Verstappen cita desgaste de pneus em SP e diz que “buscou manter ritmo de volta” na sprint

Max Verstappen explicou que por conta do alto desgaste da borracha no circuito de Interlagos, só precisou cuidar dos pneus para vencer a corrida sprint do GP de São Paulo

Max Verstappen só precisou de uma curva para assumir a liderança da corrida sprint deste sábado (4), válida pelo GP de São Paulo, antepenúltima etapa da temporada 2023. A partir daí, apenas administrou a distância para Lando Norris, mesmo quando parecia que o inglês da McLaren teria fôlego para brigar pela vitória. Ao final da corrida, Verstappen explicou que procurou manter um ritmo constante para evitar o desgaste excessivo de pneus.

Foi a quarta vitória de Verstappen numa corrida sprint de seis realizadas este ano — São Paulo foi a última etapa da temporada com a prova curta. Na entrevista realizada após a corrida, o tricampeão destacou a importância de ter feito uma boa largada, já pulando para a frente.

“Foi importante tentar ficar à frente na largada, claro. O início não foi incrível, mas a segunda parte da largada foi muito boa, então conseguimos passar à frente [de Norris]. A partir daí, a corrida foi sobre gerenciamento [de pneus]”, salientou.

“Essa é uma pista com muito desgaste de borracha, os pneus se degradam muito, então 24 voltas com um set de pneus é muito tempo, portanto tentamos manter um constante tempo de volta, e acho que gerenciamos a corrida muito bem”, completou Verstappen.

F1 2023, GP DE SÃO PAULO, SEXTA, RED BULL RACING, MAX VERSTAPPEN
Max Verstappen conquistou mais uma vitória na carreira (Foto: Red Bull Content Pool)

Naomi Schiff, que conduziu o bate-papo com os pilotos na pista, quis saber se o alto desgaste surpreendeu Verstappen. “Ano passado, tivemos muitas dificuldades aqui, então hoje foi muito melhor. Mas ainda assim, para todos, não dá para pisar fundo. É questão de manter os pneus sob controle, e acho que fizemos isso bem hoje”, avaliou o #1.

No domingo, Max partirá da pole-position para aquela que pode ser a sua vitória de número 17 numa mesma temporada. A sprint, portanto, já deixou um aperitivo do que pode vir por aí, na visão do taurino.

“É um ótimo começo, acho que aprendemos bastante durante a corrida, e espero que possamos fazer algo similar amanhã”, finalizou Verstappen.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.