Mario Andretti diz que vitória de Verstappen no Brasil mostrou “talento extraordinário”
Para o campeão mundial de Fórmula 1 em 1978, Max Verstappen teve atuação de gala em Interlagos ao vencer, tirando um desempenho do carro que não havia aparecido até aqui
Mario Andretti teceu elogios ao trabalho de Max Verstappen após a atuação memorável do piloto da Red Bull no GP de São Paulo, realizado na semana passada, em Interlagos. O campeão mundial com a Lotus em 1978 destacou o talento do tricampeão, mas disse que notou momentos de irritação no comportamento dele, sobretudo na segunda metade da temporada, com o avanço da McLaren e a chegada de Lando Norris para brigar diretamente pelo título.
“Max, mais uma vez, mostrou que tem um talento extraordinário para corridas. Mas há mais provas agora, que deixam o campeonato aberto”, ponderou Andretti, em entrevista ao jornal italiana La Gazzetta dello Sport.
“Vi um Verstappen um pouco irritado com a dinâmica da temporada e a situação na Red Bull. Sua posição é muito diferente do que foi no ano passado e também no início de 2024, então ele teve de tirar desempenho do carro que não estava lá”, reforço o ex-piloto.
A falta de desempenho e equilíbrio do RB20 foi a grande responsável pela queda repentina do time dos energéticos. Durante o GP da Cidade do México, Verstappen foi mais agressivo que o normal e realizou duas manobras perigosas para tentar evitar que Norris o ultrapassasse. Com isso, o neerlandês foi punido em 20s e acabou finalizando a corrida em quinto.
“Quando você não tem mais um carro dominante e tem de lutar mais do que o que o normal, erros podem acontecer. Às vezes é correto impor uma penalidade por isso e às vezes não. Mas é preciso ter regras claras e não mudar as regras do jogo”, analisou Andretti.
Agora, com a vitória em Interlagos, além de abrir 62 pontos entre Verstappen e Norris no campeonato, a Red Bull voltou a vencer uma corrida na F1 depois de 10 corridas. A última vitória da equipe havia sido no GP da Espanha, em junho, e encerrou o maior jejum de vitórias do time austríaco em quatro anos.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.