Lotus aparece na segunda bateria de testes, mas Mercedes dá recado. Confira tempos da semana em Barcelona

Semana de testes da F1 em Barcelona terminou com a Lotus, surpreendentemente, na primeira e terceira posições. Mas os tempos são circunstanciais na pré-temporada, e o que realmente causou espanto foi o trabalho de Nico Rosberg no último dia

Tempos são circunstanciais na pré-temporada. Cada time anda com uma carga de combustível, um pneu, um acerto diferente de carro, tudo visando extrair o máximo de carro. E é por isso que a tabela dos tempos combinados da segunda bateria de testes de 2015, que aconteceu nesta semana em Barcelona, não tem o líder como o piloto que merece mais destaque.

Nada surpreendente ver a Mercedes à frente, mas surpreendente foi o tempo de volta marcado por Nico Rosberg no fim deste domingo (22), no Circuito da Catalunha. Ele foi apenas 0s257 mais lento que Romain Grosjean, mas usando pneus médios. O melhor giro do francês foi com os compostos supermacios da Pirelli — e a diferença entre eles costuma ser de pelo menos 2s5.

Ou seja, a Mercedes mandou um recado a todos ao mesmo tempo em que não se impressionou.

Terminados os trabalhos, Rosberg deixou claro: a equipe alemã sabe que pode fazer ainda mais. “Não de acordo com os nossos números. Não tanto. Estamos olhando para tempos de outros dias, mas acho que estamos chegando lá. Sim, estamos confiantes e sinto que tenho um bom carro", afirmou o vice-campeão de 2014.

Nico Rosberg assustou com o tempo que fez e quis assustar ainda mais na entrevista (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Mas voltemos à Lotus. Palmas para ela, que demonstrou um bom trabalho em Barcelona. Bom trabalho, para um time que fez apenas dez pontos no ano passado, significa mostrar reação. O fato de que Pastor Maldonado foi o mais rápido em dois dias e que Grosjean andou na frente em outro é bom para publicidade — ganha as manchetes —, mas a leitura mais aprofundada aponta para o fato de que os pilotos acharam que o carro é mais previsível do que era no passado. O venezuelano, no entanto, reconhece que ainda não está no ponto.

“O carro parece consistente. Não sei se rápido”, falou Maldonado. “O equilíbrio não era o melhor para os long-runs, mas hoje era muito importante dar muitas voltas para ver a performance do carro em long-runs e a confiabilidade, além de outras coisas que se pode aprender. Para o acerto, ainda há muito a fazer."

A Renault superou um problema no ERS, que se mostrara defeituoso em Jerez, para oferecer uma boa quilometragem a Red Bull e Toro Rosso. Os dois pilotos que mais andaram foram Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Principalmente para a RBR, foi importante encaixar uma boa sequência na preparação para o campeonato.

Já a McLaren Honda, outra vez, atraiu os holofotes de uma maneira não tão positiva. Teve problemas com o MGU-K na quinta-feira e no sábado e terminou mais cedo os trabalhos no domingo depois de um esquisito acidente sofrido por Fernando Alonso. Resultado: somente um dia verdadeiramente produtivo, a sexta-feira, quando o espanhol deu 59 voltas.

Fernando Alonso saiu do circuito de helicóptero direto para o hospital (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Os brasileiros aparecem na metade de cima da tabela de tempos. Felipe Massa ficou na sexta posição, dando 143 voltas. Mais uma vez, a Williams não se preocupou em passar o dia inteiro rodando, o que o próprio Massa explica: "A gente está simulando e tentando fazer o melhor possível para entender o caminho. Difícil ter uma certeza da diferença de gasolina da gente para as outras equipes. Não acho que estamos escondendo o jogo. A gente está trabalhando nas coisas mais importantes para chegar no dia de classificação e fazer direito".

Nasr andou na quinta e no domingo e deu 151 voltas ao todo. Ele foi prejudicado no último dia por uma falha mecânica no C34 que custou a manhã toda de tempo de pista. O time aproveitou para fazer uma revisão geral no carro e se certificar de que tudo estava OK. Seu tempo foi o 11º da semana.

A pré-temporada continua na próxima quinta-feira, quando tem início a terceira e última bateria de treinos coletivos. O palco será o mesmo: o Circuito da Catalunha, em Montmeló. O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco'. 

F1, Treinos coletivos, Barcelona:

1 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:24.064   111
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:24.321 +0.257 195
3 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:24.348 +0.284 173
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:24.574 +0.510 212
5 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:24.584 +0.520 163
6 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:24.672 +0.608 143
7 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:24.702 +0.638 193
8 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:24.739 +0.675 223
9 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:24.923 +0.859 108
10 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:24.941 +0.877 209
11 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:24.956 +0.892 151
12 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:25.345 +1.281 173
13 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:25.604 +1.540 188
14 34 JOLYON PALMER ING LOTUS MERCEDES 1:26.280 +2.216 77
15 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:26.312 +2.248 178
16 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:26.340 +2.276 164
17 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:26.591 +2.527 36
18 34 PASCAL WERHLEIN ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:27.564 +3.500 113
19 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:27.956 +3.892 79
20 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:28.182 +4.118 42
21 23 PASCAL WERHLEIN ALE MERCEDES 1:28.489 +4.425 48
22 41 SUSIE WOLFF ESC WILLIAMS MERCEDES 1:28.906 +4.842 83

PINTURA POR CARIDADE

A nova regra da FIA a respeito das trocas de capacetes ao longo do ano não intimida Sebastian Vettel.Piloto que ‘lançou a moda’ ao trocar frequentemente de capacete ao longo da carreira, Vettel vem usando um casco branco com a bandeira da Alemanha em destaque na pré-temporada com a Ferrari.

Mas dependendo de qual for a punição a ser paga pelo desrespeito a regra, o tetracampeão não deve abandonar definitivamente o hábito.

É VOCÊ, KIMI?

Kimi Räikkönen está sorridente e falante em 2015. É o que diz Maurizio Arrivabene, novo chefe da Ferrari, a respeito da postura do finlandês nos bastidores da equipe durante a pré-temporada. Mas o italiano aponta mais motivos para relatar porque tem certeza que verá o campeão de 2007 provando seu valor no campeonato deste ano. De acordo com Arrivabene, que fez sua primeira aparição como chefe da Ferrari em um circuito nesta semana em Barcelona, o principal fator é o carro. Kimi está bem mais confortável.

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