Verstappen domina GP de Abu Dhabi e vence 15ª na F1 2022. Leclerc conquista vice

O GP de Abu Dhabi foi o que dele se esperava na primeira posição: nada mudou. Max Verstappen venceu a corrida e Charles Leclerc ficou com o vice-campeonato

TUDO SOBRE O GP DE ABU DHABI | Briefing

A temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1 acabou. Neste domingo (20), no circuito de rua de Yas Marina, o GP de Abu Dhabi marcou as 58 últimas voltas do campeonato que terminou da mesma maneira que passou boa parte do ano: com Max Verstappen na frente. O piloto da Red Bull terminou o ano de domínio com a 15ª vitória, um recorde histórico, e mostrou novamente que é o homem a ser batido nos próximos anos.

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Verstappen teve uma corrida segura. A Red Bull não disparou na frente de maneira insana, mas fez o bastante para sempre manter o holandês seguro na dianteira. Embora Sergio Pérez tenha sido colocado em posição de sufoco, Verstappen sobrou, fez uma parada, viu que dava para carregar os pneus até o final e venceu sem sobressaltos. Uma das temporadas mais dominantes de todos os tempos para qualquer piloto.

Pérez ficou numa sinuca de bico. Com Verstappen sem abrir muito na frente, começou a ver Charles Leclerc se aproximar no segundo stint. A Red Bull chamou o mexicano para um pit-stop #2, ainda acreditando que a Ferrari teria de fazer o mesmo. Voltas depois, com contas refeitas, ficou claro que não era o caso: Leclerc iria até o final com o jogo de pneus duros que colocou. Pérez estava em sexto, 18s atrás e tinha de caçar. Não conseguiu ir até o final.

Com isso, Leclerc manteve a segunda colocação e conquistou o vice-campeonato mundial de Pilotos. Pérez foi terceiro, mesma posição que terminou na temporada. Carlos Sainz terminou em quarto, seguido por George Russell.

Lando Norris foi o sexto e voltou a ser o melhor do resto. Lewis Hamilton abandonou perto do fim, com problemas hidráulicos, quando estava na quinta colocação. Esteban Ocon foi sétimo, com Lance Stroll logo atrás. Daniel Ricciardo fechou em nono, enquanto Sebastian Vettel se despediu da Fórmula 1 com a décima colocação e um último ponto.

Antes de encerrar completamente os trabalhos deste ano, a Fórmula 1 ainda tem o teste de novatos na mesma pista de Abu Dhabi, nesta semana. Depois, só em 2023.

Max Verstappen venceu a 15ª dele no ano (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o GP de Abu Dhabi:

Um dia de temperaturas amenas nos Emirados Árabes Unidos. No horário da largada para o GP de Abu Dhabi, a temperatura estava em 28°C com o asfalto em amenos 34°C, menor número de todas as atividades do fim de semana. Os procedimentos pré-largada contaram com todas as homenagens possíveis a Sebastian Vettel, que se despedia da Fórmula 1. Durante as horas anteriores, o tetracampeão mundial trocou capacetes com mensagens especiais para os outros pilotos da F1.

Max Verstappen largava na pole e tinha Sergio Pérez ao lado na primeira fila. Charles Leclerc, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Lando Norris, Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Fernando Alonso formavam o top-10.

A escolha geral de pneus era o de compostos médios. Pouca gente arriscava: Kevin Magnussen e Valtteri Bottas tentavam os pneus duros, enquanto Pierre Gasly ia de macios.

A largada contou com muito respeito entre os pilotos da Red Bull, tentando evitar mais problemas após o Brasil. Verstappen manteve a dianteira, enquanto Pérez guardou todo espaço possível. Leclerc tentou ameaçar, mas Pérez defendeu facilmente e manteve o segundo posto. Hamilton é quem foi para dentro de Sainz e tomou o quarto posto.

O espanhol atacou de volta algumas curvas depois, espalhou para cima da Mercedes, que foi para a área de escape, cruzou a zebra e até saiu do chão, mas manteve o quarto lugar. Aparentemente, teria de devolver a posição por levar vantagem fora da pista, mas os comissários logo avisaram que não haveria investigação. Mas pediram para devolver a posição. Sainz ficava em quarto.

A largada do GP de Abu Dhabi de F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Norris tomou a posição de Russell e ocupava o sexto lugar, enquanto Vettel passou Ocon para virar oitavo. Pouco depois, entretanto, ambos recuperaram os postos originais. Alonso se mantinha em décimo. Outra troca de posições que aconteceu na largada e foi invertida de volta na sequência foi no 13º posto: Mick Schumacher levou a melhor contra Daniel Ricciardo, mas a McLaren logo voltou. Aí, Schumacher perdeu posições também para Guanyu Zhou, Alex Albon e Pierre Gasly.

Bottas, de pneus duros, teve largada horrível e caiu para o último lugar na pista. Entre ele e Magnussen, somente Latifi.

Com a corrida sendo reestabelecida após os movimentos de largada, a permissão do DRS e as primeiras voltas, Hamilton facilmente alinhou ao lado de Sainz e tomou a quarta colocação. Russell encostava na Ferrari também e avisava à Mercedes que o fato de Hamilton não abrir 1s para Sainz permitia que o espanhol seguisse usando o DRS e salvando a ultrapassagem. Lewis também errou na sétima volta, saiu da pista por alguns metros e permitiu que Sainz voltasse a incomodar de fato.

Na volta seguinte, Sainz atacou, abriu o DRS e voltou a tomar o quarto lugar. Assim como essa briga, aquela pela oitavo lugar era boa: Vettel ultrapassou Ocon novamente, mas tomou o ‘xis’ do francês.

Após o companheiro perder a posição, Russell questionava o que estava acontecendo e recebia o aviso da Mercedes: “você está livre para correr”. Assim, não negociou muito e, na abertura da nona volta, passou Hamilton para assumir o quinto lugar. Hamilton questionava a equipe sobre os motivos de estar perdendo potência. Problemas para Lewis.

A Ferrari resolveu mandar uma mensagem no rádio para Sainz. “O ritmo é bom e o desgaste de pneus é menor que esperávamos”, falou o engenheiro. A resposta foi um simples “eu não concordo”.

A briga pelo oitavo lugar continuava: Vettel era bem rápido e partia para cima de Ocon, que seguia defendendo e evitando a ultrapassagem. E Hamilton repetia para a Mercedes que alguma coisa de errado havia com o carro.

Lewis Hamilton brigou no começo e sentiu dificuldades no assoalho depois (Foto: Mercedes)

A janela de pit-stop começou no fim da volta 12, quando Albon parou com a Williams e colocou pneus duros. Stroll, que estava preso atrás do trem formado por Ocon, Vettel, Alonso e Tsunoda, foi o próximo a entrar nos boxes, também para colocar pneus duros e e tentar um undercut.

Ocon travava aquela grupo, claramente mais lento que a Aston Martin. Por isso, parou na volta 15. Alonso avisava a Alpine que “estava lento”. De fato, ritmo por ritmo, a Aston Martin parecia ter certa vantagem. Russell era outro que queria parar e reclamava que os pneus dianteiros tinham ido embora. Queria o Plano B.

Entre os sete primeiros colocados, três entraram na volta 16: Pérez, Russell e Norris. O mexicano voltou entre Vettel e Alonso e logo mergulhou para cima de Sebastian, que não ofereceu grande resistência. Mas Pérez freou tarde demais e foi fora da pista, o que permitiu Vettel a acionar o DRS e passar de novo por um instante. Pérez passaria de novo, mas Vettel já usou aquilo para se afastar de Alonso.

A repetição direto do pit-lane mostrou que Russell e Norris quase bateram enquanto o piloto da Mercedes saía e o da McLaren chegava. Investigação por liberação insegura era quase certeza de render algum prejuízo para a Mercedes.

Sainz parou em seguida e, graças à confusão com Norris nos boxes, voltou na frente de Russell. Hamilton pararia somente na volta 19 para colocar pneus duros, mas o piloto já acreditava que era possível ter danos no assoalho por conta de quando passou por cima da zebra, na briga com Sainz ainda na largada.

Verstappen parou na volta 21 e deixou a liderança para Leclerc e ainda teve um breve atraso com o pneu traseiro esquerdo demorando a se soltar. Àquela altura, Charles e Vettel eram os dois únicos que largaram de pneus médios ainda sem pararem. Bottas e Magnussen, que partiram de duros, seguiam na pista, agora nas posições 11 e 13, respectivamente.

Leclerc pararia na volta 22 para voltar imediatamente na frente de Sainz e 5s atrás de Pérez. Falando em 5s, foi a punição dada a Russell por conta da liberação insegura no pit-lane.

Alonso voltou bem longe dos pontos após a parada dele. Ultrapassou Magnussen, mas aparecia preso atrás de Bottas e Tsunoda até que, na volta 24, passou os dois de uma vez só. Mas Tsunoda ficou logo atrás, com a chance de abrir o DRS e fez exatamente isso para passar de volta. Assim, Yuki seguia em 11º e Alonso, em 12º. Só até a volta seguinte, quando Fernando passou de vez.

Vettel continuava na pista. Sim, era ultrapassado facilmente por Hamilton e Norris. Mesmo na estratégia clara de uma parada, começou a incomodar. “É o pior possível, estamos sendo engolidos por tudo mundo. Quem vai ser o próximo a nos passar? Somos os patos”, falou no rádio e rapidamente foi chamado aos boxes para colocar pneus duros na volta 26.

De volta à pista, Vettel rapidamente ultrapassou Magnussen e Gasly para ocupar o 16º posto e se posicionar para tirar Bottas da frente. Enquanto isso, o substituto de Seb na Aston Martin, Alonso, era avisado que tinha de estacionar o carro e abandonar a corrida. Problemas na Alpine.

Fernando Alonso abandonou a corrida (Foto: Reprodução/F1 TV)

“Estou sendo segurado por Max”, falava Pérez no rádio. O mexicano queria que Verstappen acelerasse o carro enquanto Leclerc traçava a melhor volta da corrida e começava a se aproximar. Preocupada com isso, a Red Bull parou Pérez no fim da volta 34 para colocar um novo jogo de pneus duros e tentar escapar daquela armadilha entre Verstappen e Leclerc.

Em seguida, com Pérez na sexta colocação, veio o aviso: “espere Leclerc ir até o final sem parar de novo, você está 18s atrás”. Sim, a equipe queria que ‘Checo’ passasse quatro carros em 20 voltas e terminasse na frente de Leclerc. Definitivamente, estratégia.

Quase um problema sério na sequência, quando Schumacher, de pneus médios logo após parar de novo, mergulhou de maneira totalmente desastrada para tentar passar Latifi, tocou o pneu traseiro esquerdo da Williams e fez com que os dois rodassem e Latifi ainda tocasse a traseira no muro. Por sorte, os dois seguiram na prova, mas o alemão levou 5s de punição por causa o incidente.

A volta 40 serviu para um pessoal parar nos boxes novamente, inclusive Sainz e Norris. Russell foi em seguida, algo que deu posições a Pérez, agora na quarta colocação. A Red Bull dava a ordem: era a hora de passar Hamilton “sem perder tempo”, algo que conseguiu fazer na volta 45 com direito a uma travada olímpica dos pneus. Hamilton esperou e seguiu posicionado para, metros depois, recuperar a posição.

Toque de Mick Schumacher em Nicholas Latifi durante o GP de Abu Dhabi (Vídeo: Reprodução/ESPN)

Vettel continuava ganhando posições e tomava o espaço do companheiro Stroll para voltar ao top-10 no momento, logo na frente, em que Ocon deixou Ricciardo para trás e voltou ao oitavo lugar.

Uma volta e meia depois de tomar o ‘xis’, Pérez enfim fez valer o carro da Red Bull e passou Hamilton para tomar o terceiro lugar. Estava 8s6 atrás de Leclerc com 12 voltas pela frente: era hora de acelerar muito.

Vettel perdeu a posição para Stroll, que estava agora de pneus médios, em seguida. Ficou o lamento: “como erramos tanto a estratégia?”, questionou. Verstappen dava o recado para a Red Bull que podiam avisar a Pérez que os pneus aguentariam bem mesmo, então ele podia enfiar o pé no acelerador que Leclerc ficaria na pista.

Leclerc sabia que virara caça e pediu que o engenheiro da Ferrari não aparecesse mais para conversar durante a corrida: sabia o que tinha de fazer. Com cinco voltas para o fim, ainda tinha 5s de frente.

Sainz foi para cima de Hamilton e realizou a ultrapassagem que estava esperada já há bons minutos, mas as coisas pioraram muito para o heptacampeão depois disso. Sem potência e lento na pista, foi chamado pela Mercedes para abandonar o carro nos boxes por conta de problemas hidráulicos.

Pérez tentou e tentou, mas conseguir chegar apenas 1s3 atrás de Leclerc, que garantiu o vice-campeonato mundial. A Checo, sobrou o terceiro lugar. Vettel atacou Ricciardo nos metros finais para tentar o nono posto, mas o australiano resistiu. Com Seb em décimo e Stroll em nono, a Aston Martin empatou com a Alfa Romeo no Mundial de Construtores, mas terminou atrás por conta dos critérios de desempate. E assim, numa perseguição, terminou a carreira de Vettel na Fórmula 1.

Além, claro, da confirmação da vitória de Verstappen. A 15ª na temporada 2022.

F1 2022, 22ª etapa, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, Resultado final:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT58 voltas 
2C LECLERCFerrari+ 8.771 
3S PÉREZRed Bull RBPT+ 10.093 
4C SAINZFerrari+ 24.892 
5G RUSSELLMercedes+ 35.888 
6L NORRISMcLaren Mercedes+ 56.234 
7E OCONAlpine+ 57.240 
8L STROLLAston Martin Mercedes+ 1:16.931 
9D RICCIARDOMcLaren Mercedes+ 1:23.268 
10S VETTELAston Martin Mercedes+ 1:23.898 
11Y TSUNODAAlphaTauri RBPT+ 1:29.371 
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+ 1 Volta 
13A ALBONWilliams Mercedes+ 1 Volta 
14P GASLYAlphaTauri RBPT+ 1 Volta 
15V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+ 1 Volta 
16M SCHUMACHERHaas Ferrari+ 1 Volta 
17K MAGNUSSENHaas Ferrari+ 1 Volta 
18L HAMILTONMercedes NC
19N LATIFIWilliams Mercedes NC
20F ALONSOAlpine NC
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