Hamilton conta que aprendeu “muito sobre Verstappen” durante perseguição na Espanha

Lewis Hamilton perseguiu Max Verstappen por boa parte do GP da Espanha. O heptacampeão revelou que teve a chance de aprender muito sobre a Red Bull e a tocada do holandês na condução do carro, mas não entrou em maiores detalhes

Hamilton crava 100ª pole: assista aos melhores momentos da classificação do GP da Espanha (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Nem sempre andar atrás do seu principal adversário na Fórmula 1 pode representar uma desvantagem. Lewis Hamilton aproveitou boa parte do GP da Espanha, quarta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, no último domingo (9), para entender um pouco mais sobre os segredos da Red Bull e sobre o estilo de pilotagem de Max Verstappen ao persegui-lo por boas voltas da corrida em Barcelona.

Max liderou o maior número de voltas da corrida. Depois de largar melhor e superar Hamilton na primeira curva do circuito catalão, o holandês comandou a prova por 23 giros antes de fazer seu primeiro — e único — pit-stop. Lewis foi para a parada para troca de pneus na volta seguinte.

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN; RED BULL; GP DA ESPANHA; BARCELONA; F1
Hamilton andou por boas voltas na cola de Verstappen na Espanha e aprendeu os segredos do rival (Foto: Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Mercedes, então, optou por mudar a estratégia ao chamar Hamilton para uma segunda parada, na volta 42. Desde então, o heptacampeão deu o máximo para tirar uma vantagem de 22s que o adversário tinha, fez seguidas voltas mais rápidas, aproveitou o melhor desempenho de um jogo de pneus médios já usados e fez a ultrapassagem na volta 60, a seis da bandeirada final.

Muito além da conquista em si, com a vitória que o colocou ainda mais em vantagem no campeonato, com 14 pontos de frente para Verstappen, Hamilton contou que aprendeu bastante sobre seu grande adversário na luta pelo título em 2021.

“Foi um dia muito bom”, disse o piloto da Mercedes em entrevista veiculada pelo site oficial da Fórmula 1. “Aprendi muito sobre Max hoje, talvez mais do que em todas as outras corridas juntas”, comentou Lewis.

Questionado se gostaria de falar sobre o que aprendeu, Hamilton, no entanto, preferiu guardar as respostas para si. “Não particularmente, não [risos]. Você vê coisas diferentes ao seguir de perto. Obviamente, eu o segui muito de perto, aprendi muito sobre o carro dele e muito sobre como ele o usa. Portanto, foi uma boa corrida neste aspecto”.

Ao falar sobre a estratégia para o fim de semana, Hamilton ressaltou por que concordou com a Mercedes com o plano de duas paradas, o que foi decisivo na luta contra Verstappen pela vitória na Espanha.

“Durante todo o fim de semana, foi planejado que teríamos dois jogos de pneus médios para poder fazer duas paradas. Mesmo que uma parada parecesse potencialmente melhor, sei por experiência própria que uma parada só é muito, mas muito difícil de executar”, explicou o heptacampeão, que lembrou o dilema que enfrentou sobre a decisão de ter de fazer um segundo pit-stop e tentar o xeque-mate contra Verstappen.

“Eu estava realmente em conflito, tipo ‘eu entro ou ignoro a chamada e fico de fora?’. Obviamente eu fiz o que a equipe pediu e, naturalmente, há uma grande confiança entre nós, mas é um trabalho notável de todos nesta equipe por completo”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.