Norris exalta “trabalho duro” para chegar à F1 e revela: “Nunca acreditei que estaria aqui”
Lando Norris minimizou autoconfiança no processo de embarque à F1, além de que busca equilíbrio por se achar duro demais consigo mesmo
Aquele papo de que primeiro você precisa acreditar para chegar lá não cola com Lando Norris. O piloto da McLaren minimizou a autoconfiança ao dizer que, antes de ingressar na Fórmula 1, nunca acreditou que estaria na categoria. Para o britânico, a principal razão para estar no campeonato mais popular do automobilismo é o trabalho.
Desde cedo, Norris sempre foi visto como um prospecto para a Fórmula 1. As expectativas aumentar em cima do britânico no início de 2017, quando foi confirmado como piloto da academia da McLaren. Na mesma temporada, levou o título da F3 Europeia, desbancando nomes como Callum Ilott, Maximilian Günther, Guanyu Zhou e Mick Schumacher. Na temporada seguinte, terminou como vice-campeão da Fórmula 2, perdendo o título para George Russell.
A estreia na Fórmula 1 veio em 2019, quando a McLaren o trouxe junto de Carlos Sainz para ocupar as vagas deixadas por Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne. Desde então, Norris conquistou somente uma vitória — o GP de Miami deste ano —, três pole-positions e 21 pódios.
“Nunca acreditei que estaria na Fórmula 1. Muitas das superestrelas mundiais dizem: ‘você precisa acreditar em você mesmo para fazer isso’, não acho que precise disso. Nunca precisei, sendo honesto. Ganhei uma corrida apenas, mas sigo aqui, na F1”, declarou Norris ao portal neerlandês RacingNews365.
“É um trabalho de bastidor, mais do que qualquer coisa. Sempre trabalhei duro para estar aqui, mas nunca acreditei fortemente que estaria aqui ou esse tipo de coisa”, completou.
Se a autoconfiança não tem muito espaço dentro de Norris, o piloto destacou, no entanto, que a autocobrança é excessiva. O representante da McLaren indicou que o processo e a jornada na Fórmula 1 tem ajudado a encontrar equilíbrio nessa área.
“Realmente, acho que é apenas tentar se descobrir, saber o que funciona melhor para você e potencializar isso. Sinto que é isso que estou fazendo — e ainda estou descobrindo ao longo do caminho”, falou Norris.
“Às vezes, é melhor ter mais equilíbrio, porque, definitivamente, não quero haja um efeito de longo prazo, como uma corrida te afetar por outras cinco. Mas nunca vou entrar e ficar satisfeito com meu trabalho se o resultado não for bom. Acho que é assim que sempre serei [sobre ser duro consigo mesmo]”, encerrou.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.