Verstappen diz que “limitou danos” na Bélgica e cobra Red Bull: “Precisamos melhorar”

Quinto colocado no GP da Bélgica, Max Verstappen apontou para a força de McLaren e Mercedes e disse que RB20 "não o carro mais rápido" da Fórmula 1

*Atualizado às 14h39

Max Verstappen fez o que era possível neste domingo (28) em Spa-Francorchamps e cruzou a linha de chegada na quarta posição, depois de ter largado apenas de 11º por causa da punição recebida por trocar o motor do RB20. O tricampeão declarou que a Red Bull não é mais a equipe mais forte do grid e, por isso, ele precisa trabalhar para “limitar os danos” se quiser vencer o Mundial de Pilotos.

Principal adversário do #1 na briga pelo título, Lando Norris terminou o GP da Bélgica atrás do neerlandês, permitindo que Verstappen ampliasse a vantagem na classificação. Lewis Hamilton, que herdou a vitória de George Russell, desclassificado, mostrou a força da Mercedes, mas está bem atrás do campeonato e não representa ameaça à liderança de Max.

“Outros pilotos fizeram uma grande corrida, mas estão bem atrás no campeonato. Para mim, a questão é com o carro que, no momento, provavelmente não é o mais rápido”, disse Verstappen após 14ª etapa da temporada. “Precisamos limitar os danos e tentar estar o mais perto que conseguirmos [dos rivais] todas as vezes, e é isso que temos feito ultimamente”, continuou.

“Só espero que possamos encontrar um pouco mais de desempenho, porque isso tornará nossas vidas um pouco mais fáceis na corrida”, acrescentou, lamentando o fato de não ter conseguido avançar mais pelo pelotão no circuito belga.

Max Verstappen teve de avançar pelo pelotão no GP da Bélgica (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Williams faz autopropaganda e vê chances de contratar Sainz “a nosso favor”

“Fiquei preso em um trem de DRS e não consegui ultrapassar. Se tivesse largado da pole, talvez pudesse ter brigado pela vitória, mas nós levamos a punição. Teria me dado uma oportunidade melhor. Minha corrida se tratava de limitar os danos e eu sabia disso desde ontem”, apontou.

Por fim, Verstappen afirmou que as rivais superaram os taurinos. “Eles estão à nossa frente. Às vezes McLaren, às vezes Mercedes. Sabemos que precisamos melhorar”, finalizou.

ATUALIZAÇÃO: Minutos depois da maiúscula vitória de George Russell, o delegado técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jo Bauer, emitiu documento informando que o carro do piloto da Mercedes estava 1,5 kg abaixo do peso mínimo determinado pelo regulamento técnico. O caso foi enviado aos comissários para deliberação, mas passou a ser questão de tempo até a notícia da desclassificação do #63, já que essa é a punição para infrações técnicas.

Com isso, Oscar Piastri subiu para segundo e Charles Leclerc herdou o pódio. Max Verstappen ficou em quarto, com Lando Norris, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo completando o top-10. 

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.