Verstappen diz que “tudo deu errado” na classificação em Baku: “Carro estava fodido”

Max Verstappen disparou contra o RB20 após ter sido superado por Sergio Pérez na classificação do GP do Azerbaijão

A Red Bull chega para o GP de Singapura na esperança de virar a página após uma rodada complicada em Baku. Pela primeira vez em 33 corridas, Max Verstappen foi superado por Sergio Pérez na classificação e não tinha ritmo algum para alcançar o companheiro de time durante a prova. Já em Marina Bay, o tricampeão foi questionado em entrevista coletiva sobre esse fato e acabou disparando contra o RB20

Para o neerlandês, as coisas começaram a desandar na classificação de sábado, que colocou-o na sexta posição para o grid de largada no domingo (15). Enquanto isso, Pérez começou a prova da quarta posição e brigou pelo pódio, mas acabou se acidentando com Carlos Sainz na penúltima volta e abandonou. 

Perguntado sobre o porquê de Pérez ter sido mais rápido no Azerbaijão, o atual tricampeão citou que “uma configuração diferente” pode ter resultado na diferença de desempenho. Além disso, o piloto do #1 mencionou que, logo de cara na classificação, já sabia que teria um fim de semana complicado pela frente, já que o carro estava “fodido”. 

“Não sei, uma configuração diferente, talvez. Assim que entrei na classificação, soube que o carro estava fodido. Tentei otimizar o tempo todo e desta vez não deu certo. Então, sabia que estava preso com isso e tentei otimizá-lo. Claro que minha primeira tentativa no Q3 me prejudicou bastante, já que seria suficiente para um terceiro lugar, então comecei na parte de trás no grupo da frente”, comentou. 

Max Verstappen ficou apenas em quinto no GP do Azerbaijão, em Baku (Foto: AFP)

“É claro que não encontramos equilíbrio na corrida. Então, acaba ficando preso atrás de dois carros no meio da prova e isso destrói os pneus. Tudo deu errado na classificação. As regras, é claro, não permitem que faça algo para mudar o carro, então acaba ficando preso com ele e foi isso que aconteceu”, concluiu. 

Verstappen cruzou a linha de chegada no quinto posto em Baku após a batida de Sainz e Pérez, que deu ao neerlandês mais duas colocações na penúltima volta. Somado à quarta posição de Lando Norris, o atual líder do Mundial de Pilotos mantém a ponta e ainda tem uma vantagem de 59 pontos. 

Porém, entre os Construtores, a Red Bull foi superada pela McLaren, caiu para a segunda posição e agora tem 456 pontos. A equipe britânica, por sua vez, tem 476 tentos.

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 20 a 22 de setembro, em Singapura para a 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: McLaren diz que “não vai impedir” Bortoleto na Sauber, mas admite: “Gostaria de mantê-lo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.