Norris passa por exames em hospital após acidente, é liberado e disputa GP da Bélgica

Lando Norris já foi liberado após ter sido submetido a exames em um hospital na região de Liège e está confirmado no GP da Bélgica

O acidente de Lando Norris na classificação do GP da Bélgica de F1 (Vídeo: F1)

Lando Norris vai disputar o GP da Bélgica, às 10h (de Brasília) deste domingo (29) em Spa-Francorchamps. O piloto da McLaren foi protagonista de um grave acidente no começo do Q3 da classificação neste sábado e foi encaminhado pela Fórmula 1 para exames mais detalhados num hospital na região do circuito belga, em Liège depois de reportar dores em um dos cotovelos. Mas o britânico já foi liberado e está confirmado pelo chefe Andreas Seidl para correr neste domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Depois de liderar o Q1 e o Q2, Norris despontava como um dos favoritos para anotar a pole-position. Porém, assim que deixou o box na parte inicial do Q3, o britânico reclamou do excesso de água na pista durante sua volta rápida, perdeu o controle do carro ao passar pela veloz curva Eau Rouge e bateu muito forte nas barreiras de proteção, levando a direção de prova a acionar a bandeira vermelha.

Lando Norris foi liberado do hospital após exames e vai correr neste domingo na Bélgica (Foto: Reprodução/F1 TV)

Mesmo zonzo, Norris conseguiu deixar o carro por meios próprios e logo foi levado ao centro médico instalado no circuito de Spa-Francorchamps, onde foi visto andando. Porém, após exames preliminares, a junta médica da Fórmula 1 preferiu encaminhá-lo a um hospital local para uma checagem mais detalhada e a realização de um raio-x e diagnóstico de eventuais lesões.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

F1 define calendário 2021 com Turquia, GP de São Paulo e data reservada para Catar

“Os exames foram feitos no hospital. O cotovelo estava doendo um pouco. Está tudo bem, e ele está bem para voltar a correr amanhã”, garantiu Seidl em entrevista à emissora Sky Sports.

Desta forma, Norris, em teoria, vai largar em nono lugar neste domingo em Spa-Francorchamps. O prodígio britânico partiria em décimo, mas foi um dos beneficiados pela punição imposta a Valtteri Bottas, que vai perder cinco posições no grid por conta do incidente causado na largada do GP da Hungria, há quatro semanas. Lando vai largar lado a lado da Ferrari de Charles Leclerc.

Só que a McLaren ainda não sabe ao certo a extensão dos danos no carro do britânico e ainda avalia a possibilidade de ter de trocar componentes, como o câmbio. Neste caso, a mudança implicaria na punição com cinco posições no grid.

“A avaliação dos danos ainda está em curso, e a avaliação é também das consequências e o que isso significa em termos do que temos de trocar”, declarou Seidl.

“Nosso foco total é deixar o carro pronto novamente para amanhã. Então, sabendo que Lando está na sua melhor forma aqui, sabendo que temos um carro forte e uma equipe forte, espero que ainda possamos voltar a uma posição para pontuar com ele”, complementou o dirigente alemão.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Bélgica AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada para a corrida está marcada para as 10h (de Brasília) do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.