápido que o nosso. Então, conseguirmos acompanhar o ritmo da Ferrari mostra sinais muito bons para nós. Foi um dia positivo e com muitos pontos, não poderíamos estar mais felizes”, garantiu.

Na próxima etapa, no Japão, Norris espera um novo desempenho forte da McLaren — e a razão é óbvia: as curvas de alta velocidade de Suzuka. Desde as atualizações da metade do ano passado, quando passou a ter um carro competitivo para brigar por pódios, a equipe inglesa se sente mais confortável em setores desse tipo.

Lando Norris conquistou o primeiro pódio da McLaren em 2024 (Foto: AFP)

Para o piloto, em pistas que se adaptem às características do MCL38, a McLaren pode ficar mais confiante em levar desafio às equipes que estão à frente.

“Se olharmos para o GP do Japão do ano passado, foi um de nossos melhores finais de semana: dois carros no pódio e apenas a Red Bull à nossa frente”, destacou. “Acho que a Red Bull está dois passos à frente, e a Ferrari, um. Mas, em uma pista boa para nós, acho que podemos ficar mais confiantes”, comentou.

Por fim, Norris admitiu que a equipe ainda precisa trabalhar nas curvas de baixa velocidade, ponto fraco do carro inglês. Em sua opinião, caso consiga melhorar nesse aspecto, a McLaren pode sonhar em brigar pelo pódio na maioria das etapas do ano.

“Somos muito fortes em curvas de alta velocidade, e por isso fomos bem na Austrália. Mas perdemos uma boa quantidade de tempo nas de baixa. Se pudermos melhorar um pouco isso, diria que estaríamos mais confiantes em brigar por pódios na maioria dos finais de semana. Estamos devendo em algumas coisas, mas estamos trabalhando. Assim que conseguimos isso, as coisas vão funcionar”, finalizou Norris.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.