Hamilton fecha na frente sexta-feira de treinos após batida forte de Leclerc em Jedá

Lewis Hamilton foi o mais rápido do treino livre 2 na Arábia Saudita, marcado pela fortíssima batida sofrida por Charles Leclerc

BRIEFING | A ANÁLISE DOS TREINOS LIVRES DA FÓRMULA 1 NA ARÁBIA SAUDITA

O mais rápido da tarde também foi o melhor da noite desta sexta-feira (3) de Fórmula 1 na Arábia Saudita. Lewis Hamilton comandou também o treino livre 2 no recém-construído circuito urbano de Jedá e virou 1min29s018 em sua melhor marca, com pneus médios.

Foi uma sessão parelha, com os 12 primeiros colocados separados por menos de 1s. Entre os primeiros, Valtteri Bottas completou o 1-2 da Mercedes e ficou a apenas 0s061 do tempo de Hamilton. Destaque, novamente, para Pierre Gasly, o terceiro mais rápido da noite e somente 0s020 mais lento que o piloto finlandês. Max Verstappen encerrou a sessão em quarto lugar, 0s195 atrás de Lewis, na segunda tentativa de volta rápida com pneus macios.

Destaque também para Fernando Alonso e Esteban Ocon, da Alpine, em quinto e sexto, respectivamente. Carlos Sainz voltou a andar bem com a Ferrari e finalizou a sessão noturna em sétimo, à frente da AlphaTauri de um Yuki Tsunoda que chegou até a liderar o treino. Sergio Pérez, com a Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, concluíram a relação dos dez primeiros. O monegasco, no entanto, sofreu acidente muito sério no desfecho da sessão, que acabou sendo encerrada com bandeira vermelha. Apesar do enorme susto, o piloto da Ferrari escapou aparentemente ileso, embora mancando quando foi encaminhado ao centro médico do circuito.

CHARLES LECLERC; FERRARI;
Charles Leclerc bateu forte no fim do TL2 em Jedá (Foto: Reprodução)

A Fórmula 1 volta a acelerar em Jedá neste sábado. O treino livre 3 acontece às 11h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação está marcada para 14h, sempre com transmissão ao vivo da emissora por assinatura BandSports e do serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades de pista do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1Siga tudo aqui.

LEIA TAMBÉM
+Como Verstappen e Mercedes podem conquistar título da F1 na Arábia Saudita
+ANÁLISE: Arábia Saudita se mostra imune às regras da F1 com pista muxibenta e código de vestuário

Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Arábia Saudita

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Fórmula 1 acelerou pela primeira vez à noite no circuito de 6.174 m em Jedá, na Arábia Saudita, em condições similares ao que será enfrentado pelos pilotos na classificação e na corrida.

Nos primeiros minutos, as equipes escolheram, na sua maioria, os pneus médios para as primeiras simulações em volta rápida. Mas Lando Norris, com pneus macios, virou 1min30s771 e colocou a McLaren na frente na abertura da sessão.

Só que a liderança do prodígio britânico durou só alguns segundos. Um dos grandes nomes da tarde em Jedá, Max Verstappen virou 1min30s104, com pneus médios, e assumiu a dianteira. Charles Leclerc tinha o segundo melhor tempo, enquanto Esteban Ocon era o terceiro. Mas tudo ainda estava muito no começo.

A exemplo do que aconteceu no treino da tarde, vários pilotos buscaram explorar ao máximo os limites do novo circuito e, naturalmente, deram suas escapadas aqui e ali. Exemplo disso foi o próprio Verstappen, assim como Sergio Pérez.

MAX VERSTAPPEN; GP DA ARÁBIA SAUDITA; JEDÁ; F1;
Max Verstappen raspa assoalho na zebra da curva 10 (Foto: Reprodução)

Hamilton chegou a subir para terceiro, mas Verstappen respondeu com a melhor volta até então do dia com 1min29s706. Em seguida, Charles Leclerc e Carlos Sainz se colocaram no top-3, enquanto Fernando Alonso, em grande fase, também conseguiu superar a marca de Lewis, este com volta 0s509 mais lenta na comparação com o holandês.

A sessão chegou a ter Yuki Tsunoda em primeiro por alguns breves segundos, e com a melhor volta do piloto com pneus duros. Só que Verstappen reagiu quase no mesmo momento para virar 1mi29s2. Entretanto, Valtteri Bottas tirou a Red Bull da ponta ao cravar 1min29s079.

Segundos depois, Hamilton veio forte para fazer a volta mais rápida na primeira parte do treino. Com 1min29s018, o heptacampeão do mundo deixou para trás o companheiro de equipe em 0s061 e tomou a ponta do treino.

MICK SCHUMACHER; HAAS; F1; FÓRMULA 1; ARÁBIA SAUDITA;
Mick Schumacher toca de leve no muro em Jedá (Foto: Reprodução)

Com o desenrolar do treino, os pneus macios tornaram-se os compostos mais usados pelos pilotos para as simulações em ritmo de classificação. Chamava a atenção, quando a sessão se aproximava da metade, a presença de Tsunoda, em quarto lugar, só atrás de Hamilton, Bottas e Verstappen. Já Mick Schumacher, em 18º, tocava de leve no muro da curva 27, a última do circuito saudita.

Verstappen não conseguiu fazer uma boa volta com os pneus macios depois de um erro cometido na curva 1. Hamilton, por sua vez, enfrentou tráfego à altura da curva 10 e também não conseguiu melhorar. Bottas, tampouco. No top-5, porém, houve uma mudança entre os cinco primeiros: Fernando Alonso e Esteban Ocon subiram para quarto e quinto, respectivamente, enquanto Tsunoda aparecia em sexto, à frente de Pérez.

Até que apareceu de novo a AlphaTauri de Pierre Gasly. O francês, habituado a andar muito bem nos treinos, colocou seu carro em terceiro, comprovando assim a ótima performance do carro da equipe italiana. Pierre virou somente 0s081 mais lento que Hamilton.

Logo depois, Verstappen enfim conseguiu fazer uma tentativa de volta rápida mais limpa e sem tantos problemas. Entretanto, ainda que tivesse melhorado sua marca, o holandês seguiu atrás de Gasly e ficou a 0s195 do tempo do heptacampeão do mundo antes das simulações em ritmo de corrida. Em meio a tudo isso, Nikita Mazepin escapou na curva 1.

No fim das contas, a sexta-feira se encerrou com a liderança de Hamilton no TL2 na Arábia Saudita. Só que o desfecho do treino reservou um enorme susto. Leclerc bateu muito forte o carro da Ferrari na barreira de proteção. Por muita, muita sorte, o monegasco escapou ileso.

F1 2021, GP da Arábia Saudita, Jedá, TL2:

1L HAMILTONMercedes1:29.018 22
2V BOTTASMercedes1:29.079+0.06123
3P GASLYAlphaTauri Honda1:29.099+0.08122
4M VERSTAPPENRed Bull Honda1:29.213+0.19520
5F ALONSOAlpine1:29.441+0.42321
6E OCONAlpine1:29.555+0.53722
7C SAINZFerrari1:29.589+0.57124
8Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:29.597+0.57920
9S PÉREZRed Bull Honda1:29.768+0.75022
10C LECLERCFerrari1:29.772+0.75423
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:29.968+0.95022
12L NORRISMcLaren Mercedes1:30.004+0.98619
13A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari1:30.110+1.09223
14K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:30.276+1.25824
15L STROLLAston Martin Mercedes1:30.442+1.42422
16S VETTELAston Martin Mercedes1:30.502+1.48422
17G RUSSELLWilliams Mercedes1:30.506+1.48824
18M SCHUMACHERHaas Ferrari1:30.652+1.63420
19N LATIFIWilliams Mercedes1:31.039+2.02123
20N MAZEPINHaas Ferrari1:31.629+2.61120
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar