Lawson é punido por toque em Bearman na corrida sprint do GP de São Paulo

Liam Lawson foi considerado principal culpado pela batida com Oliver Bearman na Descida do Lago e recebeu punição de 5s no resultado da corrida sprint e 1 ponto na superlicença

Liam Lawson foi punido pelo toque com Oliver Bearman durante a corrida sprint do GP de São Paulo, em Interlagos. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou uma punição de 5 segundos e 1 ponto na superlicença do neozelandês da Racing Bulls. O incidente aconteceu na curva 4, logo na primeira volta da prova.

De acordo com o relatório dos comissários — assinado por Luciano Burti, Pedro Lamy, Tanja Geilhausen, Mathieu Remmerie e Gerd Ennser —, Lawson tentou ultrapassar Bearman por dentro na Descida do Lago, mas houve contato entre os dois carros na saída da curva, o que provocou um giro do carro #87. O britânico também foi punido por forçar Lawson para fora da pista.

Os fiscais ouviram ambos os pilotos e analisaram imagens de câmeras de TV e onboard antes de concluir que Lawson foi o principal responsável pelo incidente. O documento destaca que o neozelandês chegou a emparelhar com a Haas, mas o toque aconteceu após uma leve deriva do carro da Racing Bulls, que lutava para manter controle com os pneus dianteiros frios e úmidos.

“O carro #30 (Lawson) tentou ultrapassar o carro #87 (Bearman) por dentro. Após o ápice da curva, houve contato entre os dois carros. Como resultado, a roda traseira esquerda do carro #87 se entrelaçou com a dianteira direita do carro #30, causando a rodada de Bearman”, diz o comunicado da FIA.

“Os comissários entenderam que o carro #30 foi o principal responsável pela colisão, mas levaram em conta as condições da pista e o fato de os pneus estarem frios e úmidos como circunstâncias atenuantes”, completa o texto.

Com isso, a FIA optou por reduzir a penalidade padrão de 10 segundos para 5 segundos, somada ao ponto de punição. O incidente, no entanto, não tirou nenhum dos dois pilotos da corrida, já que ambos conseguiram continuar após o toque.

A penalização foi aplicada à classificação final da sprint. O piloto agora soma oito pontos de penalidade em seu período de 12 meses — próximo do limite que leva à suspensão automática.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Interlagos para acompanhar todas as emoções da etapa com os repórteres Pedro Henrique Marum, Evelyn GuimarãesLuana Marino e Daniel Balsa.

GP de São Paulo de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Classificação15:0017:0019:0020:00
Corrida14:0016:0018:0019:00

*Horário de Brasília

▶️ Onde assistir F1? Veja aqui todas as informações.
▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!