Hamilton fecha na frente sexta-feira de treinos após batida forte de Leclerc em Jedá
Lewis Hamilton foi o mais rápido do treino livre 2 na Arábia Saudita, marcado pela fortíssima batida sofrida por Charles Leclerc
O mais rápido da tarde também foi o melhor da noite desta sexta-feira (3) de Fórmula 1 na Arábia Saudita. Lewis Hamilton comandou também o treino livre 2 no recém-construído circuito urbano de Jedá e virou 1min29s018 em sua melhor marca, com pneus médios.
Foi uma sessão parelha, com os 12 primeiros colocados separados por menos de 1s. Entre os primeiros, Valtteri Bottas completou o 1-2 da Mercedes e ficou a apenas 0s061 do tempo de Hamilton. Destaque, novamente, para Pierre Gasly, o terceiro mais rápido da noite e somente 0s020 mais lento que o piloto finlandês. Max Verstappen encerrou a sessão em quarto lugar, 0s195 atrás de Lewis, na segunda tentativa de volta rápida com pneus macios.
Relacionadas
Destaque também para Fernando Alonso e Esteban Ocon, da Alpine, em quinto e sexto, respectivamente. Carlos Sainz voltou a andar bem com a Ferrari e finalizou a sessão noturna em sétimo, à frente da AlphaTauri de um Yuki Tsunoda que chegou até a liderar o treino. Sergio Pérez, com a Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, concluíram a relação dos dez primeiros. O monegasco, no entanto, sofreu acidente muito sério no desfecho da sessão, que acabou sendo encerrada com bandeira vermelha. Apesar do enorme susto, o piloto da Ferrari escapou aparentemente ileso, embora mancando quando foi encaminhado ao centro médico do circuito.
A Fórmula 1 volta a acelerar em Jedá neste sábado. O treino livre 3 acontece às 11h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação está marcada para 14h, sempre com transmissão ao vivo da emissora por assinatura BandSports e do serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades de pista do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Siga tudo aqui.
LEIA TAMBÉM
+Como Verstappen e Mercedes podem conquistar título da F1 na Arábia Saudita
+ANÁLISE: Arábia Saudita se mostra imune às regras da F1 com pista muxibenta e código de vestuário
Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Arábia Saudita
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A Fórmula 1 acelerou pela primeira vez à noite no circuito de 6.174 m em Jedá, na Arábia Saudita, em condições similares ao que será enfrentado pelos pilotos na classificação e na corrida.
Nos primeiros minutos, as equipes escolheram, na sua maioria, os pneus médios para as primeiras simulações em volta rápida. Mas Lando Norris, com pneus macios, virou 1min30s771 e colocou a McLaren na frente na abertura da sessão.
Só que a liderança do prodígio britânico durou só alguns segundos. Um dos grandes nomes da tarde em Jedá, Max Verstappen virou 1min30s104, com pneus médios, e assumiu a dianteira. Charles Leclerc tinha o segundo melhor tempo, enquanto Esteban Ocon era o terceiro. Mas tudo ainda estava muito no começo.
A exemplo do que aconteceu no treino da tarde, vários pilotos buscaram explorar ao máximo os limites do novo circuito e, naturalmente, deram suas escapadas aqui e ali. Exemplo disso foi o próprio Verstappen, assim como Sergio Pérez.
Hamilton chegou a subir para terceiro, mas Verstappen respondeu com a melhor volta até então do dia com 1min29s706. Em seguida, Charles Leclerc e Carlos Sainz se colocaram no top-3, enquanto Fernando Alonso, em grande fase, também conseguiu superar a marca de Lewis, este com volta 0s509 mais lenta na comparação com o holandês.
A sessão chegou a ter Yuki Tsunoda em primeiro por alguns breves segundos, e com a melhor volta do piloto com pneus duros. Só que Verstappen reagiu quase no mesmo momento para virar 1mi29s2. Entretanto, Valtteri Bottas tirou a Red Bull da ponta ao cravar 1min29s079.
Segundos depois, Hamilton veio forte para fazer a volta mais rápida na primeira parte do treino. Com 1min29s018, o heptacampeão do mundo deixou para trás o companheiro de equipe em 0s061 e tomou a ponta do treino.
Com o desenrolar do treino, os pneus macios tornaram-se os compostos mais usados pelos pilotos para as simulações em ritmo de classificação. Chamava a atenção, quando a sessão se aproximava da metade, a presença de Tsunoda, em quarto lugar, só atrás de Hamilton, Bottas e Verstappen. Já Mick Schumacher, em 18º, tocava de leve no muro da curva 27, a última do circuito saudita.
Verstappen não conseguiu fazer uma boa volta com os pneus macios depois de um erro cometido na curva 1. Hamilton, por sua vez, enfrentou tráfego à altura da curva 10 e também não conseguiu melhorar. Bottas, tampouco. No top-5, porém, houve uma mudança entre os cinco primeiros: Fernando Alonso e Esteban Ocon subiram para quarto e quinto, respectivamente, enquanto Tsunoda aparecia em sexto, à frente de Pérez.
Até que apareceu de novo a AlphaTauri de Pierre Gasly. O francês, habituado a andar muito bem nos treinos, colocou seu carro em terceiro, comprovando assim a ótima performance do carro da equipe italiana. Pierre virou somente 0s081 mais lento que Hamilton.
Logo depois, Verstappen enfim conseguiu fazer uma tentativa de volta rápida mais limpa e sem tantos problemas. Entretanto, ainda que tivesse melhorado sua marca, o holandês seguiu atrás de Gasly e ficou a 0s195 do tempo do heptacampeão do mundo antes das simulações em ritmo de corrida. Em meio a tudo isso, Nikita Mazepin escapou na curva 1.
No fim das contas, a sexta-feira se encerrou com a liderança de Hamilton no TL2 na Arábia Saudita. Só que o desfecho do treino reservou um enorme susto. Leclerc bateu muito forte o carro da Ferrari na barreira de proteção. Por muita, muita sorte, o monegasco escapou ileso.
F1 2021, GP da Arábia Saudita, Jedá, TL2:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:29.018 | 22 | |
2 | V BOTTAS | Mercedes | 1:29.079 | +0.061 | 23 |
3 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:29.099 | +0.081 | 22 |
4 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:29.213 | +0.195 | 20 |
5 | F ALONSO | Alpine | 1:29.441 | +0.423 | 21 |
6 | E OCON | Alpine | 1:29.555 | +0.537 | 22 |
7 | C SAINZ | Ferrari | 1:29.589 | +0.571 | 24 |
8 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:29.597 | +0.579 | 20 |
9 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:29.768 | +0.750 | 22 |
10 | C LECLERC | Ferrari | 1:29.772 | +0.754 | 23 |
11 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:29.968 | +0.950 | 22 |
12 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:30.004 | +0.986 | 19 |
13 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.110 | +1.092 | 23 |
14 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.276 | +1.258 | 24 |
15 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:30.442 | +1.424 | 22 |
16 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:30.502 | +1.484 | 22 |
17 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:30.506 | +1.488 | 24 |
18 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:30.652 | +1.634 | 20 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:31.039 | +2.021 | 23 |
20 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | 1:31.629 | +2.611 | 20 |