Hamilton muda dinâmica de campeonato em que ímpetos precisam ser controlados

Lewis Hamilton é culpado pelo acidente no GP da Inglaterra, mas mudou completamente a dinâmica e a abordagem que tanto ele quanto Max Verstappen terão pelo restante do ano

Hamilton resiste após batida com Verstappen e vence GP da Inglaterra (Vídeo: Reuters)

Depois de assistir ao acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Inglaterra, em Silverstone, inúmeras vezes, e depois de refletir a respeito do que aconteceu, gostaria de emitir minha opinião sobre o fato e discorrer sobre possíveis consequências.

Antes de tudo, considero Lewis Hamilton culpado pelo acidente, o que não isenta Max Verstappen de responsabilidade, já que se ele tivesse dado mais espaço a Hamilton, o acidente não teria acontecido. E como líder do campeonato, Max tinha mais a perder do que Lewis.

Por que considero Hamilton culpado? Pois ele vinha consideravelmente atrás de Max, em uma posição em que era sua responsabilidade fazer a manobra de maneira limpa, o que não aconteceu. Lewis inclusive passou longe do ponto de tangência da curva na zebra interna na manobra contra Max, diferentemente de como fez contra Charles Leclerc, quando fez a ultrapassagem de forma limpa, no mesmo local e mantendo-se bastante próximo da zebra interna na tangência da curva.

Não tenho dúvidas de que Lewis Hamilton não tinha o objetivo de mandar Verstappen para o hospital, mas certamente ele tinha o objetivo de arriscar a corrida de ambos para enviar uma mensagem importante para Max: vai ser duro em disputas de agora em diante, está passando a responsabilidade de evitar conflitos para Verstappen, e quer fazer Max pensar duas vezes antes de disputar posições.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN; GP DA INGLATERRA; ACIDENTE; PRIMEIRA VOLTA;
Lewis Hamilton e Max Verstappen em colisão na primeira volta do GP da Inglaterra (Foto: Reprodução)

A dinâmica do campeonato deve mudar em função disso. Imagino que não apenas Hamilton continuará mais agressivo em suas defesas e tentativas de ultrapassagem, mas também acho que Max Verstappen continuará também agressivo, e não evitará conflitos quando quem tiver mais a perder for Hamilton.

A rivalidade entre Lewis e Max tende a ser bastante explosiva até o fim do campeonato, e vai se dar melhor quem souber administrar o próprio ímpeto e os riscos que estiverem em jogo a cada momento. Não vale a pena para Max arriscar quando ele é quem mais tem a perder. Mas possivelmente vai valer a arriscar quando Lewis tiver mais a perder. O contrário também é verdade. Só espero que nessa briga nenhum dos dois sofra um acidente com consequências sérias.

BATIDA ENTRE HAMILTON E VERSTAPPEN ROUBA CENA NA INGLATERRA. E MUDA TUDO NA F1? | Paddock GP #248
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.