Hamilton cobra que F1 vá além de slogans por inclusão: “Ações são necessárias”

Lewis Hamilton elogiou Stefano Domenicali pelo tempo dedicado na discussão de diversidade na Fórmula 1. Inglês heptacampeão mundial acredita que categoria está no caminho certo

A Fórmula 1 divulgou uma simulação de volta no mais novo circuito de rua da Fórmula 1, Jidá, na Arábia Saudita (Vídeo: Fórmula 1)

Lewis Hamilton deu detalhes da reunião feita com Stefano Domenicali, novo diretor-executivo do Liberty Media, antes da pré-temporada da Fórmula 1, no Bahrein. O novo mandatário sentou com os pilotos para discutir as ações de diversidade propostas pela categoria, que firmou o compromisso em 2020 de se tornar mais inclusiva.

Desde que lançou o projeto ‘We Race As One’ (Corremos como Um), pilotos participam de um protesto antirracista antes das corridas, em sua maioria liderados por Hamilton, que elogiou a postura de Domenicali na reunião realizada. O italiano entrou no lugar de Chase Carey como novo mandatário em janeiro.

“Stefano tirou um tempo para sentar conosco e ser aberto em termos de ter essa discussão de como podemos trabalhar juntos para melhorar o esporte. Não tivemos necessariamente uma discussão sobre [mensagens pré-corrida]. Eles explicaram os planos deles e podemos voltar a eles”, disse o heptacampeão mundial em entrevista veiculada pela revista inglesa Autosport.

Apesar do lançamento da campanha em 2020, a Fórmula 1 sofreu duras críticas por anunciar uma corrida na Arábia Saudita, país com governo que viola os Direitos Humanos, além de omissão no caso de abuso sexual do piloto russo Nikita Mazepin, que corre a temporada 2021 pela Haas.

Lewis Hamilton foi o quinto mais rápido do último dia de testes (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Fórmula 1 atualizou a iniciativa para 2021 focando em sustentabilidade, diversidade, igualdade e comunidade. Hamilton reiterou que a inclusão na Fórmula 1 precisa vir por mais ações do que slogans, mas afirmou que a categoria está no caminho certo.

“Não é que tudo tivesse de ser feito na hora, mas eles estão promovendo ajustes, que eu penso que são positivos. No ano passado, tinham vários slogans. Obviamente ‘Corremos como Um, mas ações são necessárias neste ano. Isso foi algo que nos foi falado e expressado para nós. Isso é realmente o que temos de ter certeza, continuar a ter essa conversa, ter certeza que ações vão acontecer enquanto continuamos a lutar pela inclusão da diversidade no esporte”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.