Máquina de punições da FIA sanciona Räikkönen, Latifi e Mazepin após GP da Áustria

Após uma série de punições já durante a prova, ainda sobrou para Kimi Räikkönen, Nikita Mazepin e Nicholas Latifi depois do fim da corrida em Spielberg

Verstappen aplica novo domínio e vence: os melhores momentos do GP da Áustria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

A Fórmula 1 terminou sua primeira rodada tripla da temporada 2021, mas aparentemente a FIA já ficou com saudade e não quer deixar terminar. Após anunciar investigação de mais de meio grid após o fim do GP da Áustria deste domingo (4), bateu o martelo para várias investigações e três punições: Kimi Räikkönen, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.

Räikkönen foi punido com 20 segundos adicionados ao tempo final de prova e dois pontos na carteira por causar o acidente com Sebastian Vettel. Apesar das muitas punições exageradas e investigações a todo custo, essa decisão era fácil. Räikkönen brigava pela 11ª posição com George Russell quando fracassou na tentativa de tomar o lugar e abriu caminho para Vettel colocar a Aston Martin por dentro de ultrapassá-lo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Nicholas Latifi foi punido no GP da Áustria (Foto: Williams)
https://open.spotify.com/episode/5oTwPHI92bnE3836qWDYLQ
Paddockast #110: Como chegaram ao fim as grandes dinastias da Fórmula 1?

Parecia tudo certo, mas, sí, de forma inexplicável, o campeão de 2007 jogou o carro para dentro da curva e acertou no meio do #5 do alemão. Os dois, ex-companheiros de Ferrari, deixaram a corrida ao ficarem na brita do Red Bull Ring.

“Saindo da curva cinco, Räikkönen fechou a porta para Vettel, algo que causou uma colisão de tirou os dois carros da pista”, foi a conclusão dos comissários da FIA, entendendo que Kimi foi responsável pela batida.

Como Räikkönen ficou fora da pista, a punição esportiva não tem influência no resultado da corrida, porém.

Já Latifi e Mazepin ambos receberam 30 segundos somados ao resultado final da corrida. Os dois foram sancionados por desrespeitar as bandeira amarelas duplas, algo que renderia um stop & go de 10 segundos. Como a corrida tinha terminado, viraram 30 segundos totais. Além do tempo, ficam com mais três pontos na carteira.

WEB STORIES
+O resultado do GP da Áustria de Fórmula 1
+A classificação da Fórmula 1 depois do GP da Áustria

Na contagem geral de pontos na carteira, Latifi e Räikkönen têm seis, ao passo que Mazepin já soma cinco, mesmo em poucas corridas na categoria. Quem mais pontos é Lando Norris, com dez e a dois do banimento de uma corrida – quando se atinge 12 pontos -, mas dois destes tentos expiram antes da próxima corrida, na Inglaterra.

Fora os punidos, há outros inocentados. Carlos Sainz, Sergio Pérez, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Antonio Giovinazzi foram aliviados por não diminuírem velocidade nas bandeiras amarelas. Já George Russell escapou da investigação por se mexer durante a frenagem durante briga com Fernando Alonso.

A Fórmula 1 descansa por uma semana após a rodada tripla e retorna na Inglaterra ao longo do fim de semana dos dias 16-18 de julho.

Briefing: TUDO sobre o GP da Áustria de F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.