Lendário, amado e respeitado: mundo do esporte a motor reage à morte de Williams

Tão logo foi confirmada a notícia do falecimento de Frank Williams, as redes sociais ficaram inundadas de tributos ao fundador da equipe homônima

WILLIAMS deixa de ser como conhecemos. E isso é NORMAL na F1 | GP às 10

A notícia da morte de Frank Williams foi seguida por uma série de tributos nas redes sociais. Pilotos, equipes, dirigentes e até mesmo outras categorias recorreram à internet para manifestar pesar pelo falecimento de um dos nomes mais importantes da história da Fórmula 1.

Frank morreu neste domingo (28), no hospital, aos 79 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. A notícia foi confirmada pela própria equipe e também por Stefano Domenicali, chefe da F1, que recebeu uma ligação de Claire, filha de Williams.

Frank Williams foi um dos chefes de Ayrton Senna na F1 (Foto: Divulgação)

Confira as reações sobre a morte de Frank Williams:

Williams:

“É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe confirma a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe da Williams Racing, aos 79 anos”.

Fórmula 1:

“Sentimos a mais imensa e profunda tristeza com a motor de Sir Frank Williams. A vida dele foi movida pela paixão pelo esporte a motor. O legado dele é imensurável e será para sempre uma parte da F1. Conhecê-lo foi um inspiração e um privilégio. A falta dele será profunda, profundamente sentida”.

Alfa Romeo:

“Hoje lamentamos a perde uma lenda do nosso esporte, um nome que é sinônimo das corridas. Nossos pensamentos estão com a família de Sir Frank e com nossos amigos da Williams”.

Aston Martin:

“Estamos incrivelmente tristes com a morte de Sir Frank Williams, um homem que desafiou todas as probabilidades ao longo da vida e da carreira para se tornar um dos maiores ícones do nosso esporte. Um homem maravilhoso e um competidor brilhante. O legado dele viverá para sempre. Descanse em paz, Sir Frank”.

Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional Automobilismo):

“Uma notícia muito triste. Sir Frank Williams deixa uma marca permanente na história da F1. Ele foi um pioneiro, uma personalidade excepcional e um homem exemplar. Em nome de toda a comunidade da FIA, nossos pensamentos estão com a família, amigos e com a Williams. Descanse em paz, meu amigo”.

Haas:

“Estamos tristes de saber da morte de Sir Frank Williams, um verdadeiro pioneiro do esporte a motor. Gostaríamos de prestar nossas condolências à família dele, amigos e a equipe Williams”.

Alpine:

“Após a triste notícia da morte de Sir Frank Williams, Laurent Rossi, diretor-executivo da Alpine, comentou: ‘Hoje perdemos uma lenda do esporte. O nome de Sir Frank Williams vai estar sempre enraizado na história da Fórmula 1 e será uma inspiração a todos nós. Começando do zero, com a paixão dele e o trabalho duro, combinados com um talento único, escreveu uma das mais memoráveis histórias do nosso esporte. A coragem e a resiliência dele diante de um destino cruel continua a demandar nossa admiração. Toda a família Renault relembra nossa época juntos com emoção e orgulho, especialmente os quatro títulos do Mundial de Pilotos que conquistamos juntos. Todos das equipes Alpine e Renault se juntam a mim para expressar nossas sinceras condolências a Claire e toda família Williams, os amigos dele e ao time que continua a carregar o nome dele”.

Mercedes:

“Hoje lamentamos a morte de um verdadeiro titã do nosso esporte, Sir Frank Williams. Sir Frank, com sua coragem, determinação e uma incomparável paixão pelas corridas, construiu um dos maiores times do esporte. Nossos pensamentos estão com a família dele e todos na Williams”.

Ferrari:

“Rendemos um tributo a um grande homem que desempenhou um importante papel na história da Fórmula 1. Sir Frank era apaixonado por esporte a motor, um rival duro e corajoso que levou a equipe que ainda leva o nome dele a muito sucesso. Ele será sempre um exemplo a seguir e uma inspiração para muitos com sua incrível força interna e determinação. Nossos pensamentos vão para os filhos dele, Claire, Jonathan e Jaime, para toda a família e amigos neste momento triste”.

Red Bull:

“Muito triste de ouvir a notícia sobre Sir Frank Williams. Um legítimo cavalheiro e um corredor de verdade. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento triste e, em nome da Red Bull Racing, eu o agradeço por tudo que você deu à F1. Descanse em paz”, disse Christian Horner.

Lewis Hamilton:

“Sir Frank Williams foi uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer neste esporte. O que ele conquistou é algo verdadeiramente especial. Sei que até os últimos dias, ele permaneceu um corredor e um lutador de coração. O legado dele vai viver para sempre”.

George Russell:

“Hoje nos despedimos de um homem que definiu nossa equipe. Sir Frank era um homem genuinamente maravilhoso e sempre vou me lembrar das risadas que compartilhamos. Ele era mais do que um chefe, era um mentor e amigo de todos que s juntavam à família Williams e muitos outros. Foi uma verdadeira honra correr para ele e ser uma pequena parte do legado que ele deixa para trás, um legado que vai viver para sempre no coração e na alma desta equipe. Descanse em paz, Sir Frank. Obrigado por tudo”.

Sergio Pérez:

“É um dia triste para o nosso esporte. Frank Williams será sempre lembrado como um dos heróis e ícones da F1. Meus pensamentos e orações estão com a família dele, especialmente com a filha, Claire Williams”.

Nicholas Latifi, piloto:

“Descanse em paz, Sir Frank Williams. Que notícia triste. Uma perda enorme para o nosso esporte e equipe. Tem sido uma honra representar seu nome em um palco mundial e vamos continuar lutando para levar esta equipe de volta ao topo do grid”.

Valtteri Bottas, piloto:

Nico Hülkenberg:

“Descanse em paz, Sir Frank Williams. O legado dele será para sempre parte da F1 e eu nunca vou esquecer de um momento em 2009, quando este homem abriu a porta da F1 para mim”.

Pastor Maldonado, piloto:

“Não podemos lutar contra os desígnios da vida. Que grande exemplo de resiliência nos deixou Frank Williams. Te recordarei para sempre como nesta foto, onde sei que, para você, tudo valia a pena. Me sinto orgulhoso por ter feito parte dos seus sonhos e tê-lo podido presentear com esta grande vitória. Nossas condolências à família Williams, à equipe e a todos os seguidores”.

Romain Grosjean, piloto:

“Adeus, Sir Frank Williams. Que honra foi ter conversado com você ao longo dos anos”.

Giedo van der Garde, piloto:

“Uma lenda se foi. Não havia muito mais pessoas tão inspiradoras quanto Frank Williams. O conhecimento dele levou o esporte que amamos a um nível mais alto. Condolências a todos e a Frank. Descanse em paz”.

Rubens Barrichello, piloto:

“Pela felicidade quando assinamos o contrato em 2009 e por tudo que fez pelo automobilismo”.

MotoGP:

“Um verdadeiro gigante do esporte a motor e com um legado que vai viver por gerações na F1. Toda a comunidade da MotoGP envia as mais profundas condolências à família, aos amigos e aos entes queridos de Sir Frank”.

Suzuki:

“Nossos pensamentos estão com a família Williams depois da triste perda de Sir Frank Williams, um homem que desempenhou uma parte fundamental no mundo do esporte a motor”.

Wayne Gardner, ex-piloto das 500cc:

“Muito triste ler sobre a morte de Sir Frank Williams, uma verdadeira lenda da F1 e do esporte a motor. Minhas condolências à toda a família Williams”.

Pons, equipe do Mundial de Motovelocidade:

“Nossas condolências à família, amigos e a todos na equipe Williams. Sir Frank Williams, descanse em paz”.

https://twitter.com/pons_racing/status/1464974392182685700

João Paulo de Oliveira, piloto:

“Querido, Sir Frank Williams, sua paixão pelo esporte foi sem paralelo. Obrigado por ser uma inspiração para muitos de nós. Também agradeço por você ter me dado minha única chance de guiar um carro de F1. Descanse em paz, Sir”.

BMW:

“Estamos profundamente tristes com a notícia da morte de Frank Williams. Os pensamentos da BMW M Motorsport estão com a família neste momento difícil. Nossas profundas condolências a todos os parentes e amigos de uma pessoa verdadeiramente extraordinária”.

Cal Crutchlow, ex-piloto de MotoGP:

“Um grande homem o Sir Frank. Notícia triste”.

Wayne Rainey, ex-piloto das 500cc:

“Minhas condolências à família Williams e OBRIGADO, Frank, por me ajudar. Você fará falta”.

Flavio Gomes lembra como Williams deu lição de esportividade em 1991 | GP às 10
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar