Hamilton reitera desejo de ver África do Sul de volta ao calendário da F1: “Precisamos ir lá”

A África do Sul deve ficar de fora do calendário 2023 da Fórmula 1, mas Lewis Hamilton afirmou que ainda mantém as esperanças de ver a categoria de volta ao continente africano em breve — ou mesmo no ano que vem

O retorno da África do Sul ao calendário da Fórmula 1 já na temporada 2023 ficou mais distante após a renovação de Spa-Francorchamps, que vai receber o GP da Bélgica por ao menos mais um ano. Mas Lewis Hamilton mantém as esperanças de que a principal categoria do automobilismo mundial vai correr no continente africano muito em breve.

De acordo com o site holandês RacingNews365.com, as negociações da F1 com Kyalami travaram por falta de apoio do governo local. O departamento de turismo da África do Sul chegou a fazer promessas de suporte, mas sem garantias legais.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Negociações da F1 com Kyalami travaram (Foto: Reprodução)

Outro entrave foi o fator financeiro, já que houve discórdia quanto a quem teria a responsabilidade de pagar os US$ 15 milhões (R$ 75 milhões, na cotação atual) necessários para o circuito, que recebeu a F1 pela última vez em 1993, obter o Grau 1 exigido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Durante o fim de semana da F1 na Bélgica, Hamilton voltou a falar sobre o quanto tem lutado para ver a categoria novamente em solo africano. “Tenho me esforçado bastante para termos um GP por lá. Estou feliz pelas conversas que estão acontecendo, e Stefano [Domenicali, presidente da F1] tem feito um trabalho incrível para que isso aconteça”, disse o heptacampeão.

O piloto da Mercedes passou as férias de agosto na África e disse que a experiência o deixou “totalmente transformado”. “Ainda tenho esperanças de haver um corrida lá no próximo ano, nunca diga nunca”, ressaltou. “[Estou feliz], contanto que tenhamos a corrida no calendário. Precisamos ter um GP por lá”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.