Verstappen é convocado à sala dos comissários por ignorar bandeiras amarelas no Catar

A classificação do GP do Catar é mais uma na temporada da Fórmula 1 que não acaba no mesmo dia. Max Verstappen terá de ir aos comissários no domingo

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO CATAR DE F1

Pode até parecer uma história criada em roteiro, mas não é o caso. Pela segunda semana seguida, no momento em que o campeonato afunila e chega próximo ao fim, uma classificação da Fórmula 1 terminará somente no dia seguinte. Após a celeuma no Brasil, Max Verstappen foi convocado para reunião junto aos comissários por conta da velocidade na pista durante regime de bandeiras amarelas duplas na definição do grid deste sábado (20), no Catar. Como o evento catari é realizado no período noturno, o encontro de Max com a FIA ficou para a manhã do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Verstappen tentava brigar pela pole no Q3 em Losail quando, por ser o último a abrir volta rápida, teria a última palavra no tempo de volta. Acontece que, um pouco à frente, Pierre Gasly passou por uma das zebras altas e teve uma quebra de asa dianteira. Um pedaço da asa furou o pneu, o que fez o francês parar na reta. A direção de prova assinalou as duas bandeiras amarelas, algo que mostrava ao restante dos pilotos a seriedade de alguma coisa que acontecia na pista.

Com as bandeiras amarelas surgindo já nos últimos instantes da sessão, era efetivamente o fim da briga por posições no Q3, uma vez que os pilotos deveriam diminuir a velocidade. Verstappen, embora não tenha feito uma volta rápida impressionante, melhorou o tempo depois disso.

MAX VERSTAPPEN; F1; FÓRMULA 1; F1 2021; RED BULL; CATAR; LOSAIL;
Piloto da Red Bull mira ultrapassar rival da Mercedes na largada em Losail (Foto: Mark Thompson/Red Bull Content Pool/Getty Images)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Qualquer piloto que passe por fiscais sacudindo as duas bandeiras amarelas num setor, deve reduzir a velocidade de maneira significativa e ficar preparado para mudar de direção ou parar. Para que os comissários fiquem satisfeitos que todos os pilotos cumpriram essas exigências, deve ficar claro que o piloto não tentou marcar uma volta representativa. Para propósitos práticos: qualquer piloto que marcar um tempo representativo num setor de bandeiras amarelas duplas terá essa volta deletada”, é o que diz o livro de regras do evento.

Pela melhora de tempo na volta final, Verstappen se encontrará com os comissários às 7h (de Brasília, 13h locais) do domingo. Verstappen terá a companhia de algum representante da Red Bull, e os comissários tentarão avaliar se Max ignorou as bandeiras amarelas duplas ou se o tempo de volta foi construído nos primeiros dois setores da pista.

Caso seja punido, a punição sugerida pela regra é a anulação da volta rápida – 1min21s282. Se for isso mesmo a acontecer, Verstappen ficará com 1min21s424 e ainda o segundo lugar do grid de largada no Catar.

A estreia do GP do Catar na Fórmula 1 está marcada para este domingo, a partir das 11h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Paddockast #130: As maiores atuações da carreira de Hamilton na F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.