Maldonado se diz impressionado com confiabilidade do E23 e ressalta: “Mais rápido que o nosso do ano passado”

Líder em Barcelona, Pastor Maldonado não escondeu a animação com o E23. Venezuelano elogiou a confiabilidade do carro da Lotus e ressaltou que o carro é, certamente, mais rápido que seu antecessor

Pastor Maldonado fechou o sábado (21) em Barcelona com o melhor tempo do dia. Neste terceiro dia da segunda bateria de testes coletivos da pré-temporada 2015 da F1, o venezuelano cravou 1min24s348 na melhor de suas 104 voltas e superou Max Verstappen por 0s391.
 
Apesar de a chuva ter atrapalhado um pouco os trabalhos em Montmeló neste sábado, Maldonado avaliou que foi um dia positivo, já que a Lotus conseguiu passar bem pelo programa previsto para este terceiro dia na Espanha.
Pastor Maldonado comandou os treinos em Montmeló neste sábado (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
“O programa correu bem mesmo com a limitação da pista e a chuva indo e vindo. Foi positivo”, avaliou. “Demos mais de 100 voltas e tentamos fazer uma simulação de corrida que parou por causa da chuva”, continuou. 
 
“O que impressiona no carro é a confiabilidade. O time fez um trabalho incrível na instalação e com as novas peças, tudo parece funcionar bem, elogiou. “E do ponto de vista da pilotagem, está parecendo bom. Não sei quão rápido em relação ao dos outros, mas certamente mais rápido que o nosso do ano passado, é fácil de ver”, ressaltou. 
 
 Pastor, que fez seu melhor giro calçando a Lotus com o pneu supermacio, avaliou que a nova borracha da Pirelli não funciona tão bem na pista catalã, mas ressaltou que conseguiu um bom equilíbrio com o composto mais duro.
 
“O supermacio não é tão bom nessa pista, mas com o pneu macio o tempo de volta [1min24s9] foi bom e encontramos um bom equilíbrio, o que é encorajador”, comentou. “Foi importante para nós passar por todos os pneus e entender como o carro reage a eles, mesmo que não sejam os mais corretos para cá. Tem que usá-los para milhagem e para experiência”, defendeu. 
 
Por fim, Maldonado falou sobre a simulação de corrida que fez neste sábado. Mesmo interrompido pela chuva, o companheiro de Romain Grosjean avaliou que era importante rodar bastante para verificar o ritmo e a confiabilidade do carro. 
 
“O carro parece consistente. Não sei se rápido”, falou. “O equilíbrio não era o melhor para os long-runs, mas hoje era muito importante dar muitas voltas para ver a performance do carro em long-runs e a confiabilidade, além de outras coisas que se pode aprender. Para o acerto, ainda há muito a fazer”, encerrou. 

#GALERIA(5221)
 

O SEGUNDO ROSTO

A proibição da FIA dos pilotos trocarem a pintura de seus capacetes durante a temporada atraiu críticos num primeiro momento, mas nem todos odiaram a medida. Felipe Massa é um daqueles que se mostrou favorável à ideia.

"O capacete é seu segundo rosto, não entendo o porquê de precisar mudar toda hora", disse, ganhando apoio do tricampeão Niki Lauda, chefe da Mercedes.

A AGENTE SECRETA

Acompanhando a pré-temporada da categoria em Barcelona, o chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, falou a respeito de uma série de assuntos. Dentre eles, quanto de influência exerceu para transformar a Ferrari de 2014 na de hoje, em meio à série de mudanças que aconteceram nos últimos meses. Em uma delas, envolveu-se ainda antes de assumir a chefia da escuderia de Maranello: a contratação do tetracampeão Sebastian Vettel. Que foi auxiliada pela empresária de Michael Schumacher, Sabine Kehm.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.