Verstappen desbanca Leclerc e lidera TL1 do GP da Itália marcado por batida de Antonelli

Max Verstappen foi discreto ao longo da sessão, porém ficou com o melhor tempo, à frente de Charles Leclerc e Lando Norris. Andrea Kimi Antonelli bateu com dez minutos de atividade

A primeira atividade de pista do GP da Itália, realizada nesta sexta-feira (30), terminou com Max Verstappen na liderança. O neerlandês cravou 1min21s676 e foi o mais rápido do TL1, colocando 0s228 sobre Charles Leclerc, porém ainda se trata de um resultado que traz mais perguntas do que respostas, uma vez que a Red Bull só apareceu forte nos cinco minutos finais da sessão. Lando Norris ficou em terceiro.

Monza é uma das pistas mais clássicas da Fórmula 1, o que significa que todos sabem que o que manda é a velocidade. Os times, portanto, trabalham em novidades sobretudo nas asas dianteiras e traseiras em busca de um acerto com menos carga aerodinâmica.

Relacionadas


O desafio, todavia, foi controlar o carro no asfalto recapeado e ainda com baixa aderência. As mudanças no entorno também deixaram a pista muito suja e escorregadia em alguns trechos, e foi comum ver, por exemplo, até Verstappen passando reto na freada da chicane, assim como Carlos Sainz e Leclerc tendo de usar o braço para não perder o controle do carro.

E em uma pista tão veloz e ‘verde’, caiu na conta de um novato a única bandeira vermelha da sessão, e para a tristeza da torcida local: Andrea Kimi Antonelli perdeu a traseira na Parabólica e viu a estreia na Fórmula 1 durar dez minutos.

Franco Colapinto, o escolhido para o lugar de Logan Sargeant até o final da temporada, também quase escapou, mas conseguiu segurar firme o bólido e passar ileso pela traiçoeira pista.

Sainz terminou em quarto, à frente da grande surpresa do TL1, Valtteri Bottas, que liderou boa parte da atividade a bordo de um carro com novidades nas asas dianteiras e traseiras, além do assoalho para aumentar a carga local e difusor.

Oscar Piastri foi o sexto, com Lewis Hamilton, Alexander Albon, Sergio Pérez e Fernando Alonso fechando o grupo dos dez primeiros.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (30), a segunda sessão de treino livre está marcada para as 12h (de Brasília, GMT-3). No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: LADO A LADO — Logan Sargeant x Jolyon Palmer

Charles Leclerc andou bem com a Ferrari (Foto: AFP)

Confira como foi o TL1 em Monza:

Se os Países Baixos proporcionaram aos pilotos todo tipo de condição climática possível, a Fórmula 1 chegou em Monza com alerta amarelo de temperaturas extremas e uma preocupação a mais por conta do asfalto recapeado — mais escuro e, portanto, retendo ainda mais o calor. O resultado, então, não poderia ser outro: 50°C de temperatura de pista, com 32°C de ambiente e 40% de umidade relativa do ar, um verdadeiro teste para a gama C3, C4 e C5 levada pela Pirelli para o final de semana.

‘Maçarico’ à parte, o TL1 viu todos os olhos voltados para um único piloto: Andrea Kimi Antonelli, enfim com 18 anos completados e recebendo todo o apoio possível — e impossível — de Toto Wolff, o chefão da Mercedes, para acelerar com vontade na sessão. De macios, o pupilo foi à pista, e a transmissão o acompanhou ao longo dos 5.793 metros do clássico circuito italiano.

No primeiro giro a bordo do W15, Kimi estabeleceu 1min23s955, que foi o mais rápido nos primeiros dez minutos da sessão. Não demorou, contudo, para Hamilton, também com os compostos de faixa vermelha, superar a marca em 0s6.

E quando o garoto foi para mais uma tentativa sentando o pé, o óbvio aconteceu: na Parabólica, trecho de alta velocidade, perdeu o controle do carro e estampou a barreira de pneus. “Você está bem, Kimi?”, perguntou o time pelo rádio. “Sim, desculpe”, confirmou o novato, que ouviu de volta um “Tá tudo bem, Kimi, tá tudo bem” do chefão.

A careta de Toto Wolff ao ver a batida de Antonelli (Vídeo: Sky Sports)

No replay, contudo, as reações da Mercedes foram impagáveis: careta de Toto no momento da batida e sorriso de George Russell desaparecendo ao ver o carro já destruído para o resto da sexta-feira.

A sessão recomeçou com cerca de 35 minutos para o fim da sessão e com Hamilton, Norris, Bottas, Antonelli, Albon, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Verstappen, Sainz e Ricciardo fechando o top-10. Para quase todas, de certa forma, a paralisação acabou comprometendo o experimento das atualizações que costumam ser muito específicas para Monza, já que todo mundo levou alguma novidade no carro. A Ferrari, aliás, foi quem mais mudou, confirmando o foco na preparação para não fazer feio em casa.

Na prática, ainda de médios, Sainz surgia bem, em segundo, atrás de um surpreendente Bottas, que colocava a Sauber em primeiro com 1min22s416 muito em função da borracha mais macia. Norris, de médios, então, acelerou e tirou o #55 do segundo posto, enquanto Hamilton retomava a liderança. Só que Valtteri deu o troco logo em seguida e recuperou o primeiro posto com 0s087.

Enquanto isso, o outro novato na pista, Colapinto, fazia o bom e velho feijão com arroz sem comprometer e colocava a Williams em nono, enquanto Albon sustentava um ótimo terceiro posto. Com quase 20 minutos para o fim, Bottas ainda deixava a Sauber sonhar.

Já a Red Bull, de macios e com as asas revisadas para reduzir o arrasto, vinha somente em décimo e 12º, com Pérez e Verstappen, respectivamente. A comunicação via rápido, contudo, não fornecia nenhum feedback dos pilotos ao público quanto às condições do carro.

Com 15 minutos para o fim, Leclerc, de macios, ocupava o segundo posto, apenas 0s012 mais lento que o finlandês da Sauber e trazendo Hamilton, Albon, Norris, Sainz, Ricciardo, Tsunoda, Gasly e Zhou fechando o top-10. Mas o monegasco foi para mais um giro rápido e enfim deu um desenho mais realista ao cravar 1min21s904 e colocar a Ferrari enfim na liderança. Norris, por sua vez, colocou a McLaren logo atrás por míseros 0s013.

Foi quando, enfim, Verstappen apareceu e fechou a melhor volta da sessão em 1min21s676, liderança, todavia, ainda esquisita depois de uma corrida desastrosa para o time de Milton Keynes. Leclerc ficou em segundo, com Norris muito próximo, dando indícios de que a McLaren certamente teria uma dor de cabeça a mais para a classificação.

F1 2024, GP da Itália, Monza, 16ª Etapa, TL1:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:21.676 
2C LECLERCFerrari1:21.904+0.228
3L NORRISMcLaren Mercedes1:21.917+0.241
4C SAINZFerrari1:22.126+0.450
5V BOTTASSauber Ferrari1:22.127+0.451
6O PIASTRIMcLaren Mercedes1:22.199+0.523
7L HAMILTONMercedes1:22.214+0.538
8A ALBONWilliams Mercedes1:22.220+0.544
9S PÉREZRed Bull Honda1:22.311+0.635
10F ALONSOAston Martin Mercedes1:22.315+0.639
11K MAGNUSSENHaas Ferrari1:22.572+0.896
12D RICCIARDORB Honda1:22.605+0.929
13Y TSUNODARB Honda1:22.714+1.038
14P GASLYAlpine1:22.763+1.087
15G ZHOUSauber Ferrari1:22.854+1.178
16L STROLLAston Martin Mercedes1:22.864+1.188
17F COLAPINTOWilliams Mercedes1:22.880+1.204
18E OCONAlpine1:22.880+1.204
19N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:23.157+1.481
20A ANTONELLIMercedes1:23.955+2.279
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.