Verstappen é convocado por comissários em SP após tocar em asa traseira da Mercedes

Max Verstappen vai ter de visitar a sala dos comissários do GP de São Paulo na manhã de sábado após tocar na asa traseira da Mercedes de Lewis Hamilton, que está sob investigação

Max Verstappen confere asa traseira da Mercedes após classificação em Interlagos (Vídeo: Frederico Monteiro/Twitter)

Depois de horas de indecisão sobre o caso do DRS da Mercedes de Lewis Hamilton, os comissários convocaram o holandês Max Verstappen, da Red Bull, para discutir uma possível violação do Artigo 2.5.1. do Código Esportivo da FIA. O piloto foi flagrado tocando na asa traseira de Hamilton após a classificação desta sexta-feira (12) em São Paulo com os carros em regime de parque fechado, algo proibido.

O vídeo em que Verstappen é flagrado tocando na asa da Mercedes foi capturado por Frederico Monteiro, seguidor do GRANDE PRÊMIO, presente nas arquibancadas de Interlagos na sexta-feira. Max deve comparecer na sala dos comissários às 09h30, no horário de Brasília. A FIA já tinha divulgado que só divulgaria o veredito no caso de Lewis no sábado, aguardando novas evidências.

Hamilton anotou a pole na sexta-feira, mas a FIA avaliou que a Mercedes do heptacampeão mundial estava em desacordo com as regras determinadas para a asa móvel e enviou a questão para os comissários.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Verstappen foi chamado para a sala dos comissários (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

De acordo com Jo Bauer, delegado-técnico que responde pela supervisão das inspeções de todos os carros após as atividades de fim de semana, o carro de Hamilton estava acima do limite máximo de abertura da asa, o que aumenta a potência do carro quando o DRS é utilizado.

“A posição dos elementos ajustáveis da asa traseira superior foi checada no carro #44 para notar se estava de acordo com o Artigo 3.6.3 das Regras Técnicas da Fórmula 1 2021. As exigências para a distância mínima [entre as partes da asa] foram alcançadas, mas as exigências para o máximo de 85 mm [de separação] quando o sistema de asa móvel é utilizado e foi testado de acordo com o TD/011-19 não foi alcançado. Estou enviando a questão aos comissários para a consideração”, afirmou Bauer.

GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL2 está marcado para as 12h (de Brasília), enquanto a corrida sprint começa às 16h30.

F1 EM SÃO PAULO: HAMILTON SOBRA, MAS PODE FICAR SEM A POLE NA CORRIDA SPRINT | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.