Norris e Piastri na Hungria fazem primeiro 1-2 da McLaren no grid em quase 12 anos
Desde o GP do Brasil de 2012 que a McLaren não conseguia colocar dois carros na primeira fila de um grid de largada. Isso acabou no GP da Hungria de 2024, com Lando Norris na frente de Oscar Piastri
Demorou, mas a McLaren finalmente conseguiu voltar a ter 1-2 em um grid de largada. A quebra do jejum veio neste sábado (20), na classificação do GP da Hungria, com Lando Norris na pole e Oscar Piastri na segunda posição.
Segunda equipe com mais poles na história da F1, a McLaren chegou a 158 com a da Hungria, 92 abaixo da líder da lista, a Ferrari. Os britânicos são terceiros no ranking de 1-2 nos grids, abaixo dos italianos e da Mercedes, que lidera o grupo.
Só que foram quase 12 anos sem conseguir isso. A última vez em que a primeira fila tinha sido toda da McLaren foi no GP do Brasil de 2012, com Lewis Hamilton e Jenson Button. Curiosamente, o carro nem era laranja ainda.
A seca reflete, acima de tudo, as dificuldades enormes pelas quais a McLaren passou na F1 no período. Para se ter uma ideia, daquele GP do Brasil até hoje, só na Rússia, em 2021, e na Espanha, em 2024, o time havia largado na pole. As duas com Norris, aliás.
A McLaren ocupa a terceira posição no Mundial de Construtores, com 295 pontos anotados, apenas 7 a menos que a Ferrari. A líder Red Bull tem 373 tentos.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (21), os pilotos disputam a corrida em Budapeste a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Red Bull repaginada e Mercedes com mudanças sutis: atualizações do GP da Hungria