Lotus aparece na segunda bateria de testes, mas Mercedes dá recado. Confira tempos da semana em Barcelona
Semana de testes da F1 em Barcelona terminou com a Lotus, surpreendentemente, na primeira e terceira posições. Mas os tempos são circunstanciais na pré-temporada, e o que realmente causou espanto foi o trabalho de Nico Rosberg no último dia
Tempos são circunstanciais na pré-temporada. Cada time anda com uma carga de combustível, um pneu, um acerto diferente de carro, tudo visando extrair o máximo de carro. E é por isso que a tabela dos tempos combinados da segunda bateria de testes de 2015, que aconteceu nesta semana em Barcelona, não tem o líder como o piloto que merece mais destaque.
Nada surpreendente ver a Mercedes à frente, mas surpreendente foi o tempo de volta marcado por Nico Rosberg no fim deste domingo (22), no Circuito da Catalunha. Ele foi apenas 0s257 mais lento que Romain Grosjean, mas usando pneus médios. O melhor giro do francês foi com os compostos supermacios da Pirelli — e a diferença entre eles costuma ser de pelo menos 2s5.
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Ou seja, a Mercedes mandou um recado a todos ao mesmo tempo em que não se impressionou.
Terminados os trabalhos, Rosberg deixou claro: a equipe alemã sabe que pode fazer ainda mais. “Não de acordo com os nossos números. Não tanto. Estamos olhando para tempos de outros dias, mas acho que estamos chegando lá. Sim, estamos confiantes e sinto que tenho um bom carro", afirmou o vice-campeão de 2014.
Mas voltemos à Lotus. Palmas para ela, que demonstrou um bom trabalho em Barcelona. Bom trabalho, para um time que fez apenas dez pontos no ano passado, significa mostrar reação. O fato de que Pastor Maldonado foi o mais rápido em dois dias e que Grosjean andou na frente em outro é bom para publicidade — ganha as manchetes —, mas a leitura mais aprofundada aponta para o fato de que os pilotos acharam que o carro é mais previsível do que era no passado. O venezuelano, no entanto, reconhece que ainda não está no ponto.
“O carro parece consistente. Não sei se rápido”, falou Maldonado. “O equilíbrio não era o melhor para os long-runs, mas hoje era muito importante dar muitas voltas para ver a performance do carro em long-runs e a confiabilidade, além de outras coisas que se pode aprender. Para o acerto, ainda há muito a fazer."
A Renault superou um problema no ERS, que se mostrara defeituoso em Jerez, para oferecer uma boa quilometragem a Red Bull e Toro Rosso. Os dois pilotos que mais andaram foram Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Principalmente para a RBR, foi importante encaixar uma boa sequência na preparação para o campeonato.
Já a McLaren Honda, outra vez, atraiu os holofotes de uma maneira não tão positiva. Teve problemas com o MGU-K na quinta-feira e no sábado e terminou mais cedo os trabalhos no domingo depois de um esquisito acidente sofrido por Fernando Alonso. Resultado: somente um dia verdadeiramente produtivo, a sexta-feira, quando o espanhol deu 59 voltas.
Os brasileiros aparecem na metade de cima da tabela de tempos. Felipe Massa ficou na sexta posição, dando 143 voltas. Mais uma vez, a Williams não se preocupou em passar o dia inteiro rodando, o que o próprio Massa explica: "A gente está simulando e tentando fazer o melhor possível para entender o caminho. Difícil ter uma certeza da diferença de gasolina da gente para as outras equipes. Não acho que estamos escondendo o jogo. A gente está trabalhando nas coisas mais importantes para chegar no dia de classificação e fazer direito".
Nasr andou na quinta e no domingo e deu 151 voltas ao todo. Ele foi prejudicado no último dia por uma falha mecânica no C34 que custou a manhã toda de tempo de pista. O time aproveitou para fazer uma revisão geral no carro e se certificar de que tudo estava OK. Seu tempo foi o 11º da semana.
A pré-temporada continua na próxima quinta-feira, quando tem início a terceira e última bateria de treinos coletivos. O palco será o mesmo: o Circuito da Catalunha, em Montmeló. O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco'.
F1, Treinos coletivos, Barcelona:
1 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:24.064 | 111 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:24.321 | +0.257 | 195 |
3 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:24.348 | +0.284 | 173 |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:24.574 | +0.510 | 212 |
5 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:24.584 | +0.520 | 163 |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:24.672 | +0.608 | 143 |
7 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:24.702 | +0.638 | 193 |
8 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:24.739 | +0.675 | 223 |
9 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:24.923 | +0.859 | 108 |
10 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:24.941 | +0.877 | 209 |
11 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:24.956 | +0.892 | 151 |
12 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:25.345 | +1.281 | 173 |
13 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:25.604 | +1.540 | 188 |
14 | 34 | JOLYON PALMER | ING | LOTUS MERCEDES | 1:26.280 | +2.216 | 77 |
15 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:26.312 | +2.248 | 178 |
16 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:26.340 | +2.276 | 164 |
17 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:26.591 | +2.527 | 36 |
18 | 34 | PASCAL WERHLEIN | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:27.564 | +3.500 | 113 |
19 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:27.956 | +3.892 | 79 |
20 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:28.182 | +4.118 | 42 |
21 | 23 | PASCAL WERHLEIN | ALE | MERCEDES | 1:28.489 | +4.425 | 48 |
22 | 41 | SUSIE WOLFF | ESC | WILLIAMS MERCEDES | 1:28.906 | +4.842 | 83 |
O GRANDE PRÊMIO é o único site de esporte a motor brasileiro que vai acompanhar de perto toda a pré-temporada da F1. O repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla vão trazer todas as informações direto de Barcelona, palco da segunda bateria de testes em 2015.
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