Verstappen domina e lidera primeiro treino livre do GP da Áustria de Fórmula 1
Max Verstappen foi o mais rápido do único treino livre antes da formação do grid de largada para a corrida sprint. Sobrou, na verdade, o piloto da Red Bull na pista da Áustria
É um fim de semana diferente na Fórmula 1. O GP da Áustria é o segundo evento da temporada que conta com a corrida sprint, algo que muda a tradicional programação dos três dias de atividades de pista. Assim, o primeiro treino livre em Spielberg, realizado na manhã desta sexta-feira (8), foi a única sessão antes da classificação oficial, marcada para logo mais. Quem levou a melhor foi Max Verstappen.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
Na pista que é posse da Red Bull, a equipe rubro-taurina saiu bastante na frente. Verstappen foi sempre muito mais rápido que todos os demais, até mesmo a dupla da Ferrari o companheiro de equipe, Sergio Pérez. É algo que coloca o líder do campeonato como favorito para a classificação de logo mais.
Verdade seja dita, Charles Leclerc até conseguiu se aproximar no fim e ficou 0s255 mais lento que Verstappen. O monegasco foi seguido por George Russell, que anima a Mercedes no começo do fim de semana. Sergio Pérez foi o quarto e teve a companhia de Lewis Hamilton, Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Mick Schumacher e Yuki Tsunoda no top-10.
O TL1 até contou com sua bandeira vermelha. Lando Norris parou na pista após relatar problemas no carro e fumaça abaixo do assento. Com o carro laranja na beirada da pista e em necessidade de ser sacado, a direção de prova interrompeu a sessão por cerca de oito minutos. Pouco, mas importante num cenário em que não há outro treino antes da corrida sprint.
Um pouco depois, haveria nova bandeira vermelha. Com 22 minutos para o fim, um pedaço grande de detrito foi identificado: era preciso tirá-lo de lá. Acontece que era parte do acabamento do traçado, posicionado na área de escape de uma das curvas, logo ao lado da zebra. Durou seis minutos.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria. A classificação está marcada para logo mais às 12h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi o TL1:
Nada de errado. No horário certo, com um dia de sol e algum vento na pista, a Fórmula 1 abriu o pit-lane e liberou os carros para o primeiro e único treino livre antes da classificação oficial de logo mais, que define o grid de largada para a corrida sprint da Áustria. Como costuma acontecer em semanas de corrida sprint, a pista estava concorrida desde cedo.
Nenhuma equipe preferiu esperar, pelo contrário: todas resolveram tomar o traçado assim que possível. O único piloto que não estava na pista após dois minutos era Valtteri Bottas – o motivo era uma troca de motor que jogaria o finlandês para o fim do grid. Após os primeiros cinco minutos, 16 pilotos já haviam entrado no relógio com voltas rápidas. Sergio Pérez tinha até dado uma escapada da pista e desfilado pela brita.
Todo mundo preferia testar os pneus médios no começo da semana. A gama de pneus escolhida pela Pirelli para o fim de semana foi a mais macia possível, com os C3, C4 e C5, Os médios, portanto, eram os C4. Baita diferença para Silverstone, quando a gama mais dura foi utilizada. Os C3, mais duros na Áustria, eram os pneus macios na Inglaterra, há uma semana.
Quem andou mais forte na primeira série de voltas cronometradas foi o líder do campeonato, Max Verstappen. Com forte torcida holandesa presente, o ‘Mar Laranja’, Verstappen abriu com 1min07s720 e boa distância na primeira colocação. Tinha pouco menos de 0s5 para Fernando Alonso, em segundo. A Ferrari estava longe, ainda sem fazer muita força.
Pierre Gasly perguntou para a AlphaTauri sobre o vento, e a equipe confirmou que era mesmo um dia de ventos fortes. As rajadas mais fortes passavam dos 30 km/h naquele momento. Depois de dez minutos, somente os dois pilotos da Aston Martin é que não estavam no cronômetro. Logo depois entrariam.
A primeira aparição do dia da Mercedes era com Lewis Hamilton dizendo que não estava entendendo o que o engenheiro pedia para fazer. Algum telefone sem fio rolando numa Mercedes que não tem tido bons anos no Red Bull Ring. A Ferrari vinha para baila com uma volta competitiva de Charles Leclerc, indo ao segundo posto, mas Verstappen também partia para 1min07s496 e reforçava a dianteira.
Com 20 minutos de treino, no entanto, bandeira vermelha. Lando Norris teve problemas na pista com o carro da McLaren e encostou por ali mesmo. O treino único antes da classificação ficava menor ainda, porque o cronômetro continuava correndo. O rádio da McLaren mostrou que Norris afirmou ter fumaça saindo embaixo do assento, o que fez com que saísse do cockpit o mais rápido possível.
Demorou cerca de oito minutos para que a pista fosse liberada. E a Ferrari logo apareceu com pneus macios para engolir as voltas de Verstappen. Com metade do treino passado, Leclerc liderava e Carlos Sainx vinha em segundo, com Verstappen em terceiro. Kevin Magnussen é o quarto, enquanto Alonso, George Russell, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Mick Schumacher completavam o top-10.
Mas era um panorama que mudava rapidamente. As voltas começavam a cair bastante no começo da segunda metade do treino ainda que os pneus médios seguissem como escolha da maioria. Além das Ferrari, Verstappen saiu de macios para recuperar a dianteira ao fazer 1min06s302.
A McLaren sofrera problemas de Norris e mostrava uma abertura estranhamente grande do DRS de Daniel Ricciardo cada vez que aquele componente era acionado. Na hora dos pneus macios surgirem pela pista, nova bandeira vermelha: agora, culpa de detritos na pista.
A situação é que se tratava de um pedaço de acabamento da própria pista, aparentemente de borracha, e que estava colocada originalmente entre a zebra e a área de escape. Com o movimento dos carros por ali, um pedaço foi cortado e jogado no traçado, mas boa parte daquele acabamento estava se soltando da posição onde deveria estar, então o fiscal foi puxando. Apenas seis minutos depois, tudo normalizado.
Com a aparição de mais pneus macios, a Mercedes foi quem cresceu. Verstappen e Leclerc se mantinham nas duas primeiras posições, mas Russell e Hamilton pintavam em terceiro e quarto, na frente de Sainz. Alonso vinha no sexto posto, melhor que Pérez. Magnussen, Lance Stroll e Vettel fechavam o top-10. O ritmo da Aston Martin era razoavelmente interessante após o sofrimento da Inglaterra. Isso, claro, com 15 minutos pela frente.
Mas os minutos finais não foram, assim, tão movimentados. Deu tempo de Bottas escapar da pista e de algumas reclamações. Verstappen deixou as lamentações dele em duas voltas seguidas: achou que foi bloqueado por Bottas num giro e por Stroll na outra. De qualquer forma, não conseguiu melhor o tempo no fim, enquanto Leclerc pulou para 0s255 atrás dele. Gasly também se viu bloqueado e chamou de idiota o responsável, que, por coincidência, era o amigo Leclerc. Ainda teve Pérez subindo ao quarto posto, mas não teve muito mais. Liderança e favoritismo para Verstappen.
F1 2022, GP da Áustria, Spielberg, TL1:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:06.302 | 34 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:06.557 | +0.255 | 32 |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:06.702 | +0.400 | 32 |
4 | S PÉREZ | Red Bull | 1:06.839 | +0.537 | 27 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:06.909 | +0.607 | 31 |
6 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:06.965 | +0.663 | 32 |
7 | C SAINZ | Ferrari | 1:07.039 | +0.737 | 29 |
8 | F ALONSO | Alpine | 1:07.100 | +0.798 | 32 |
9 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:07.246 | +0.944 | 32 |
10 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:07.296 | +0.994 | 33 |
11 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:07.431 | +1.129 | 26 |
12 | E OCON | Alpine | 1:07.462 | +1.160 | 27 |
13 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:07.476 | +1.174 | 29 |
14 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:07.522 | +1.220 | 27 |
15 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:07.582 | +1.280 | 32 |
16 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:07.592 | +1.290 | 33 |
17 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:07.743 | +1.441 | 25 |
18 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:07.889 | +1.587 | 28 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:08.149 | +1.847 | 28 |
20 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:09.915 | +3.613 | 14 |