Verstappen desbanca Leclerc e lidera TL1 do GP da Itália marcado por batida de Antonelli
Max Verstappen foi discreto ao longo da sessão, porém ficou com o melhor tempo, à frente de Charles Leclerc e Lando Norris. Andrea Kimi Antonelli bateu com dez minutos de atividade
A primeira atividade de pista do GP da Itália, realizada nesta sexta-feira (30), terminou com Max Verstappen na liderança. O neerlandês cravou 1min21s676 e foi o mais rápido do TL1, colocando 0s228 sobre Charles Leclerc, porém ainda se trata de um resultado que traz mais perguntas do que respostas, uma vez que a Red Bull só apareceu forte nos cinco minutos finais da sessão. Lando Norris ficou em terceiro.
Monza é uma das pistas mais clássicas da Fórmula 1, o que significa que todos sabem que o que manda é a velocidade. Os times, portanto, trabalham em novidades sobretudo nas asas dianteiras e traseiras em busca de um acerto com menos carga aerodinâmica.
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O desafio, todavia, foi controlar o carro no asfalto recapeado e ainda com baixa aderência. As mudanças no entorno também deixaram a pista muito suja e escorregadia em alguns trechos, e foi comum ver, por exemplo, até Verstappen passando reto na freada da chicane, assim como Carlos Sainz e Leclerc tendo de usar o braço para não perder o controle do carro.
E em uma pista tão veloz e ‘verde’, caiu na conta de um novato a única bandeira vermelha da sessão, e para a tristeza da torcida local: Andrea Kimi Antonelli perdeu a traseira na Parabólica e viu a estreia na Fórmula 1 durar dez minutos.
Franco Colapinto, o escolhido para o lugar de Logan Sargeant até o final da temporada, também quase escapou, mas conseguiu segurar firme o bólido e passar ileso pela traiçoeira pista.
Sainz terminou em quarto, à frente da grande surpresa do TL1, Valtteri Bottas, que liderou boa parte da atividade a bordo de um carro com novidades nas asas dianteiras e traseiras, além do assoalho para aumentar a carga local e difusor.
Oscar Piastri foi o sexto, com Lewis Hamilton, Alexander Albon, Sergio Pérez e Fernando Alonso fechando o grupo dos dez primeiros.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (30), a segunda sessão de treino livre está marcada para as 12h (de Brasília, GMT-3). No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
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Confira como foi o TL1 em Monza:
Se os Países Baixos proporcionaram aos pilotos todo tipo de condição climática possível, a Fórmula 1 chegou em Monza com alerta amarelo de temperaturas extremas e uma preocupação a mais por conta do asfalto recapeado — mais escuro e, portanto, retendo ainda mais o calor. O resultado, então, não poderia ser outro: 50°C de temperatura de pista, com 32°C de ambiente e 40% de umidade relativa do ar, um verdadeiro teste para a gama C3, C4 e C5 levada pela Pirelli para o final de semana.
‘Maçarico’ à parte, o TL1 viu todos os olhos voltados para um único piloto: Andrea Kimi Antonelli, enfim com 18 anos completados e recebendo todo o apoio possível — e impossível — de Toto Wolff, o chefão da Mercedes, para acelerar com vontade na sessão. De macios, o pupilo foi à pista, e a transmissão o acompanhou ao longo dos 5.793 metros do clássico circuito italiano.
No primeiro giro a bordo do W15, Kimi estabeleceu 1min23s955, que foi o mais rápido nos primeiros dez minutos da sessão. Não demorou, contudo, para Hamilton, também com os compostos de faixa vermelha, superar a marca em 0s6.
E quando o garoto foi para mais uma tentativa sentando o pé, o óbvio aconteceu: na Parabólica, trecho de alta velocidade, perdeu o controle do carro e estampou a barreira de pneus. “Você está bem, Kimi?”, perguntou o time pelo rádio. “Sim, desculpe”, confirmou o novato, que ouviu de volta um “Tá tudo bem, Kimi, tá tudo bem” do chefão.
No replay, contudo, as reações da Mercedes foram impagáveis: careta de Toto no momento da batida e sorriso de George Russell desaparecendo ao ver o carro já destruído para o resto da sexta-feira.
A sessão recomeçou com cerca de 35 minutos para o fim da sessão e com Hamilton, Norris, Bottas, Antonelli, Albon, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Verstappen, Sainz e Ricciardo fechando o top-10. Para quase todas, de certa forma, a paralisação acabou comprometendo o experimento das atualizações que costumam ser muito específicas para Monza, já que todo mundo levou alguma novidade no carro. A Ferrari, aliás, foi quem mais mudou, confirmando o foco na preparação para não fazer feio em casa.
Na prática, ainda de médios, Sainz surgia bem, em segundo, atrás de um surpreendente Bottas, que colocava a Sauber em primeiro com 1min22s416 muito em função da borracha mais macia. Norris, de médios, então, acelerou e tirou o #55 do segundo posto, enquanto Hamilton retomava a liderança. Só que Valtteri deu o troco logo em seguida e recuperou o primeiro posto com 0s087.
Enquanto isso, o outro novato na pista, Colapinto, fazia o bom e velho feijão com arroz sem comprometer e colocava a Williams em nono, enquanto Albon sustentava um ótimo terceiro posto. Com quase 20 minutos para o fim, Bottas ainda deixava a Sauber sonhar.
Já a Red Bull, de macios e com as asas revisadas para reduzir o arrasto, vinha somente em décimo e 12º, com Pérez e Verstappen, respectivamente. A comunicação via rápido, contudo, não fornecia nenhum feedback dos pilotos ao público quanto às condições do carro.
Com 15 minutos para o fim, Leclerc, de macios, ocupava o segundo posto, apenas 0s012 mais lento que o finlandês da Sauber e trazendo Hamilton, Albon, Norris, Sainz, Ricciardo, Tsunoda, Gasly e Zhou fechando o top-10. Mas o monegasco foi para mais um giro rápido e enfim deu um desenho mais realista ao cravar 1min21s904 e colocar a Ferrari enfim na liderança. Norris, por sua vez, colocou a McLaren logo atrás por míseros 0s013.
Foi quando, enfim, Verstappen apareceu e fechou a melhor volta da sessão em 1min21s676, liderança, todavia, ainda esquisita depois de uma corrida desastrosa para o time de Milton Keynes. Leclerc ficou em segundo, com Norris muito próximo, dando indícios de que a McLaren certamente teria uma dor de cabeça a mais para a classificação.
F1 2024, GP da Itália, Monza, 16ª Etapa, TL1:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:21.676 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:21.904 | +0.228 |
3 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:21.917 | +0.241 |
4 | C SAINZ | Ferrari | 1:22.126 | +0.450 |
5 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:22.127 | +0.451 |
6 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:22.199 | +0.523 |
7 | L HAMILTON | Mercedes | 1:22.214 | +0.538 |
8 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:22.220 | +0.544 |
9 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:22.311 | +0.635 |
10 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:22.315 | +0.639 |
11 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:22.572 | +0.896 |
12 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:22.605 | +0.929 |
13 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:22.714 | +1.038 |
14 | P GASLY | Alpine | 1:22.763 | +1.087 |
15 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:22.854 | +1.178 |
16 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:22.864 | +1.188 |
17 | F COLAPINTO | Williams Mercedes | 1:22.880 | +1.204 |
18 | E OCON | Alpine | 1:22.880 | +1.204 |
19 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:23.157 | +1.481 |
20 | A ANTONELLI | Mercedes | 1:23.955 | +2.279 |