Verstappen escapa de punição por 3 incidentes na classificação em Singapura

Max Verstappen bloqueou a saída do pit-lane no Q1, atrapalhou Logan Sargeant e, depois, Yuki Tsunoda. Mesmo assim, os comissários não viram nenhuma irregularidade, fazendo o piloto da Red Bull manter o 11º no grid para o GP de Singapura

Mais uma vez, Max Verstappen conseguiu escapar de punição na temporada 2023 da Fórmula 1. Após ficar sob investigação por conta de três incidentes distintos na classificação deste sábado (16), o holandês da Red Bull foi considerado inocente em todos, mantendo, com isso, o 11º lugar no grid para o GP de Singapura.

Foram, ao todo, três incidentes que deixaram o holandês na mira dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O primeiro aconteceu ainda no Q1, quando, com os boxes já liberados perto dos minutos finais, Verstappen resolveu segurar a fila que se formou logo atrás dele por alguns segundos.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen teve um sábado irreconhecível em Singapura (Foto: Red Bull Content Pool)

Depois, no Q2, a direção de prova colocou Max sob investigação mais uma vez por atrapalhar Yuki Tsunoda, que vinha em volta rápida. Pelo rádio, o japonês não economizou nas reclamações. E ainda teve um bloqueio em Logan Sargean, totalizando três manobras suspeitas.

Imediatamente após a sessão que definiu o grid de largada, Verstappen — que havia caído ainda no Q2, depois de muito lutar com uma surpreendente falta de ritmo do RB19 — foi chamado à sala dos comissários para dar explicações.

No primeiro lance, o da saída do pit-lane, Verstappen recebeu uma reprimenda após admitir aos comissários que ficou parado por estratégia. A falta de punição mais severa, no entanto, foi pelo ocorrido não ter se transformado em vantagem para o holandês.

“O piloto declarou que esperou (aproximadamente 14 segundos) para deixar a saída dos boxes para criar uma distância para os demais carros. A equipe explicou que essa distância foi anulada na curva 5 por conta de outros carros lentos na volta de saída à pista”, começou o texto do documento.

“Embora nenhuma vantagem óbvia tenha sido obtida pelo piloto por esperar na saída do pit-lane por um tempo considerado extraordinariamente longo, o potencial para isso impactar negativamente outros pilotos justifica uma sanção. Embora se note que o carro de trás pode ultrapassar o nº 1, é preferível que eles deixem o pit de maneira ordenada”, continuou, emendando que “por violar o artigo 37.5 do Regulamento Esportivo, uma reprimenda é apropriada”.

Verstappen bloqueou a saída dos boxes no Q1 de Singapura (Vídeo: reprodução/F1 TV)

Com relação à manobra envolvendo Tsunoda, os comissários emitiram documento dizendo que analisaram “sistemas de dados, vídeos, comunicação de rádio e câmeras on-board” para chegar à decisão. A Red Bull, segundo a FIA, “admitiu que houve falha de comunicação da sua parte, não avisando ao seu piloto que o carro #22 estava ao lado”. Por conta disso, o holandês foi multado em € 5 mil (R$ 26 mil, na cotação atual).

Por fim, o incidente envolvendo Sargeant não deu nem em reprimenda. Os comissários informaram que Verstappen alegou “que estava cercado de vários outros pilotos em voltas de preparação, alguns escolheram ultrapassá-lo pela direita, outros pela esquerda, então ele decidiu que a opção mais segura era se manter em linha reta e deixar espaço à sua direita”.

“Ele disse que qualquer movimento para direita ou esquerda poderia causar colisão com um dos carros ao seu redor. Os comissários aceitaram essas declarações”, seguiu o texto.

A aliviada da FIA fez Verstappen manter o 11º no grid de Singapura, resultado obtido após uma classificação das mais complicadas para o holandês. Max não ficava fora do Q3 desde o GP da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, quando teve um problema de motor e largou em 15º lugar.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 9h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.