Hamilton se diz aliviado com fim do GP da Arábia Saudita: “Só quero ir para casa”

Piloto da Mercedes não escondeu felicidade em ver todos seguros após fim de ações em Jedá. Lando Norris, da McLaren, concordou com o heptacampeão mundial

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

O fim de semana na Arábia Saudita, para o segundo GP do calendário de 2022 da Fórmula 1, foi agitado tanto dentro quanto fora das pistas. O grupo Houthi, da etnia xiita – que disputa o controle político do Iêmen -, atacou uma propriedade da Aramco, petrolífera saudita e uma das principais patrocinadoras da F1, durante o primeiro treino livre no circuito de Jedá. Em meio a incertezas e reuniões, a programação da categoria seguiu como prevista e terminou em segurança – algo comemorado por Lewis Hamilton, principal voz do esporte.

“Estou muito feliz que o fim de semana acabou e feliz, também, de que todos estão seguros. Estou ansioso para ir embora”, afirmou o heptacampeão mundial que, quando perguntado sobre a possibilidade de voltar ao circuito de Jedá no ano que vem, respondeu: “Só quero ir para casa.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lewis Hamilton ficou em 10º na Arábia Saudita (Foto: Mercedes)

O ataque à sede da Aramco foi a poucos quilômetros do circuito local – uma grande cortina de fogo e fumaça pôde ser vista de dentro da pista. Assim que as ações de sexta-feira na Arábia Saudita foram encerradas, a Fórmula 1 se reuniu no paddock com autoridades da Arábia Saudita, que forneceram garantias de segurança ao presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, e ao chefão da F1, Stefano Domenicali.

Mesmo com a intenção da manutenção da programação em Jedá, por parte de chefões e diretores, os pilotos da categoria resistiram. Durante quatro horas, o grid da F1 debateu sobre a participação – ou não – no GP da Arábia Saudita. Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Pierre Gasly, George Russell e Lance Stroll se mostraram como as principais vozes contra a realização da corrida; rumores noticiaram que todos os pilotos, por fim, foram contrários à disputa.

Pilotos reunidos para decidir destino do GP da Arábia Saudita (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

No entanto, em dado momento da reunião, Domenicali e o diretor-esportivo da categoria, Ross Brawn, adentraram a reunião. Chefes das equipes, pouco depois, também. Após longo debate – e reafirmação das garantias de segurança e, até mesmo, da possibilidade remota de saída segura do país caso o GP não fosse realizado -, a prova acabou mantida.

Quem também demonstrou alívio com o encerramento seguro das ações em Jedá foi Lando Norris. O piloto da McLaren concordou com Hamilton. “Claro que estou aliviado (com o fim da corrida)”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
Mercedes admite distância para rivais na F1: “Reflexo de onde estamos”

Lando Norris anotou seus primeiros pontos em 2022 na Arábia Saudita (Foto: McLaren)

“Sob quaisquer circunstâncias, correr é o que queremos fazer. Mas é um lugar nervoso de se estar, e é por isso que tivemos as discussões que tivemos. Nos deram garantias de segurança e tivemos que acreditar nisso. Se iremos voltar ou não: eu amaria estar de voltar porque é uma pista muito divertida, mas estas são discussões que teremos mais para frente”, revelou Lando.

GAMEPLAY GP DA ARÁBIA SAUDITA DE FÓRMULA 1 | F1 2021 NO PS5 | GP Gameplay – Temporada 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.