Hamilton completa 40 anos enquanto troca conforto do Olimpo da F1 por furacão Ferrari

Lewis Hamilton completa 40 anos de idade durante mudança para Itália para assumir pela proa tudo que significa se tornar piloto da Ferrari

É hora de apagar as velas. Lewis Hamilton, o piloto mais vencedor da história da Fórmula 1, completa 40 anos de idade nesta terça-feira, 7 de janeiro de 2025. Ao longo das últimas duas décadas, conquistou posto bem merecido e de grande destaque no Olimpo da F1. Agora, ao cruzar a marca dos 40, poderia desfrutar dos louros, mas está de mudança para a Itália. O destino deliberado é o olho do furacão chamado Ferrari.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Hamilton, 40 anos: tudo sobre o novo desafio do maior vencedor da F1

Os tempos são outros. Há alguns anos, durante grande parte da história da F1, ao menos desde que as obrigações se tornaram mais atléticas, a vida dos pilotos nas pistas não se esticava até os 40 anos com frequência. Hoje, porém, a preparação, fisiologia e alimentação evoluíram e tal forma que quase todos reúnem condições de se montar na longevidade. É claro que para esticar a carreira por tanto tempo é necessário haver vaga. Há quem consiga guiar, mas não seja mais desejado no grid da F1. E há aos alonsos e hamiltons do mundo.

Algo sobre esses dois é ainda mais intrigante, sobretudo com Hamilton. Não basta apenas sobreviver na categoria, mas fica o desejo de ousar e tomar decisões estridentes. Fernando fez isso perto de aniversariar pela 42ª vez, quando cansou de esperar dar sinal de vida para negociar renovação e acertou com a Aston Martin. Mas a equipe inglesa aparecia como um bote salva-vidas, talvez o único para a permanência no grid.

A Ferrari espera Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Com Hamilton, a diferença é enorme. Mesmo com mais um ano de contrato com a Mercedes, e potencialmente a extensão por mais quanto tempo desejasse, o heptacampeão escolheu mudar. Não para uma chance derradeira de segurar a vaga no grid, mas para tentar a sorte com A vaga do grid. A Ferrari, sempre a equipe mais tradicional, mais glamurosa e tantas vezes a mais turbulenta. É uma aposta que vem com pressão imensa inerente, expectativas desmedidas de uma torcida apaixonada e um país que respira vermelho. Em cima disso, o peso dos 18 anos sem título mundial de Pilotos e 17 sem o de Construtores.

Antes, poderia ser um jogo para jovens. Hoje, o conceito de juventude é galopantemente relativo.

O Hamilton dos 356 GPs, das 104 poles, das 105 vitórias, dos 4.862,5 pontos e sete títulos mundiais agora é o Hamilton da Ferrari. O quarentão de vermelho.

Por enquanto, a Fórmula 1 está de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

FERRARI PÕE HAMILTON PARA TRABALHAR NAS FÉRIAS COM INTENSIVÃO | Paddock Sprint
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.