Markelov espera chance na F1 e pleiteia vaga na Williams em 2019: “Estou mais que o suficiente na F2”

Vice-campeão da F2 em 2017, Artem Markelov já tem a superlicença caso tenha a chance de correr na F1. O russo almeja uma vaga na Williams em 2019 e diz que o tempo na categoria de acesso, desde 2014, já é bom o bastante, garantindo estar pronto para o próximo passo

Perto de completar 24 anos — no próximo 10 de setembro —, Artem Markelov deixa claro que está pronto para dar o próximo passo e, depois de disputar cinco temporadas na GP2/F2, almeja um lugar no grid do Mundial de F1 em 2019. E a vaga que o piloto russo pretende ocupar é na Williams, que neste ano conta com o compatriota Sergey Sirotkin, um dos titulares ao lado de Lance Stroll. Mas a possibilidade de o canadense deixar o time de Grove e seguir para a Force India faz com que Markelov se interesse pela chance de ocupar seu lugar.
 
Assim como Sirotkin, Markelov é dono de um forte aporte econômico por ser filho de um rico investidor russo. Graças ao combustível financeiro, o piloto tornou-se membro do programa de desenvolvimento da Renault e já teve uma chance de guiar o carro aurinegro, como no teste coletivo pós-GP da Hungria, neste ano.
Depois de cinco temporadas na F2, Markelov almeja dar o próximo passo: a F1 (Foto: FIA F2)

Markelov tem a superlicença, documento necessário para dar o próximo passo e correr na F1, por conta da conquista do vice-campeonato da F2 no ano passado. Atualmente, nesta temporada, o russo é o atual quinto colocado e já venceu três corridas.

 
“Espero que a Williams preste atenção em mim e me dê uma chance. Vamos ver”, declarou o piloto em entrevista ao site russo ‘Sportbox’.
 
“Acho que vou saber de algo mais para perto do fim do ano porque ainda não temos 100% de certeza, mas espero que tenhamos a oportunidade de guiar um carro de F1 no ano que vem. Já estou mais que o suficiente na F2”, complementou.
 
No momento, na esteira da indefinição sobre a ida ou não de Stroll para a Force India, Robert Kubica, atual piloto reserva e de desenvolvimento da Williams, desponta como favorito para ocupar a vaga do canadense na sequência da temporada 2018 da F1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube