Lauda lamenta e diz que dono da Red Bull “perdeu interesse pela F1”: “Não é mais o líder que foi no passado”

Para Niki Lauda, que Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, perdeu completamente o interesse na F1. O tricampeão não duvida que o empresário decida retirar suas duas equipes do Mundial no fim deste ano por conta dos problemas com o fornecedor de motor

Niki Lauda sente que Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, perdeu completamente o interesse na F1 e que não vai ficar surpreso se o austríaco decidir retirar suas duas equipes do Mundial ao fim de 2015.
 
Atualmente, a Red Bull e a Toro Rosso estão sem fornecedor de motor para a próxima temporada, depois que ambas optaram por rescindir o contrato com a Renault. O acordo original acabava no fim de 2016, mas por conta dos inúmeros problemas de confiabilidade das unidades francesas desde o ano passado, os dois times da marca dos energéticos decidiram procurar novos fabricantes. 
 
A busca, entretanto, tem sido mais complicada do que o imaginado. A Red Bull foi atrás da Mercedes para ter os motores alemães, mas a montadora de Stuttgart rejeitou o negócio, deixando a Ferrari como única opção. Entende-se que a equipe italiana ofereceu um acordo para fornecer os motores deste ano para que a Red Bull. A esquadra austríaca, claro, afastou a proposta, devido à falta de paridade técnica e de competitividade.
Dietrich Mateschitz acompanha testes da Red Bull em Jerez de la Frontera (Foto: Getty Images)
Falando sobre todo o imbróglio, Lauda acha que Mateschitz já não se importa mais com a F1. "A minha sensação é de que Dietrich não está se esforçando para isso. Ele deixou Helmut [Marko, consultor da marca] e Christian [Horner, chefe do time] trabalhando nisso. Ele não é mais o líder que era no passado, quando fazia tudo sozinho", afirmou o tricampeão.
 
Questionado se o empresário perdeu mesmo o interesse na F1, Lauda disse: "Para mim, parece que sim. Eu o conheço há muito tempo e sempre foi ele quem mandou em tudo, mas agora sequer quis se envolver no negócio."
 
"É difícil falar algo agora, mas a forma como Dietrich está agindo no momento pode ser um sinal de que ele vai se retirar do esporte. Agora só tem uma única opção para resolver a questão dos motores, e é difícil", acrescentou.
 
Durante o fim de semana no Japão, o presidente não-executivo da Mercedes também afirmou que o negócio com a fabricante alemão não deu certo porque Mateschitz "nunca gostou da Mercedes".
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.