Verstappen abre 109 pontos com vitória na Holanda e vê bi próximo. Confira classificação

Max Verstappen teve vida difícil, mas mesmo assim ganhou o GP da Holanda. Agora, tem mais de uma centena de pontos na liderança da F1 2022

TUDO SOBRE O GP DA HOLANDA DE F1 | Briefing

A confirmação do título mundial de Max Verstappen está cada vez mais próxima. O piloto da Red Bull venceu o GP da Holanda deste domingo (4), em Zandvoort, e chegou a 310 pontos na classificação da Fórmula 1 2022. Mais que isso: pela primeira vez na temporada, abriu mais de 100 pontos de dianteira para a vice-liderança.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A vitória em Zandvoort foi mais animada do que o prevista, com direito a ameaça real da Mercedes via estratégia. Mas, de um jeito ou de outro, Verstappen venceu e adicionou mais 25 pontos à contagem regressiva pelo bicampeonato mundial.

Charles Leclerc ficou com a terceira colocação da corrida e atingiu 201 pontos, mesma conta de Sergio Pérez, que terminou em quinto. Assim, os dois estão empatados e Leclerc tem a vantagem por dispor de mais vitória no ano. São 109 pontos de defasagem para Verstappen, entretanto.

+ A CLASSIFICAÇÃO DOS MUNDIAIS DE PILOTOS E DE CONSTRUTORES APÓS GP DA HOLANDA

Max Verstappen venceu em casa pelo segundo ano seguido (Foto: Red Bull Content Pool)

O quarto lugar do campeonato fica com o extremamente constante George Russell, segundo colocado na Holanda. Mesmo sem ter vitórias, Russell está com 188 pontos. Perto de Leclerc e Pérez e à frente de Carlos Sainz, com 175. Lewis Hamilton tem 158 e fecha a marca dos seis pilotos acima da marca centenária de pontos.

Lando Norris (82), Esteban Ocon (66), Fernando Alonso (59) e Valtteri Bottas (46) fecham o top-10. Apenas Nicholas Latifi, entre os titulares, segue zerado após 15 etapas.

No que diz respeito ao Mundial de Construtores, a Red Bull tem 511 pontos e também se acerca de voltar a conquistar o título após quase dez anos. A Ferrari tem 376 e vê a Mercedes, com 346, se aproximar perigosamente. Alpine e McLaren, respectivamente com 125 e 101, também passaram dos 100. Alfa Romeo (51), Haas (34), AlphaTauri (29), Aston Martin (25) e Williams (4) encerram a conta.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 9 e 11 de setembro, para encerrar a rodada tripla e a perna europeia de 2022 com o GP da Itália, em Monza.

Paddockast #163: Os segundões da F1 2022: dá para confiar em Sainz e Pérez?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.